|
|
> Teoria, História e Crítica da Cultura |
|
|
Área de Concentração em "Teoria, História e Crítica da Cultura privilegia a reflexão, registro e interpretação das mais diferenciadas manifestações da cultura ou que sobre ela ensaiam um discurso próprio. É o caso do estudo de textos literários, com obras de relevância publicadas por autores da Amazônia, ou de escritores que, de longe, lançam/lançaram um olhar sobre a Amazônia e ajudam/ajudaram a construir um imaginário cultural sobre a região que remonta às crônicas de viajantes dos séculos XVI. A Amazônia, enquanto realidade empiricamente observável, consiste num objeto de sedução e desejo há muito tempo, e profícuo é o imaginário que se tem construído a partir dela ao longo dos últimos séculos. Evidentemente que essa questão não se circunscreve à literatura, quanto mais temos em mente que a cultura, em suas mais diversas formas de materialização, não está restrita ao texto escrito, e nem mesmo às práticas ocidentalizadas. As narrativas míticas amazônicas têm sido transmitidas de geração em geração pelas populações locais e ajudaram a constituir uma (auto)imagem que as sociedades amazônicas, na sua pluralidade étnica, linguística e cultural, projetam para o mundo. Do texto escrito ao relato oral, da reunião à beira do fogo para entoar cantos às redes sociais, as múltiplas formas e práticas de produzir e transmitir saberes e experienciar vivências, a Amazônia é berço e palco de uma ampla gama de manifestações da cultura, produtos de sociedades complexas que estão, quase sempre, ainda por serem estudadas. Este é o objeto fulcral de investigação do Mestrado em Ciências Humanas: a cultura nas suas múltiplas e complexas possibilidades de produção, transmissão e registro, às quais o olhar disciplinar por vezes não é capaz de responder a contento.
|
|
|
|
|
|