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CONHECIMENTOS, PRÁTICAS TRADICIONAIS E APRENDIZAGEM Produção de conhecimentos tradicionais e sua reprodução a partir da aprendizagem entre povos indígenas, extrativistas, ribeirinhos na Amazônia. Perspectivas que tratam a aprendizagem como um fenômeno difuso que ocorre a partir das práticas sociais. Apresentação de estudos teóricos e etnográficos das práticas ambiental e socialmente situadas de produção e reprodução do conhecimento. |
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CULTURA E NATUREZA Abordagens clássicas e contemporâneas dos conceitos de cultura e natureza. Natureza e cultura: a produção da natureza. Meio ambiente como elemento da cultura e da natureza. Crítica aos dualismos natureza/sociedade e cultura/meio ambiente. Sociologia e Racionalidade Ambiental; Ecodesenvolvimento e outras Alternativas de usos da Natureza. Sociedades e configurações de territórios e meio ambiente. Modos de vida, regimes locais de território e processos políticos diversos. |
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CULTURA E PODER Representações culturais e o estabelecimento de hegemonias em âmbito doméstico ou internacional. Mecanismos de representação empregados por bens culturais como literatura, cinema e música. Recepção dos bens culturais pela crítica à luz de um instrumental teórico transdiciplinar de cariz desconstrutor. A consolidação de hegemonias por meio da cultura. Relações simbólicas de poder. A política-teatro. |
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CULTURA, IDENTIDADE E MOVIMENTOS SOCIAIS Cultura e identidade. Identidade nacional. Identidades contemporâneas: gênero, sexualidade, religião, política. Etnicidade e processos de construção de identidades contrastivas e situacionais. Emergência étnica, política estatal e movimentos sociais. |
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DISCURSO E REPRESENTAÇÃO SOCIAL Representação dos eventos sociais e dos atores sociais na pós-modernidade. Discurso da globalização e a mudança social na sociedade. Fragmentação da identidade. Cultura na sociedade pós-moderna. Tempo e espaço na modernidade. A condição pós-moderna. A ascensão do modernismo como força cultural. O glocal e os fatos sociais: língua, religião, arte, trabalho e festas. |
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EDUCAÇÃO, CULTURA E SOCIEDADE Educação e cultura ¿ diferentes concepções no tempo e no espaço. Educação monocultural e desafios de práticas educativas pautadas na humanização, dialogicidade e emancipacão dos sujeitos. Arte na Educação: Interterritorialidade e interdisciplinaridade. Educação planetária, estruturada sob um Paradigma da Complexidade. |
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ESTUDOS PÓS-COLONIAIS As lutas de libertação nacional e o estabelecimento, a partir dos intelectuais das ex-colônias, de um amplo debate sobre colonialismo e a resistência que atravessa disciplinas e temas diversos: história da ciência, crítica literária, antropologia do colonialismo, estudos culturais, sociologia decolonial, educação e comunicação popular. A disciplina aborda os clássicos que deram origem a esses debates. |
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ESTÁGIO E DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR II Estrutura e Funcionamento do Ensino Superior. Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de graduação. Políticas de avaliação do ensino superior: o ENADE e outros referenciais. A pesquisa como prática docente no ensino superior. A extensão como prática docente no ensino superior. Planejamento de ensino e aprendizagem. Estágio e docência no Ensino Superior: dialogando com as teorias e práticas. Regência no ensino superior. |
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INTERTEXTUALIDADE E ESTUDOS INTERARTES Linguagem e representação. Signo (linguístico) e texto. Texto verbal e não-verbal. Intertextualidade(s). Abordagens semióticas das/nas artes (Tradução intersemiótica e ekphrasis). Comparatismo como perspectiva metodológica. Diálogos entre a literatura e outras artes. Estudos culturais e outros discursos transdisciplinares envolvendo textos em várias artes. |
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NARRATIVA, IMAGINÁRIO E CULTURA Teorias da História, da Literatura e dos Estudos Culturais. Imaginário cultural sobre a Amazônia e narrativas de escritores com vínculo de nascimento na terra ou a partir do olhar do estrangeiro. Questões historiográficas, as fronteiras e os diálogos interdisciplinares, as narrativas escritas e orais que problematizam o campo disciplinar e a identidade nacional: versões oficiais e estudos de caso e categorias. Patrimônio imaterial e identidades coletivas a partir de movimentos de resistência e insurreições narrativas. |
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PATRIMÔNIO MATERIAL E IMATERIAL Paradigmas teóricos e metodológicos sobre o conceito de Patrimônio. Reflexão sobre o lugar e as práticas da materialidade e imaterialidade nas relações sociais. História, memória e patrimônio. Intersecções entre Geografia e Turismo e os estudos do patrimônio. Patrimônio e Amazônia. Arte, museus e patrimônio. |
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TEORIA, HISTÓRIA DA ARTE A Estética ou Filosofia da Arte e a História da Arte. A Estética no Mundo Grego (Sócrates, Platão e Aristóteles). A Estética em I. Kant e G. Hegel. A História da Arte Anônima de H. Wöllflin. O Materialismo Histórico e a História da Arte. A Psicologia na arte. A pós-modernidade na arte. |
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TÓPICOS EM CULTURA E LINGUAGENS ARTÍSTICAS Reflexão sobre tópicos transversais mais significativos dos fenômenos artísticos da contemporaneidade. A produção artística analisada do ponto de vista estético e cultural imbricada às tensões políticas identitárias (gênero, etnia, grupos e comunidades), sociais (desigualdades de classes), ecológicas, assim como à inserção na indústria cultural e às contradições da arte dentro capitalismo contemporâneo. |
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TÓPICOS ESPECIAIS EM INTERDISCIPLINARIDADE Diálogo entre disciplinaridade, multidisciplinaridade e pluridisciplinaridade. Diferentes tipos ou graus de interdisciplinaridade e de transdisciplinaridade. Contribuições da interdisciplinaridade no campo da ciência e do ensino. A formação interdisciplinar. A Arte como campo interdisciplinar. A cidade como espaço interdisciplinar. |
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