UEA - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS
Friday, 19 de April de 2024
Institucional
Projetos de Pesquisa
> 1. LISTA COM TODOS OS PROJETOS PPGICH - Ano base 2023
PROJETOS PPGICH - Ano base 2023
> LINHA DE PESQUISA 1: CAPITAL IMATERIAL: PRODUÇÃO E CIRCULAÇÃO DE SABERES
CULTURA AMAZÔNICA EM CONTEXTOS EDUCATIVOS FORMAIS E NÃO-FORMAIS - Coordenadora: Profa. Dra. Edilza Laray de Jesus
O presente projeto de investigação aborda a educação no contexto da cultura, a partir de matrizes teóricas e práticas investigativas oriundas de campos interdisciplinares que envolvem os estudos literários, a história, a sociologia, a filosofia e a educação. As investigações desenvolvidas no âmbito deste projeto estudam os fenômenos do saber e da educação como práxis produzidas culturalmente, ao mesmo tempo em que são modificadores culturais. Sustenta-se num corpo de conhecimentos interdisciplinares dos processos educacionais na Amazônia, a partir da sociodiversidade, do meio ambiente e dos modos de produção da existência tendo como objeto: representações, mitos, imaginários, concepções, linguagens e identidades, processos sócio-históricos, formação social e política do sujeito, tomando as realidades da região, seus agentes sociais e suas instituições como focos centrais para a produção de estudos e conhecimentos que venham a fortalecer as ciências, as políticas educacionais e as práticas educativas e culturais.
Equipe: Profs. Drs. Edilza Laray de Jesus e Roberto Sanches Mubarac Sobrinho
Status: Ativo
> LINHA DE PESQUISA 2: CRÍTICA, INTERPRETAÇÃO E HISTÓRIA DAS FORMAS DA ARTE
HISTÓRIA SOCIAL DA ARTE, DA CULTURA E DA LITERATURA NO AMAZONAS - Coordenadora: Profa. Dra. Cristiane da Silveira
Este projeto de pesquisa privilegia investigações sobre imagens/análises/panoramas sobre o Amazonas em diferentes temporalidades, tendo como ponto de partida múltiplas produções artísticas, literárias e imagéticas construídas ao longo do tempo e que se consolidaram enquanto expressões formadoras do pensamento social sobre a região e evidenciam a construção sociocultural e histórica do Amazonas. Busca ainda compreender múltiplas identidades dos indivíduos e grupos sociais que habitam no estado do Amazonas e contribui para o debate acadêmico no sentido de desmistificar os conhecimentos a respeito desta parte do Brasil, que por um longo período foi contada de forma a complementar a ¿saga¿ dos colonizadores. Com isso, busca-se perspectivas que construam significados para vivências e experiências singulares de sujeitos que são excluídos dos discursos ditos oficiais, os quais postulam uma história do Amazonas homogênea e asséptica.
Equipe: Profs. Drs. Cristiane da Silveira, Otávio Rios Portela, Rafael Ale Rocha e Veronica Prudente Costa
Status: Ativo
> LINHA DE PESQUISA 3: ESPAÇOS, MEMÓRIAS E CONFIGURAÇÕES SOCIAIS
COMUNIDADES NÔMADES: Movências e multilocalidades espaço-territoriais para sustentabilidade socioambiental e patrimonial na elaboração de políticas públicas em Comunidades Tradicionais da Amazônia
CONSÓRCIO HUMANITAS UEA para pesquisa aplicada com povos e comunidades tradicionais do Amazonas
A proposta ora apresentada ao Edital n. 13/2020 - CAPES promove a atuação integrada de 3 Programas de Pós-Graduação da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) atualmente avaliados com nota 3, a saber: Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH), implantado em 2016, Programa de Pós-Graduação em Direito Ambiental (PPGDA), implantado em 2003, e Programa de Pós-Graduação em Segurança Pública, Cidadania e Direitos Humanos (PPGSP), iniciado em 2012. Todos são Programas que se vinculam ao Colégio de Humanidades e que se dedicam prioritariamente às questões amazônicas, com foco no desenvolvimento de pesquisas aplicadas com povos e comunidades tradicionais, aqui entendidos em consonância com o exposto no Decreto N. 6040, de 07/02/2007. A perspectiva interdisciplinar é bastante evidente no cotidiano dos Programas e 2 deles estão sob avaliação da Área Interdisciplinar da CAPES, mais especificamente na Câmara II ? Sociais e Humanidades. Nesta proposta delineada para o período 2020-2025, os Programas formam o CONSÓRCIO HUMANITAS UEA que almeja, por meio da cooperação e das expertises singulares de cada ente, alavancar a produção bibliográfica, a inserção social e visibilidade e o nível de internacionalização dos cursos de Mestrado ofertados, de modo que possam atingir a nota 4 na próxima Avaliação Quadrienal. Em termos geográficos, a atuação do Consórcio Humanitas UEA dar-se-á em 2 regiões do Estado do Amazonas: a) Alto e Médio Solimões, com destaque para o entorno das cidades de Tabatinga e Tefé; e b) Alto e Baixo Rio Negro e Região Metropolitana de Manaus, com destaque para o entorno das cidades de São Gabriel da Cachoeira e Manaus.
CULTURA E PODER: O SIMBOLISMO DAS RELAÇÕES CONTEMPORÂNEAS - Coordenadoras: Profa. Dra. Gimima Beatriz Melo da Silva e Profa. Dra. Lucia Marina Puga Ferreira
O presente projeto tem por objeto de análise a Cultura, considerada em suas dimensões identitárias e de poder. As identidades locais e/ou nacionais, de gênero, sexuais, raciais, étnicas, etc., aqui concebidas como relacionais, contrastivas, situacionais e construídas tanto simbólica quanto socialmente. Dizer quem é incluído ou excluído de um grupo ou categoria social envolve relações de poder produzidas/reproduzidas em âmbito local ou global, práticas discursivas, reivindicação de direitos, conexões entre mercado e indústria cultural, formas de participação na vida política, relações entre estado e movimentos sociais, discurso das instituições responsáveis pela promoção ou conservação do patrimônio cultural (material ou imaterial).
Status: Ativo
CONTRA CORRENTE REVISTA DIGITAL - PPGICH
TV PPGICH UEA
CONTRA CORRENTE REVISTA DIGITAL - PPGICH
Rede Internorte
Mamirauá
Nova Cartografia
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado do Amazonas
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Periódicos da CAPES
Curriculo Lattes
#
Oasis
Rcaap
#
#
#
© Governo do Amazonas. Todos os direitos reservados.