Monday, 25 de October de 2021

Tuesday, 17 de August de 2021, 20h23
SOBERANIA E SEGURANÇA ALIMENTAR será uma das disciplinas ofertadas aos Alunos Especiais
No segundo semestre de 2021, o PPGICH ofertará 07 vagas para ¿Alunos Especiais¿ na disciplina Tópicos Especiais em Interdisciplinaridade ¿ Soberania e segurança alimentar em perspectiva interdisciplinar, com carga horária de 60h, e que será ministrada pelo Prof. Dr. Edson Tosta Matarezio Filho (PPGICH/UEA). As aulas terão início em 10/09/2021 e serão realizadas às sextas-feiras, das 09h às 12h20 em formato não presencial, com uso das plataformas digitais, preferencialmente síncronas.

A disciplina tem como objetivo apresentar uma perspectiva interdisciplinar sobre os conceitos de soberania e segurança alimentar e seus desdobramentos, especialmente para a região Norte e o Estado do Amazonas. Os conceitos em foco serão explorados transversalmente e serão enfatizadas algumas áreas (ciências sociais, direito, economia, agroecologia), contando com professores(as) convidados.

EDSON TOSTA MATAREZIO FILHO é formado em Ciências Sociais, mestre e doutor em Antropologia pela Universidade de São Paulo (USP). É autor dos livros ¿Ritual e Pessoa entre os Waimiri-Atroari¿ (2014), ¿A Festa da Moça Nova: ritual de iniciação feminina dos índios Ticuna¿ (2019), diversos artigos e filmes documentários. Realizou pesquisa de pós-doutorado na USP, no Laboratoire d¿Anthropologie Sociale (LAS/Paris) e no Departamento de Línguistica da UNAL (Colômbia). Atualmente realiza estágio pós-doutoral na Universidade do Estado do Amazonas (PPGICH/UEA).

Professores(as) convidados(as): Prof. Dr. Gilton Mendes dos Santos (NEAI/DA/UFAM), Prof. Dr. Erivaldo Cavalcanti e Silva Filho (PPGDA/UEA), Prof. Dr. Valmir Pozzetti (PPGDA e PPGSP/UEA), Prof. Dr. Francinei Bentes Tavares (UFPA), Profa. Me. Lorena França (PPGAS/UFSC), Profa. Dra. Laure Emperaire (Institut de Recherche pour le Développement/IRD), Prof. Dr. Walter Belik (Núcleo de Economia Agrícola e Ambiental - NEA/UNICAMP), Profa. Dra. Monique Medeiros (INEAF/PPGAA/UFPA).

As inscrições serão realizadas exclusivamente por Formulário Eletrônico de Inscrição (FEI) a partir das 8h (horário de Manaus) do dia 23 de agosto de 2021 até às 17h59 (horário de Manaus) do dia 24 de agosto de 2021.
As informações completas devem ser consultadas no AVISO DE ABERTURA DE VAGAS PARA ALUNO ESPECIAL 2021.2. Link: https://pos.uea.edu.br/data/noticia/download/32069-1.pdf

O QUE É UM ALUNO ESPECIAL?

Conforme o artigo 43 do Regimento Geral da Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade do Estado do Amazonas (RESOLUÇÃO Nº 56/2017 ¿ CONSUNIV): ¿Entende-se como Aluno Especial o discente portador de diploma de curso superior não submetido a processo seletivo que se matricula em disciplinas regulares do Programa, desde que haja vaga disponível e com a anuência do Coordenador do Programa, tendo direito à declaração de realização da disciplina, caso venha a ser aprovado na mesma, contendo ementa, nota ou conceito, carga horária e frequência.¿

• divulgação
  • CONTRA CORRENTE REVISTA DIGITAL - PPGICH