UEA - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS
Monday, 04 de March de 2024
Institucional
notícias

Tuesday, 04 de April de 2023, 15h07
O PPGICH comemora a sua 100ª defesa de dissertação
Com a defesa da dissertação intitulada \"DO LIKE AO VOTO: Redes sociais nas eleições 2020 em Manaus\", o Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas alcança a marca de 100 dissertações defendidas!

Os resultados da pesquisa serão apresentados pela mestranda PRYSCILA NUNES DUARTE DE AMORIM, no dia 05 de abril, a partir da 14h (horário de Manaus), com uso de tecnologia remota, destacada na Chamamento Público PPGICH nº 009/2023.

A dissertação, que está vinculada à Linha de Pesquisa 3: Espaços, memórias e configurações sociais, foi orientada pela Profa. Dra. Gimima Beatriz Melo da Silva, que presidirá a banca avaliadora juntamente com o membro interno, Dr. Otávio Rios Portela (PPGICH/UEA), e com o membro externo, Dr. Adriano Oliveira dos Santos (PPGCP/UFPE).

O objetivo do estudo foi averiguar o impacto da atividade comunicacional nas redes sociais no número de votos obtidos pelos candidatos a prefeito de Manaus, nas eleições 2020. Para o desenvolvimento da investigação foram adotados, como procedimentos metodológicos, o levantamento bibliográfico, documental e a coleta e análise de dados obtidos nas páginas oficiais ou perfis dos candidatos nas redes sociais, pertinentes à proposta da pesquisa, explicou a pesquisadora Pryscila Amorim.

Adicionalmente, a mestranda ressaltou que \"ter acesso ao curso como aluna especial, em 2020, foi essencial para determinar a minha participação no Processo Seletivo do Mestrado em Ciências Humanas. O PPGICH foi mais do que um Programa de Pós-graduação para mim. Foi um espaço acolhedor, com professores altamente qualificados e disponíveis, o que fez muita diferença na execução da minha pesquisa. Além disso, a interdisciplinaridade é um fator relevante, pois favorece a troca com profissionais de diversas áreas e a construção de dissertações ricas e inovadoras. Sou grata pela experiência, que me proporcionou crescimento como acadêmica e como pessoa. Sinto-me honrada em realizar a 100ª defesa de dissertação do PPGICH e compartilhar desta marca histórica\", finalizou.

A vice-coordenadora do PPGICH/UEA e orientadora da pesquisa, Profa. Dra. Gimima Silva, destacou que \"para um Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar a realização de 100 defesas de dissertação é um marco significativo, pois isso indica que o programa está presente de forma consistente na formação de profissionais de áreas diversas e que esses pesquisadores estão concluindo seus estudos contribuindo de forma significativa para a produção de conhecimento sobre a realidade das relações e processos socioculturais\".

De acordo com a coordenação do PPGICH, a 100ª defesa de dissertação é comemorada com satisfação e júbilo, pois ao atingir esta marca, fica evidente a maturidade do Programa, em seus quase 7 anos de existência.
O Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH) iniciou suas atividades acadêmicas em agosto de 2016, nos polos situados nos municípios de Manaus e de Tefé, destacando-se pela efetiva interiorização da pós-graduação stricto sensu no Estado Amazonas. Em Tefé, o PPG conta com a importante parceria do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (IDSM).

Atualmente, o Programa é conduzido pela Coordenadora Profa. Dra. Lúcia Puga, pela Vice-coordenadora Profa. Dra. Gimima Silva, pelo Subcoordenador Prof. Dr. Yomarley Holanda e pela Secretária Me. Shirlei Piñeiro.

LISTA DE IMAGENS ASSOCIADAS
  • divulgação
  • CONTRA CORRENTE REVISTA DIGITAL - PPGICH
    TV PPGICH UEA
    CONTRA CORRENTE REVISTA DIGITAL - PPGICH
    Rede Internorte
    Mamirauá
    Nova Cartografia
    Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
    Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado do Amazonas
    Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
    Periódicos da CAPES
    Curriculo Lattes
    #
    Oasis
    Rcaap
    #
    #
    #
    © Governo do Amazonas. Todos os direitos reservados.