UEA - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS UEA - PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E ENSINO DE CIÊNCIAS NA AMAZÔNIA
institucional
Apresentação
> Programa de Pós Graduação em Educação e Ensino de Ciência
- Coordenação do Curso
Coordenação do Programa de Pós-Graduação Ensino em Ciências na Amazônia 2023 a 2025
Coordenadora: Profa. Dra. Caroline Barroncas de Oliveira
Vice - Coordenadora: Profa. Dra. Rosilene Gomes da Silva Ferreira
Secretária de curso: Rejane Pereira de Lima e Ilma de Farias Raulino
Apoio Técnico: Camila Chrisostomo
E-mail: ppgeec@uea.edu.br Telefone/Fax: +55 92 3878-7726
Instagram: ppgeec.uea
Facebook: Mestrado Acadêmico em Educação em Ciências na Amazônia- UEA
- Descrição do Curso
Mestrado Acadêmico Educação em Ciências na Amazônia e o extinto Mestrado em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia-PPGEEC
O atual Mestrado Acadêmico Educação em Ciências na Amazônia tem sua história ligada ao extinto Mestrado em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia-PPGEEC, este aprovado pela Capes, em 2005, na modalidade profissional, cuja primeira turma iniciou em 2006 com 19 mestrandos. O mestrado foi criado exclusivamente por professores da UEA, o qual funcionou como Mestrado Profissional até 2010, titulando um total de 72 mestres no período de 2006 a 2010. Na 114ª Reunião do CTC-ES, em 2009, a Capes aprovou o Mestrado Acadêmico Educação em Ciências (Portaria MEC n. 1.045, de 18 de agosto de 2010), o qual iniciou as atividades no ano de 2011 e foi inserido no Sistema Nacional de Pós-Graduação - SNPG em 2012. No período de 2011 a 2019 o mestrado perfaz um total de 139 titulados. Na avaliação quadrienal (2013-2016) obteve a nota 5 na área de Ensino. O mestrado possui uma área de concentração e duas linhas de pesquisa.
Mestrado em Educação em Ciências na Amazônia Universidade do Estado do Amazonas-UEA
É reconhecido pela CAPES e se constitui em um espaço acadêmico de reflexões sobre o Ensino de Ciências na Amazônia, especialmente sobre a educação em Ciências na Amazônia, propondo-se a formar profissionais para integrar quadros docentes de Instituições de Ensino Superior da Região Amazônica, construindo quadros próprios especializados, qualificando-os para o desenvolvimento de pesquisa, inclusive com seus alunos de graduação, a fim de estimular essa atividade desde o início do curso de licenciatura, em especial aos docentes que atuam nas licenciaturas, concorrendo, assim, para mudanças de patamar na qualidade do ensino e da pesquisa na Região Amazônica; Dentre os objetivos constam:

(1) Formar docentes pesquisadores, em nível de mestre, na área de Ensino, tanto em termos teóricos, quanto didático-metodológicos de pesquisa, dando ênfase às questões da Amazônia;

(2) Fortalecer, a partir do ensino e da pesquisa, os grupos de estudo e pesquisa, de modo a consolidar grupos de pesquisadores aptos a construir conhecimentos na área de Ensino;

(3) Contribuir efetivamente para a formação dos formadores de professores que atuam nas licenciaturas em Ciências Naturais, Química, Física, Ciências Biológicas, Matemática, Pedagogia e áreas afins. Considerando os questionamentos a respeito da necessidade de investimento em um processo formativo que busque a caracterização do ensino de Ciências por um viés mais acadêmico, cujo foco prioriza não somente a geração de processos e produtos para otimização do ensino, mas também o redimensionamento da ciência para além do ensino, a partir da busca de consolidação da interface educação-ciência, adotando como eixo mediador a construção de uma cidadania que, efetivamente, seja para a vida.
Mestre em Ensino de Ciências, pós-graduado da UEA
É o profissional que contribui para a melhoria do Ensino de Ciências na Amazônia, a partir de uma das duas vertentes: desenvolvendo estudos sobre situações relacionadas ao processo de formação de professores de Ciências; avaliando, elaborando, implantando e implementando meios e recursos didático-pedagógicos centrados no ensino de Ciências Naturais, de Biologia, de Matemática, de Química e de Física.
Atualmente o programa tem 10 (dez) grupos de pesquisa atuantes, os quais são liderados pelos docentes do Mestrado.
- Grupos de Pesquisa
LINHA 1: ENSINO DE CIÊNCIAS: CURRÍCULO, COGNIÇÃO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES
(1) Grupo de Estudo e Pesquisa em Alternativas inovadoras para o
ensino de Ciências naturais na Amazônia (AIECAM);
(2) Grupo de Estudo e Pesquisa em Fundamentos da educação e ensino
de ciências - GEPFEEC;
(3) Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática;
LINHA 2 : ENSINO DE CIÊNCIAS: EPISTEMOLOGIAS, DIVULGAÇÃO CIENTIFICA E ESPAÇOS NÃO FORMAIS.
(1) Grupo de Estudo e Pesquisa Educação em Ciências em Espaços Não Formais - GEPECENF;
(2) Grupo de Estudo e Pesquisa em Divulgação e Difusão Científica para
a Educação e Ensino de Ciências no Amazonas;
(3) Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação em Contextos Amazônicos
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