UEA - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS UEA - PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E ENSINO DE CIÊNCIAS NA AMAZÔNIA
institucional
Docentes
> MESTRADO ACADÊMICO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS AMAZÔNIA - 2022
- LINHA1 - ENSINO DE CIÊNCIAS: CURRÍCULO, COGNIÇÃO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Prof. Dr. Alcides Castro Amorim Neto
Prof. Dr. José Camilo Ramos De Souza
Prof. Dr. Mauro Gomes da Costa
Prof.ª Dra. Josefina Diosdada Barrera Kalhil
Prof.ª Dra. Lucinete Gadelha da Costa
Prof.ª Dra. Maria Clara da Silva Forsberg
Prof.ª Dra. Maud Rejane de Castro e Souza
Prof.ª Drª. Mônica de Oliveira Costa
Prof.ª Drª. Tathiana Moreira Diniz Ribeiro Cotta
Profª. Drª. Caroline Barroncas de Oliveira
- LINHA 2 - ENSINO DE CIÊNCIAS: EPISTEMOLOGIAS, DIVIULGAÇÃO CIENTÍFICA E ESPAÇOS NÃO-FORMAIS
Prof. Dr. Leandro Barreto Dutra
Prof. Dr. Welton Yudi Oda
Prof. Dr. Whasgthon Aguiar de Almeida
Prof. Dr.José Vicente de Souza Aguiar
Prof.ª Dra. Rosilene Gomes da Silva Ferreira
Prof.ª Drª. Carolina Brandão Gonçalves
Prof.ª Drª. Lucélida de Fátima Maia da Costa
Profª. Drª Vivian Battaini
Profª. Drª. Luciane Lopes de Souza
Profª. Drª. Silvia Regina Sampaio Freitas
> MESTRADO ACADÊMICO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS AMAZÔNIA - 2017/2021
- Linha1 - Ensino de Ciências: Currículo, Cognição e Formação de Professores
Profª. Dr.ª Aldeneia Soares da Cunha
Prof.ª Drª. Tathiana Moreira Diniz Ribeiro Cotta
Prof.ª Drª. Mônica de Oliveira Costa
Prof. Dr. José Camilo Ramos De Souza
Prof. Dr. Roberto Sanches Mubarac Sobrinho
Prof.ª Dra. Maud Rejane de Castro e Souza
Prof.ª Dra. Maria Clara Forsberg
Prof. Dr. Mauro Gomes da Costa
Prof. Dr. Alcides Castro Amorim Neto
Prof.ª Dra. Lucinete Gadelha da Costa
Prof.ª Dra. Josefina Diosdada Barrera Kalhil
- Linha 2 - Ensino de Ciências: Epistemologias, diviulgação científica e espaços não-formais
Profª. Drª. Silvia Regina Sampaio Freitas
Profª. Drª. Luciane Lopes de Souza
Prof.ª Drª. Lucélida de Fátima Maia da Costa
Prof.ª Drª. Carolina Brandão Gonçalves
Prof. Dr.José Vicente de Souza Aguiar
Prof. Dr. Whasgthon Aguiar de Almeida
Prof. Dr. Welton Yudi Oda
Prof. Dr. Augusto Fachin Terán
> MESTRADO ACADÊMICO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS AMAZÔNIA - 2006/2009
- Meios e Recursos Didático-Pedagógicos para a Otimização do Ensino de Ciências (Linha 2)
Prof. Dr. Marcos Frederico Krüger Aleixo
Prof. Dr. Ronaldo Luiz Nagem
Prof. Drª. Ana Frazão Teixeira
Profª Drª Elizabeth da Conceição Santos
Profª Drª Josefina Barrera Khalil
- Formação de Professores para o Ensino de Ciências na Amazônia (Linha 1)
Prof. Dr. Amarildo Menezes Gonzaga
Prof. Dr. Evandro Ghedin
Prof. Dr. Manuel do Carmo da Silva Campos
Prof. Drª. Patrícia Sanchez Lizardo
Profª Drª Ierecê Barbosa Monteiro
Profª Drª Maria Clara da Silva Forsberg
> MESTRADO ACADÊMICO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS - 2013/2016
- Linha de pesquisa Educação em Ciências, currículo e Cognição
Dr. Alcides de Castro Amorim Neto
Dr. Amarildo Menezes Gonzaga
Dr. José Camilo Ramos de Souza
Dr. Roberto Sanches Mubarac Sobrinho
Dra. Aldeneia Soares da Cunha
Dra. Ierecê dos Santos Barbosa
Dra. Josefina Diosdada Barrera Kalhil
Dra. Lucinete Gadelha da Costa
- Linha de Pesquisa Educação em Ciências, Divulgação Científica e Espaços-Não Formais
Dr. Augusto Fachín Terán
Dr. Cirlande Cabral Da Silva
Dr. José Vicente de Souza Aguiar
Dr. Mauro Gomes da Costa
Dra. Carolina Brandão Gonçalves
Dra. Evelyn Lauria Noronha
> CURRÍCULO RESUMIDO
Prof. Dr. Alcides Castro Amorim Neto
Graduado em Tecnologia Elétrica pelo UTAM (UEA) (1998) e em Matemática pela UFAM (2000), Especialista em Metodologia do Ensino Superior pelo UNINORTE (2004), Mestre em Matemática Pura com ênfase em Geometria Diferencial pela UFAM (2007) e Doutor em Clima e Ambiente com ênfase em Interações Biosfera-Atmosfera da Amazônia pela UEA/INPA (2013). Tem experiência no Ensino Superior em Matemática Pura, Aplicada e Educação Matemática. Atualmente, Professor Adjunto C e Coordenador do curso de Licenciatura em Matemática Mediado Tecnológico e Professor do Curso de Mestrado Acadêmico em Educação e Ciências na Amazônia da Universidade do Estado do Amazonas - UEA.
Prof. Dr. Mauro Gomes da Costa
Professor e Coordenador do Programa de Pós Graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia da Universidade do Estado do Amazonas/UEA. Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP; Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Amazonas/UFAM (2004); Especialização em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Federal do Amazonas/UFAM (2001); Graduação em Filosofia pela Universidade Católica de Brasília (1996); Coordenador do Mestrado Acadêmico em Educação em Ciências na Amazônia (2019). Líder do Grupo de Pesquisa Fundamentos da Educação e Ensino de Ciências - GPFEEC. Tem experiência no ensino de filosofia (ensino médio e superior), história da educação atuando principalmente nos seguintes temas: filosofia, ensino de filosofia, filosofia da educação, história da educação, filosofia política, povos indígenas do Rio Negro (AM), missões religiosas, educação em ciências
Dra. Josefina Diosdada Barrera Kalhil
Doutora em Ciências Pedagógicas ( Educação) pela Universidade da Havana (2003). Mestra em Ciências da Educação Superior - Universidade de Matanzas, Cuba (1998). Homologado pela Universidade Federal da Bahia, com o número 341, no Livro de Registro 37-B com o número 2278. Possui graduação em Licenciatura em Física (1979), em Matanzas, Cuba . Mais de 15 especializações em diferentes áreas de Ensino de Física e Pedagogia. Trabalha como Professora na Universidade do Estado do Amazonas - UEA, Manaus, Brasil. É professora do Curso de Mestrado acadêmico l em Ensino de Ciências na Amazônia e coordenadora do polo Amazonas do doutorado em Rede de Educação em Ciências e Matemática ( REAMEC) . Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física Geral e Aplicada nos Cursos de Licenciatura e Engenharia . Atuando também nos seguintes áreas: Didática, Formação de Professores, Metodologia da Pesquisa Científica, entre outras. Orientou mais de 18 teses de Mestrado e 8 de Doutorado. Ministrou cursos de pós-graduação em diferentes países, entre eles Brasil , México e Bolívia . Publicou mais de 5 livros no Brasil e 2 em Cuba . Participou em mais de 37 Congressos Internacionais e em 12 deles como Convidada Especial. É especialista em Formação de Habilidades de Pesquisa no Ensino Superior.. É membro do Comitê Editorial da Revista Eletrônica Latin American Journal of Physics Education de México e revisora das revistas Ciência e Educação, ensino de física de Brasil e de RBEP Pertence ao colegiado do doutorado a distância do Instituto politecnico nacional de México, IPN. Membro do comitê organizador do XIX Simpósio nacional de ensino de Física , da conferencia Lasera. Professora associada da Universidade do Estado de Amazonas -UEA Coordenadora e Docente do Doutorado em redes de Ensino de Ciências da Amazônia do polo Manaus. Membro Sociedade Brasileira de Física na categoria de sócio(a) Efetivo, matrícula nº 23703. Tem artigos publicados em revistas nacionais e internacionais .
Prof.ª Dra. Lucinete Gadelha da Costa
Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas (1995), Teologia pela Universidade de Santa Úrsula (1995) com especialização na Educação Popular (1998) pela Universidade Federal da Paraíba, Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Amazonas (2001) e Doutorado em Educação - Universidade Federal da Paraíba (2012). Professora adjunta da Universidade do Estado do Amazonas- UEA, vinculada ao curso de Pedagogia e Programa de Pós-graduação em Educação em Ensino de Ciências na Amazônia. Atua e desenvolve estudos sobre Formação de Professores, Gestão educacional, Currículo, Educação Popular e Educação do Campo. Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Formação de Professores para a Educação em Ciências na Amazônia (GEPEC/UEA).
Prof.ª Dra. Maria Clara Forsberg
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina (1982), mestrado em Ecologia, área de pesquisa em Ecologia Humana pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (1991) e doutorado em Ciências Ambientais (Environmental Science, School of Public and Environmental Affairs - SPEA) - Indiana University (1999). Foi professor assistente no Departamento de Biologia da Universidade Federal de Santa Catarina de 1984-1993 e Professor Visitante da Universidade Federal do Amazonas,UFAM, e do Center for Susteinable Development pela Bostom University, na Costa Rica, America Central em 2000 e 2001, atuando na área de manejo e gestão de recursos naturais voltado ao desenvolvimento sustentável - linhas de pesquisa em uso e cobertura da terra, biodiversidade e invasão biológica, ecologia humana de comunidades tradicionais. Coordenou os Estudos Estratégicos do Projeto Manejo dos Recursos Naturais da Várzea - ProVarzea/PPG7 de 2003 a 2005 e Rede Amazônica de Unidades de Conservação, Fundação Moore/SDS/FDB, 2008-09. Foi Coordenadora Geral de Pós-Graduação, PROPESP/UEA, 2013-2016. Atualmente é Professor Associado da Universidade do Estado do Amazonas na Coordenação de Ciências Biológicas, Laboratório de Ecologia Aplicada; é docente do Programa de Mestrado em Ensino de Ciências -PPGEEC e Doutorado em Educação em Ciências e Matemática na Amazônia ? PPGECEM- REAMEC.
Prof.ª Dra. Maud Rejane de Castro e Souza
Doutora em Educação em Ensino de Ciências e Matemática (Universidade Federal do Mato Grosso-2016). Mestre em Ensino de Ciências na Amazônia - Ensino da Física pela Universidade Estadual do Amazonas (Universidade Estadual do Amazonas-2011). Especialista em Didática do Ensino Superior (2015). Especialista em Tutoria e Docência em Educação a Distância (2015). Especialista em Gestão da Educação pela Universidade Federal do Amazonas (2000). Licenciada em Física pela Universidade Federal do Amazonas (1985), Membro da SOCIEDADE BRASILEIRA DE FÍSICA - SBF. Revisora das Revistas ARETÉ e da Revista da REAMEC (Rede em Educação em Ciências e Matemática). Membro do Comitê Científico da Revista EducAmazônia. Atualmente é Professora do Programa de Pós-Graduação do Mestrado em Ensino de Ciências na Amazônia da UEA. Professora de Pós-Graduação do Instituto Brasileiro de Educação Continuada - INBEC. Tem experiência na área da Ensino de Física e Gestão Universitária e como Professora na Secretaria Municipal de Educação onde desde 1992 exerce atividades e funções na área pública como funcionária da Prefeitura Municipal de Manaus, exerceu a função de coordenadora da formação Tapiri, no Centro de Formação Permanente do Magistério (CFP). Exerceu a função de Coordenadora Geral de Pós-Graduação Lato Sensu (2003-2009) na Universidade Nilton Lins, atuando também como coordenadora de Pós-Graduação do curso de Gestão da Educação, Metodologia do Ensino Superior, Segurança Pública e Direitos Humanos, da RENAESP (Rede Nacional de Altos Estudos em Segurança Pública) do Ministério de Justiça, Foi Coordenadora de Pós-Graduação em Didática do Ensino Superior, Gestão da Docência Universitária e Gestão Estratégica de Negócios.
Prof. Dr. Augusto Fachin Terán
É bacharel em Ciências Biológicas, formado pelo Programa Acadêmico de Biologia da Universidade Nacional da Amazônia Peruana (UNAP) (1979), tem mestrado (1989) e doutorado (2000) em Biologia (Ecologia) pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA). Tem experiência na área de Ecologia de quelônios Amazônicos e Ensino de Ciências. Atualmente é Professor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), atuando junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia onde ministra as disciplinas de Fundamentos da Educação em Ciências, e Educação em Ciências em Espaços não formais. É professor da graduação na Escola Normal Superior da UEA desde 2001, onde trabalha na Licenciatura de Pedagogia nas disciplinas de Educação e Saúde, e Educação Ambiental. É líder do "Grupo de Estudo e Pesquisa Educação em Ciências em Espaços não Formais" - GEPECENF. Atua nos seguintes temas: Ensino de Ciências em Espaços não Formais, Alfabetização Ecológica, Alfabetização Cientifica e Educação Ambiental.
Prof. Dr.José Vicente de Souza Aguiar
Possui graduação em História pela Universidade Federal do Amazonas (1993), mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia pela mesma Universidade (2000), Especialização em Políticas Governamentais, Desenvolvimento Sustentável pela Universidade do Estado do Amazonas e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de pesquisa e ensino de História. Desenvolve a partir do campo teórico fenomenológico com aproximações aos estudos pós-estruturais atividades na área de Educação e Ensino de Ciências, com ênfase para as seguintes temáticas: escola e bens culturais; processos educativos em espaços escolares e não escolares com foco para as pedagogias culturais; saberes tradicionais; ensino de ciências; narrativas emergidas do saber moderno sobre os povos indígenas e não indígenas na Amazônia. Atualmente é professor da Universidade do Estado do Amazonas e encontra-se atuando na graduação de pedagogia e no Mestrado em Educação em Ensino de Ciências na Amazônia- UEA.
Prof.ª Dra. Carolina Brandão Gonçalves
Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas (1999), Mestrado em Ciências da Comunicação, pela Universidade Federal do Amazonas (2012) e Doutorado em Ciências da Educação - Universidade do Minho (2010) Braga ? Portugal, revalidado no Brasil pela UNICAMP (14/05/2014), em Educação, na área de Politicas Administração e Sistemas ducacionais. Atualmente é pesquisadora da Universidade do Estado do Amazonas no Mestrado do Programa de Pós-graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia, professora titular da Universidade do Estado do Amazonas, Pedagoga do Museu Amazônico, no exercício da direção da Divisão de Difusão Cultural - Universidade Federal do Amazonas. Tem experiência na área de Formação de Professores, Comunicação, Mídia, Tecnologia, Pedagogia Cultural, Arte e Educação, Pedagogia em Museus, Educação em Espaços formais e não formais, Divulgação Científica, com ênfase em Educação e Ensino de Ciências.
Prof. Dr. Roberto Sanches Mubarac Sobrinho
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas (1994), Especialização em Educação Especial pela Universidade Federal do Amazonas (1996), Mestrado Em Educação pela Universidade Federal do Amazonas (2002), Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2009) com aprofundamentos de estudos em Sociologia da Infância no Instituto de Estudos da Criança da Universidade do Minho, braga-PT (2008). Bacharel em Direito pela Universidade do Estado do Amazonas.É professor Associado da Universidade do Estado do Amazonas na área de concurso História da Criança, Criança, Sociedade e Cultura e Teoria e Prática da Educação Infantil. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação e Infancia, Metodologia da Pesquisa em Educação e com Crianças, Teoria Geral de Planejamento e Desenvolvimento Curricular, atuando principalmente nos seguintes temas: politica pública e Curriculo, educação infantil, ideologia, metodologia e formacao de professores. Tem vários trabalhos publicados na área da educação infantil e projetos de pesquisa na temática da infância indígena. Professor do Mestrado em Educação em Ciências na Amazônia e do Mestrado Interdisciplinar em Ciências Humanas na Universidade do Estado do Amazonas.Pesquisador visitante do Instituto CERTI Amazônia, onde tem atuado no apoio pedagógico de projetos de Tecnologia da Informação e Comunicação e coordenador em atividades relativas à execução de procedimentos de consultoria em projetos educacionais. Contatos (92) 8231-7799 rmubarac@hotmail.com. rsobrinho@UEA.edu.br
Prof. Dr. José Camilo Ramos De Souza
Possui graduação em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Federal do Amazonas (1995), Bacharelado em Geografia pela Universidade Federal do Amazonas (1998), Especialização em Gestão em Etnodesenvolvimento pela Universidade Federal do Amazonas (2002 - 2003), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Amazonas - FACED (2004 - 2006) e doutorado em Ciências obtido no Programa de Geografia (Geografia Física) - Área de Concentração: Geografia Física, pela Universidade de São Paulo-USP, em 04/07/2013. Professor da Universidade do Estado do Amazonas. Tem experiência na área de Geografia e Educação. Geografia: Geografia Econômica, Geografia Agrária, Metodologia do Ensino em Geografia, Prática do Ensino em Geografia, Geografia do Turismo, Cartografia aplicada ao ensino de Geografia etc. Educação: Estágio Supervisionado, Currículo, Metodologia da Pesquisa e Estudos. Estudo sobre imigrantes japoneses na Amazônia, ribeirinhos da Amazônia e pensamento geográfico da Amazônia.
Prof.ª Drª. Mônica de Oliveira Costa
Tenho me mobilizado nas/pelas discussões dos modos de ver e dizer a Amazônia, a educação, o ambiente e a educação ambiental. Assim, cursei graduação em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas (2005) com Habilitação em Supervisão e Orientação Escolar, Especialização em Psicopedagogia, Mestrado em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia pela Universidade do Estado do Amazonas - UEA (2010), doutorado em Educação em Ciências e Matemática pela REAMEC - Rede Amazônica em Educação em Ciências e Matemática a partir do qual pesquiso os temas: Currículo, Estágio, Didática e Amazônia na perspectiva de Michel Foucault. Atualmente sou professora/pesquisadora na Universidade do Estado do Amazonas.
Prof. Dr. Whasgthon Aguiar de Almeida
Doutor em Educação em Ciência e Matemática pela Universidade Federal do Mato Grosso - UFMT/REAMEC (2018); Mestre em Ensino de Ciências pela Universidade do Estado do Amazonas - UEA (2008); Especialista em Ciências da Educação pela UNISUL (2010); Licenciado em Normal Superior pela Universidade do Estado do Amazonas (2006), possuindo experiência na área de Educação, Educação do Campo e Educação em Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de Professores, Políticas Públicas, Gestão Escolar, Pedagogia de Projetos, Pesquisa em Educação e Orientação de TCC.
Prof.ª Dra. Tathiana Moreira Diniz Ribeiro
Possui graduação em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais UFMG (2003), mestrado em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais UFMG (2004) e doutorado em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais UFMG (2008). Atualmente é Professora Adjunta do quadro permanente da Universidade do Estado do Amazonas UEA e Professora Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazonia PPGEEC. Atualmente desenvolvendo pesquisa na área de educação. Site: https://sites.google.com/uea.edu.br/tathianacotta/home
ARETÉ
SECAM
TEDE
SUCUPIRA
Periódicos da CAPES
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Curriculo Lattes
Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado do Amazonas
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
© Universidade do Estado do Amazonas. Todos os direitos reservados.