UEA - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS UEA - PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E ENSINO DE CIÊNCIAS NA AMAZÔNIA
institucional
Projetos de Pesquisa
> MESTRADO ACADÊMICO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS NA AMAZÔNIA (ATIVOS)
- Linha 1 - Ensino de Ciências: Currículo, Cognição e Formação de Professores
PROJETO: AS QUESTÕES CURRICULARES DA FORMAÇÃO DO(A) PROFESSOR(A) NO ENSINO DE CIÊNCIAS EM CONTEXTO AMAZÔNICO
Proponente: Lucinete Gadelha da Costa

Resumo: O projeto intitulado AS QUESTÕES CURRICULARES DA FORMAÇÃO DO (A) PROFESSOR (A) NO ENSINO DE CIÊNCIAS EM CONTEXTO AMAZÔNICO, com o objetivo de compreender as implicações do currículo no Ensino de Ciências, traz como enfoque as pesquisas sobre a as questões curriculares no processo de formação do (a) professor (a) no Ensino de Ciências no Brasil. O referido estudo é vinculado ao Grupo de Estudo e Pesquisa em Formação de Professores para a Educação em Ciências na Amazônia (GEPEC), que atua na linha de pesquisa sobre a Formação de Professores do Ensino de Ciências, com o objetivo de desenvolver pesquisas relacionadas à formação de professores para o ensino de Ciências na Educação Infantil e no Ensino Fundamental envolvendo estudantes da Licenciatura em Pedagogia e estudantes do Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências, nas atividades de iniciação à pesquisa em Educação em nosso contexto amazônico. Nos procedimentos metodológicos, optamos pela abordagem qualitativa com a coleta de dados através da entrevista semiestruturada com docentes, gestores e pais. Assim, o referido estudo busca refletir a necessidade de um ensino contextualizado que respeite a realidade do estudante, para o entendimento das dificuldades relacionadas ao seu ambiente, das questões culturais de sua região, através de uma prática pedagógica que viabilize a valorização dos saberes regionais, estimulando a sensibilização do estudante no sentido de desenvolver sua prática cotidiana escolar na relação com seu contexto.
PROJETO: A EPISTEMOLOGIA NO PLURAL: AS CONCEPÇÕES DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA E SUAS INTERFACES COM A EDUCAÇÃO E O ENSINO
Proponente: Mauro Gomes da Costa

Resumo: Essa sumária contextualização da Área de Ensino na estrutura da CAPES atesta a relevância do ponto de vista epistemológico das pesquisas voltadas para a área do Ensino no cenário educacional brasileiro. Isso nos possibilita apresentar a significatividade acadêmica, social e profissional do projeto na sua vertente voltada para a área da epistemologia, a partir das disciplinas de Filosofia, História, Sociologia. Do ponto de vista acadêmico, pelo fato da dimensão do projeto estar vinculado a um Programa de Pós Graduação, temos a convicção de que ele deve buscar somar esforços para a atualização das áreas de concentração, dos grupos e das linhas de pesquisa, dos projetos em andamento, enfim, auxiliar na consolidação, na coerência, na consistência, na abrangência do currículo do Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências na Amazônia, de modo a contribuir com o planejamento do Programa com vistas a seu desenvolvimento futuro, contemplando os desafios regionais, nacionais e internacionais da área na produção do conhecimento, seus propósitos na formação qualificada de seus alunos, conforme os parâmetros da área e as peculiaridades do ensino na Região Norte e, particularmente, no Estado do Amazonas. A ciência e a tecnologia são temas centrais na área de Ensino (46 da CAPES), dentre outros motivos, pelo fato de que o mundo escolar e acadêmico prioriza o ensino do conhecimento científico em detrimento de outras formas de saberes. A história da ciência, tal como a conhecemos hoje, evidencia a diversidade de concepções científicas. Durante muito tempo a concepção empírico-analítico dominou o cenário científico cujos expoentes são o racionalismo (Descartes) e o positivismo (Comte).
PROJETO: A EPISTEMOLOGIA NO PLURAL: AS CONCEPÇÕES DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA E SUAS INTERFACES COM A EDUCAÇÃO E O ENSINO (cont.)
Proponente: Mauro Gomes da Costa

Ao longo do século XIX, concomitante à constituição de novas áreas científicas (Psicologia, História, Sociologia) foram se configurando novas perspectivas epistemológicas, as quais se distanciaram do binômio explicação-sistema, com vistas a buscar outras formas de entendimento da realidade humano-social a partir dos conceitos de compreensão e significação. Dentre essas novas vertentes destacamos a Hermenêutica, a Fenomenologia e a Dialética.
PROJETO: A INFÂNCIA DE DIREITOS: O PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E A OFERTA DE EDUCAÇÃO INFANTIL EM MANAUS
Proponente: Roberto Sanches Mubarac Sobrinho

Resumo: Este projeto justifica-se pela pouca produção acadêmica com as políticas e direito das crianças da rede municipal de ensino e a necessidade de ser efetivado um processo de conhecimento e aprendizagem, tanto no campo da Educação quanto no campo do Direito, o que pode conferir melhores condições de reconhecimento da situação das crianças e contribuir na intervenção dos problemas encontrados. Por outro lado, justifica-se pelo caráter político-pedagógico e legal, dada a necessidade de interface entre a universidade, a vida cotidiana, o direito e a escola, mediada pelas relações sociais das crianças e o Plano Municipal de Educação da cidade de Manaus, que buscará uma aproximação aos jeitos de viver a infância desse grupo de crianças e a possibilidade de se vislumbrar práticas educativa e intervenções jurídicas com elas e para elas.
PROJETO: A PRODUÇÃO DOS CURRÍCULOS DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA E SUPERIOR NO/DO CONTEXTO AMAZÔNICO
Proponente: Mônica de Oliveira Costa

Resumo: O projeto vincula-se à linha de pesquisa (Educação em ciências, cognição e currículo) e se propõe a analisar a produção dos currículos de ciências na educação básica e superior no/do contexto amazônico. Nesse sentido, buscar-se-á pesquisar os elementos culturais, históricos, pedagógicos, midiáticos e literários presentes no desenvolvimento do ensino e aprendizagem de ciências, especificamente aqueles voltados para o ambiente e a educação ambiental. Nesse trabalho, entendemos o currículo como uma produção discursiva que particulariza o sujeito e a sociedade. Pode ser caracterizado como um processo de constituição e de posicionamento do sujeito, ao invés de um processo de transmissão de conteúdos e/ou comportamentos. Como bem nos lembra Silva (1995, p. 194) ¿o currículo é aquilo que nós, professores/as e estudantes, fazemos com as coisas, mas é também aquilo que as coisas que fazemos fazem de nós. O currículo tem de ser visto em suas ações [...] e em seus efeitos [...]¿. Essa perspectiva mais abrangente do estudo dos currículos desdobra-se em objetos mais delimitados, tais como pesquisar: a dispersão das concepções de currículo escolar em diversas materialidades; o caráter pedagógico e cultural dos mesmos; as relações entre a produção dos currículos e as exigências formativas. O desenvolvimento do projeto será feito a partir do referencial teórico-metodológico oriundo da Filosofia, especialmente dos trabalhos de Michel Foucault voltados para discurso, poder, saber e subjetivação. Tal filósofo afirma que a linguagem permite ao homem a ordenação e a discussão do pensamento, sendo possível afirmar que é a linguagem que pensa e narra o homem, visto que é por meio dela que se acessa o mundo. Nesse sentido, o papel do homem nas formações discursivas não é falar e, sim ser falado pelo discurso.
PROJETO: A PRODUÇÃO DOS CURRÍCULOS DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA E SUPERIOR NO/DO CONTEXTO AMAZÔNICO (cont.)
Proponente: Mônica de Oliveira Costa

É nesse mesmo sentido que Foucault me convida a não mais tomar os discursos como um mero conjunto de signos. Explica Foucault ¿Os discursos são feitos de signos, mas o que fazem é mais que utilizar esses signos para designar coisas. É esse mais que os torna irredutíveis à língua e ao ato da fala. É esse ¿mais¿ que é preciso fazer aparecer e que é preciso descrever¿. (1997, p.56). Desse modo, a importância deste projeto justifica-se por integrar o exercício de docentes-pesquisadores ligados à área de ensino de ciências e que atuam na formação de professores na educação básica e superior do Estado do Amazonas. Foucault (2007, p. 242) poetisa essa contribuição ¿sonho com o intelectual destruidor das evidências e das universalidades, que localiza e indica nas inércias e coações do presente, os pontos fracos, as brechas, as linhas de força. ¿
PROJETO: CARTOGRAFIA RIBEIRINHA: UM ESTUDO NAS COMUNIDADES DE VÁRZEA DO MUNICÍPIO DE PARINTINS (AM)
Proponente: José Camilo Ramos de Souza

Resumo: Cartografia ribeirinha se traduz em caminhos a serem percorrido ao encontro da realidade socioespacial e sociocultural, tanto de várzea quanto de terra firme, por que estes dois geossistemas guardam dentro de si múltiplas relações da diversidade cultural, fator importante para entender a realidade da biodiversidade amazônica. Realizar a cartografia das comunidades da realidade da várzea amazônica é um desafio a ser decifrado para poder conhecer cada aspecto existente e assim firmar um saber sobre o que existe dentro de cada comunidade. Cada comunidade detém realidade amazônica que traduzem e manifestam as suas singularidades que para quem chega e não conhece parece tudo igual como se fossem particularidades homogêneas, mas são inteiramente heterogêneas. Leitura de visão do externo sempre vê tudo igual, enquanto o interno decifra e apresenta os significados e os significantes de cada realidade a ser estudada nas comunidades de várzea de Parintins. Essas realidades se manifestam nos meios de circulação que são as estradas fluviais amazônicas, por onde passam vidas e emoções; esperanças e sonhos; vontades e sentimentos; diversidade cultural e econômica, os quais se traduzem em verdadeira complexidade da Amazônica, do Amazonas e principalmente do município de Parintins. A cartografia ribeirinha pode exponenciar a complexidade de cada comunidade e os saberes tradicionais, fortalecendo o ensino e aprendizagem da geografia na escola, podendo interdisciplinarmente fortalecer o ensino e aprendizagem dos outros campos dos conhecimentos ou do saber escolar e científico. As comunidades de várzea selecionadas por estarem na margem esquerda do rio Amazonas e mostrarem as suas condições socioamnbientais tanto no período da vazante quanto da cheia, porque o modo de vida se altera em cada período e assim a sazonalidade representa para o ribeirinho de várzea um recomeço.
PROJETO: CARTOGRAFIA RIBEIRINHA: UM ESTUDO NAS COMUNIDADES DE VÁRZEA DO MUNICÍPIO DE PARINTINS (AM) (cont.)
Proponente: José Camilo Ramos de Souza

A localidade selecionada é do Itaboraí porque concentra mais de uma comunidade e apenas duas serão à base da pesquisa: Itaboraí do Meio e Itaboraí de Baixo. Logo, a cartografia ribeirinha: um estudo nas comunidades de várzea do município de Parintins se traduz em oportunidade de mapear a realidade da várzea e assim construir possibilidades diversificadas para o ensino e aprendizagem não só dessas escolas, mas de todas as escolas de várzeas de Parintins, podendo ser projetada para a Amazônia em contextos, análises e representações dos matizes sociais, culturais, econômicos e ambientais. A pesquisa planejada e projetada advém da percepção sobre a necessidade de se estudar e pesquisar para que a ciência dê respostas necessárias e significativas a tudo que se aprende praticando fora da escola. A cartografia que se propõe realizar pode ser o alicerce para a recuperação das perdas dos saberes tradicionais, como também a melhoria do ensino nas escolas, para valorizar o morar e o viver na várzea, fortalecendo a relação de pertencimento e a identidade cultural.
PROJETO: DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES HIPOTÉTICOS DEDUTIVAS NAS DISCIPLINAS DE CIÊNCIAS
Proponente: Maud Rejane de Castro e Souza

Resumo: Este projeto tratará de consolidar uma pesquisa em Manaus, onde os alunos do Mestrado em Educação em Ciências na Amazônia, desenvolverá uns seguintes aspectos de projetos: Aluno 1 ¿ Mapeamento das Metodologias desenvolvidas para ativar o Pensamento Hipotético Dedutivo no Processo Ensino-Aprendizagem. Aluno 2 ¿ Analise do uso das habilidades hipotético dedutivo em sala de aula pelos que docentes que ministram a disciplina Ciências. Aluno 3 ¿ Elaboração de Proposta Metodológica utilizando o método STEAM para o desenvolvimento de Habilidades Hipotético Dedutivo. Utilizaremos o delineamento misto sequencial exploratório, que é uma abordagem de investigação que combina ou associa a forma qualitativa e quantitativa. Por isso, é mais do que uma simples coleta e análise dos dois tipos de dados; envolve também o uso das duas abordagens em conjunto, de modo que a força geral de um estudo seja maior do que a da pesquisa qualitativa ou quantitativa isolada.
PROJETO: MATEMÁTICA: CONCEITOS E APLICAÇÕES
Proponente: Alcides de Castro Amorim Neto

Resumo: Livro de Matemática trabalhando os principais conceitos do ensino básico que servirá de auxílio tanto para os professores quanto para os alunos desse nível de ensino. O objetivo é apresentar os conceitos matemáticos de forma bem clara e correta, as operações manipuladas e onde são aplicados os mesmos, sejam no cotidiano ou em outras áreas do conhecimento.
PROJETO: O EFEITO NA INTERCULTURALIDADE E DO AFETO NA FORMAÇÃO DE SABERES DOCENTES DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA
Proponente: Maria Clara da Silva Forsberg

Resumo: O projeto intenciona no geral, investigar os saberes adquiridos pela tradição cultural e pela formação docente e como estes múltiplos saberes dialogam e determinam as concepções e práticas pedagógicas dos professores. Especificamente tem os objetivos de: i) analisar o processo de formação de professores indígenas e não indígenas e consequente contribuições de saberes culturais e profissionais da área de Ciências para seu fazer docente, levando em consideração o eixo temático "seres vivos e meio ambiente"; ii) Caracterizar os saberes culturais e científicos trabalhados pelos professores a partir de relatos das suas experiências na área de Ciências, trabalhando aspectos de Etnozoologia; iii) Analisar o papel do afeto e sua influência nas concepções e saberes mobilizados pelos professores nos diferentes contextos culturais. Numa perspectiva metodológica mista, destaca-se a história oral como proceder metodológico para a realização de boa parte da pesquisa. Além disso, os relatos serão analisados levando em consideração que as experiências dos professores (formados e em formação) podem esclarecer questões externas, objetivas ou factuais sobre as relações sobre os saberes tradicionais e os científicos nas práticas de sala de aula e no cotidiano das comunidades em que vivem.
PROJETO: O ENSINO DE CIÊNCIAS (FÍSICA, QUÍMICA, BIOLOGÍA E DA MATEMÁTICA) A PARTIR DA UTILIZAÇÃO DE FUNDAMENTOS E METODOLOGIAS PARA O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM NA CIDADE DE MANAUS
Proponente: Josefina Diosdada Barrera Kalhil

Resumo: As dificuldades que se apresentam tanto na formação quanto na atualização dos conhecimentos dos alunos nas matérias de Física, Química, Biologia e, Matemática é uma realidade que não só se enfrenta no Brasil como na maioria dos países de todo mundo. Dessa forma, a necessidade de pesquisar essa realidade permitirá que sejam encontradas soluções, utilizando alternativas inovadoras. Por isso construiu-se essa problematização que será pesquisada: Como está o ensino da Física, Química e de Matemática no Amazonas, a partir das seguintes variáveis: o uso das tecnologias para ensinar Física, Química, Biologia e Matemática, as metodologias utilizadas no processo de ensino aprendizagem, a utilização do pensamento hipotético dedutivo como suporte para o ensino destas ciências e também o sentido que os alunos do ensino médio e do ensino de graduação e da Pós graduação dão à educação científica para a cidadania? Na primeira etapa da pesquisa será construído o enquadre teórico a partir de uma literatura do Brasil e de outros países. Depois será construída uma metodologia a partir da pesquisa mista, com o uso de técnicas como a enquete, a observação, a entrevista e demais estratégias pedagógicas. Espera-se que essa pesquisa contribua para demonstrar que o Amazonas possui peculiaridades decorrentes da localização geográfica, podem ser um dos problemas que afetam diretamente a qualidade de ensino que chegam as salas de aulas das escolas dos municípios. Além disso, também que conhecer tais problemas são fundamentais para que se possam desenvolver estratégias para a melhoria da qualidade de vida das comunidades e de sua sustentabilidade local através da educação cientifica no ensino de Física, Química e Matemática e através delas fazer propostas inovadoras nas escolas da cidade de Manaus.
PROJETO: PREDISPOSIÇÃO PARA APRENDER: DA TEORIA PARA A PRÁTICA EM ESCOLAS DE MANAUS
Proponente: TATHIANA MOREIRA DINIZ RIBEIRO COTTA

Resumo: Investigação a respeito de como a metodologia adotada pelas escolas no processo de ensino-aprendizagem de Ciências afeta a predisposição dos estudantes para aprender. Analise se professores que ministram as disciplinas de Ciências possuem estratégias para incentivar o processo de ensino-aprendizagem e identificar quais são essas estratégias. Avaliação do processo de aprendizagem dos alunos dentro da abordagem educacional adotada pela escola através de mapas conceituais e diagramas V. Elaboração de propostas utilizando a metodologia STEAM para a melhoria da predisposição dos estudantes para aprender.
- Linha 2 - Ensino de Ciências: Epistemologias, Divulgação Cientifica e Espaços não Formais
EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS: ABORDAGENS CIENTÍFICAS, EDUCACIONAIS, COMUNICACIONAIS E MUSEOLÓGICAS UTILIZADAS NA PRÁXIS EDUCATIVA
Proponente: Dr. Augusto Fachín Terán

RESUMO: Este projeto faz parte da linha de pesquisa Educação em Ciências, Divulgação Científica e Espaços não Formais, cuja finalidade incide em explorar alternativas de ensinar e aprender ciências em espaços não formais, para efeito de estímulo do interesse e da motivação de professores e alunos que buscam a formação e a construção da cidadania nas Ciências. O projeto aqui apresentado tem por finalidade analisar as abordagens científicas, educacionais, comunicacionais e museológicas utilizadas na práxis educativa em espaços não formais, tendo a Biodiversidade como tema central, especificamente a da Amazônia. Para tal fim será feito um levantamento bibliográfico e elaborados os fundamentos teóricos da pesquisa. Seguidamente serão contatadas as escolas e os responsáveis pela administração dos espaços não formais com a finalidade socializar o projeto. A elaboração e aplicação dos itinerários metodológicos serão realizadas em base aos objetivos da pesquisa. Através deste projeto espera-se fornecer subsídios imprescindíveis para o desenvolvimento de ações no campo da educação não formal em ciências, contribuindo assim para alfabetização científica dos docentes e estudantes da rede publica.
PROJETO: ANALOGIAS E METÁFORAS NAS PRATICAS DOCENTES: LIMITES E POSSIBILIDADES NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR PESQUISADOR
Proponente: Whasgthon Aguiar de Almeida

Resumo: A formação de professores pesquisadores é um processo lento e gradual iniciado nos cursos de formação inicial e consolidado na pós-graduação stricto sensu. Neste sentido, consideramos que o desenvolvimento de estratégias de ensino baseadas nas analogias e metáforas podem contribuir significativamente para o êxito de todo o processo formativo. O projeto em questão parte da seguinte problemática: Em que medida o desenvolvimento de práticas pedagógicas docentes a partir das analogias e metáforas podem contribuir na formação do professor pesquisador? Tendo como objetivo geral: Investigar em que medida o desenvolvimento de práticas pedagógicas docentes a partir das analogias e metáforas podem contribuir na formação do professor pesquisador. Visando atingir o que propomos no objetivo geral estipulado, elencamos três objetivos específicos: Construir um referencial teórico que contemple os pressupostos teórico-epistemológico das analogias e metáforas, práticas docentes e professor pesquisador. Os procedimentos metodológicos sustentam-se numa abordagem qualitativa de pesquisa relacionada as técnicas de entrevista semiestruturada, observação participante e grupos dialogias.
PROJETO: FUNDAMENTOS DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO, ENSINO DE CIÊNCIAS E SABERES
Proponente: José Vicente de Souza Aguiar

Resumo: Corresponde a uma proposta de pesquisa relacionada e desenvolvida junto aos Programas de Pós-Graduação em Educação em Ensino de Ciências na Amazônia/UEA, ao Doutorado em Educação na Amazônia (EDUCANORTE) e a Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática aos quais estou vinculado como professor permanente. A proposta atende as orientações realizadas nesses programas com foco nos estudos dos fundamentos didáticos/epistêmicos da pesquisa educação, ensino de ciências e saberes, considerando o aporte fenomenológico e aproximações aos estudos pós-estruturais. As atividades são desenvolvidas a partir da construção de entendimento fenomenológico da pesquisa em educação, ensino de ciências e saberes, centrado em estudos fenomenológicos da existência a partir das experiências realizadas no mundo vivido com a porte principalmente em Merleau-Ponty, cujos propósitos visam compreender os fundamentos da percepção no ato de pesquisa, do ensino e aprendizagem, além de articularmos essa perspectiva fenomenológica às formas como os agentes representam os seus mundos vividos considerando a sua relação com ele. O aporte fenomenológico sugere que pensemos a relação do homem como o mundo e com a ciência a partir da ideia de que? Tudo aquilo que sei do mundo, mesmo por ciência, eu o sei a partir de uma visão minha ou de uma experiência do mundo sem a qual os símbolos da ciência não poderiam dizer nada. Todo o universo da ciência é construído sobre o mundo vivido, e se queremos pensar a própria ciência com rigor, apreciar exatamente seu sentido e seu alcance, precisamos primeiramente despertar essa experiência do mundo da qual ela é a expressão segunda? (MERLEAU-PONTY, 2011, pp. 03/04).
PROJETO: FUNDAMENTOS DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO, ENSINO DE CIÊNCIAS E SABERES (cont.)
Proponente: José Vicente de Souza Aguiar

Para a consolidação desse projeto e para atender o aspecto do ensino articulamos os estudos a Jean Pierre Astolfi, André Giordan e Gaston Bachelard, principalmente, com foco para os aspectos da formação do pensamento e os obstáculos epistêmicos; a formação científica e as aproximações sucessivas; o tratamento didático dos obstáculos epistemológicos para o ensino de ciências e o tratamento didático do erro para o ensino de ciências.
PROJETO: O TRABALHO COLABORATIVO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA: IMPLICAÇÕES E POSSIBILIDADES
Proponente: Lucélida de Fatima Maia da Costa

Resumo: As formações de professores, em cursos de licenciaturas, ganharam um enfoque tão especializado que, muitas vezes, não ¿pensam¿ que os profissionais em formação terão em comum um mesmo sujeito: o aluno da escola. No caso particular da licenciatura em Matemática e Pedagogia essa falta de sincronia é gritante. Tal realidade ignora que os futuros professores lidarão, mesmo que seja em fases distintas de desenvolvimento, com um mesmo aluno e que a matemática ensinada nos anos iniciais (competência do pedagogo) deve articular-se com a matemática ensinada a partir do 6° ano (competência do licenciado em matemática) e vice-versa. Buscando alternativas para a falta de diálogo entre as licenciaturas no tangente ao ensino de matemática, este projeto propõe uma pesquisa sobre as possibilidades de formação desencadeadas quando professores em formação inicial, de áreas diferentes como a Licenciatura em Matemática e a Pedagogia, e o professor formador, trabalham de modo colaborativo

> MESTRADO ACADÊMICO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS NA AMAZÔNIA (INATIVOS)
- Linha de Pesquisa Educação em Ciências, Currículo e Cognição
CRIANÇAS INDÍGENAS NA CIDADE: MAPEAMENTO SOCIAL E CONDICIONAL EDUCACIONAL DO ENSINO DE CIÊNCIAS EM ESCOLAS PUBLICAS DE MANAUS
Proponente: AUTOR: Dr. ROBERTO SANCHES MUBARAC SOBRINHO

RESUMO: O estudo proposto pretende investigar os aspectos cognitivos, afetivos e sociais que dificultam ou impulsionam a aprendizagem em processos de educação em ciências no amazonas. Trata-se de um projeto que articulara e abrigara os subprojetos dos estudantes do mestrado acadêmico em educação em ciências voltado para o estudo com as crianças indígenas em Manaus. O percurso metodológico será baseado numa abordagem quantiqualitativa, abarcando diversas técnicas e instrumentos de pesquisas em consonância com os subprojetos dos alunos.
DIAGNÓSTICO DE ASPECTOS COGNITIVOS, AFETIVOS E SOCIAIS QUE DIFICULTAM OU IMPULSIONAM A APRENDIZAGEM EM PROCESSOS DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS NO AMAZONAS
Proponente: Dra. IERECÊ BARBOSA

RESUMO: O estudo proposto pretende investigar os aspectos cognitivos, afetivos e sociais que dificultam ou impulsionam a aprendizagem em processos de Educação em Ciências no Amazonas. Para tanto, será realizado um mapeamento da rede pública nos diversos níveis de ensino (Fundamental, Médio e Superior). Trata-se de um projeto em rede que articulará e abrigará os projetos dos estudantes do Mestrado Acadêmico em Educação em Ciências e do Doutorado da Rede Amazônica em Ensino de Ciências (REAMEC), buscando assim uma unidade na diversidade. O percurso metodológico será baseado numa abordagem quantiqualitativa, abarcando diversas técnicas e instrumentos de pesquisas em consonância com os subprojetos dos alunos. Os resultados deverão convergir para a construção de um diagnóstico que evidencie o que impulsiona e o que dificulta a aprendizagem em processos de educação em ciências, no âmbito cognitivo, afetivo e social, abrindo espaço para novas pesquisas e subsidiando os que atuam no processo educativo de dados significativos, norteadores de transformação.
O ENSINO DA FÍSICA E DA MATEMÁTICA NA CIDADE DE MANAUS A PARTIR DO USO DAS TECNOLOGIAS, DA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E DO SENTIDO DADO À EDUCAÇÃO CIENTÍFICA
Proponente: Dra. JOSEFINA D. BARRERA KALHIL

RESUMO: As dificuldades que se apresentam tanto na formação quanto na atualização dos conhecimentos dos alunos nas matérias de Física e, Matemática é uma dificuldade que não só se enfrenta no Brasil como na maioria dos países de todo mundo. Dessa forma, a necessidade de pesquisar este problema e encontrar soluções, que permitam enfrentá-lo e resolvê-lo em alguma medida, utilizando alternativas inovadoras, é algo tão óbvio que não se precisam argumentos para justificar um projeto desta índole. Não obstante bastaria analisar as grandes perdas ocasionadas ao sistema nacional de educação que conseqüentemente gera perda de tempo aos jovens que gastam anos de sua vida sem fruto algum. Por outra parte, elevar o nível científico dos graduados é sem dúvida uma das atividades essenciais na atualidade. Por isso, a intenção deste projeto, tem como problematização: Como está o ensino da Física e matemática no Amazonas, a partir das seguintes variáveis: o uso das tecnologias para ensinar Física, a divulgação científica das pesquisas sobre o Ensino da Física e também o sentido que os alunos do ensino médio e do ensino de graduação dão à educação científica para a cidadania? Realizar um analises no ensino destas ciências e alem demais fazer propostas nas escolas, permitira elevar o nível cientifico metodológico dos pesquisadores e adequar o processo de ensino-aprendizagem as necessidades reais do estado do Amazonas.
O ENSINO DA FÍSICA E DA MATEMÁTICA NA CIDADE DE MANAUS A PARTIR DO USO DAS TECNOLOGIAS, DA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E DO SENTIDO DADO À EDUCAÇÃO CIENTÍFICA (cont.)
O Amazonas torna-se neste milênio uma importante e promissora região que tem potencialidades e por isso atrai grandes pesquisadores do mundo inteiro em decorrência da sua biodiversidade e recursos naturais. Os aspectos importantes sob o ponto de vista da pesquisa perpassam pela biodiversidade, energia, recursos hídricos, alimentos, minérios, preservação ambiental, culturalidade e sustentabilidade. A necessidade dos recursos tecnológicos para as aulas de Física e Matemática se torna relevante para os professores abordarem conteúdos abstratos e para motivar o processo de ensino e aprendizagem. O Amazonas possui peculiaridades decorrentes da localização geográfica, podem ser um dos problemas que afetam diretamente a qualidade de ensino que chegam as salas de aulas das escolas dos municípios. Conhecer tais problemas é fundamental para que se possam desenvolver estratégias para a melhoria da qualidade de vida das comunidades e de sua sustentabilidade local através da educação cientifica no ensino de Física e Matemática e através delas fazer propostas inovadoras nas escolas da cidade de Manaus.
O USO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO PARA O APRENDIZADO DE QUÍMICA: POTENCIALIDADES EDUCATIVAS PARA O ENSINO DE QUÍMICA NO AMAZONAS
Proponente: Dra. ANA FRAZÃO TEIXEIRA

RESUMO: Projeto Em processo de re-elaboração.
OS PROCESSOS COGNITIVOS DA DIDATICA DAS CIÊNCIAS: POR UMA NEUROPEDAGOGIA DA APRENDIZAGEM DE CONCEITOS CIENTIFICOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCACÃO EM CIÊNCIAS
AUTOR: EVANDRO GHEDIN

RESUMO: A pesquisa desenvolve-se em quatro fases: a fase um refere-se a pesquisa centrada numa perspectiva hermenêutica, compreendida como exercício interpretativo das informações disponíveis que nos possibilitem construir as bases daquilo que designamos de Neuropedagogia, enquanto novo conceito que nos permite e possibilita pensarmos novos processos de ensino e da formação de professores a partir das conquistas do conhecimento do sistema nervoso central; a fase dois refere-se a elaboração de processos/produtos que constituam elementos da fundamentação desenhados pela síntese das leituras realizadas, de modo a comporem as bases para uma didática das ciências; a fase três consiste em aplicar em espaços reais e situações concretas de ensino os processos/produtos elaborados na fase anterior; a fase quatro, que se realiza simultaneamente com a fase três, constitui-se na avaliação da aplicação dos processo/produtos didáticos elaborados anteriormente com base na estrutura de funcionamento do cérebro, investigado pelas Neurociências, pelas Ciências Cognitivas e pela Filosofia da Mente. Trata-se de pesquisa básica e tecnológica aplicada na área da formação de professores, do ensino de ciências e da Educação em Ciências que toma as neurociências, as ciências cognitivas e a filosofia da mente como epistemologias estruturantes para elaboração dos fundamentos teórico-práticos da Neuropedagogia, assumida como uma nova condição para se pensar e propor processos de ensino e formação de professores que procuram atender um contexto totalmente novo no campo da Pedagogia aplicada a Educação Científica.
OS PROCESSOS COGNITIVOS DA DIDATICA DAS CIÊNCIAS: POR UMA NEUROPEDAGOGIA DA APRENDIZAGEM DE CONCEITOS CIENTIFICOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCACÃO EM CIÊNCIAS (cont.)
Trata-se de uma interseção transdiciplinar articulada entre os processos cognitivos operados no sistema nervoso central pelas atividades de conhecimento mobilizadas pela necessidade de elaborar e compreender conceitos que traduzem a representação científica do mundo, enquanto percepção da realidade assumida como forma de interpretar, agir e situar-se no mundo como ser humano comprometido com a ciência enquanto cultura que lhe possibilita um vir a ser que suplanta as condições de desigualdades marcadas pela exploração. O desenho proposto ocupa-se com os processos mentais/cerebrais/cognitivos da aprendizagem e suas exigências aos processos de ensino. Isso quer dizer que não há como pensar os produtos utilizados para o ensino sem considerar os processos cerebrais como condição para a potencialização da aprendizagem, da inteligência, da memória, da reflexão, da percepção e da observação. Isso desenha-se a partir da perspectiva de que as conquistas destas ciências nos possibilitam desenvolver processos/produtos inovadores que incidem diretamente nas práticas pedagógicas de formação de professores, no Ensino de Ciências e na Educação Científica.
REPRESENTAÇÕES DE CIÊNCIA EM NARRATIVAS DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS COMO MÚLTIPLAS POSSIBILIDADES DE LEGITIMAÇÃO DO CURRÍCULO NO CONTEXTO AMAZÔNICO
Proponente: Dr. Amarildo MENEZES GONZAGA

RESUMO: Projeto integrado de pesquisa, a ser retroalimentado a partir de subprojetos, que serão desenvolvidos por professores em processos de formação inicial (estudantes de cursos de Licenciatura em Química, em Biologia e em Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas ¿ IFAM), e de formação continuada (mestrandos do Curso de Mestrado Acadêmico em Educação em Ciências e doutorandos do Curso de Doutorado em Educação em Ciências e Matemática da Rede Amazônica em Ensino de Ciências ¿ REAMEC). Tem como objetivo geral Compreender como os professores de Ciências representam a Ciência em suas narrativas, especificamente em situações decorrentes da formação contínua, inicial e continuada de professores, na condição de múltiplas possibilidades de legitimação do Currículo. Surgiu de constatações oriundas dos cursos de licenciatura em áreas convencionais de Ciências, em que as múltiplas perspectivas que legitimam o currículo oficial, principalmente aquelas delineadas nos projetos pedagógicos e, por conseguinte, refletidas nas ações executadas no cotidiano, deixam evidente que a dicotomia entre os conhecimentos específicos da área de formação e os conhecimentos pedagógicos contribuem significativamente para a fragilidade tanto na compreensão, quanto na apreensão da Ciência no processo de construção do conhecimento. O percurso investigativo será consolidado a partir de três fases, que são: Sistematização do projeto integrado e dos subprojetos de pesquisa; Embasamento, para efeito de sustentação da fundamentação teórica dos subprojetos; Elaboração e aplicação de itinerários metodológicos.
- Linha de Pesquisa Educação em Ciências, Divulgação Científica e Espaços-Não Formais
A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NA CIDADE DE MANAUS: CONSTRUÇÃO DE UM STATUS A PARTIR DAS POLÍTICAS E PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO NAS ÁREAS CONVENCIONAIS DE CIÊNCIAS
Proponente Dr. RAIMUNDO DE JESUS TEIXEIRA BARRADAS

RESUMO: Proposta de pesquisa cujo problema central é construir um status da divulgação científica na cidade de Manaus, especificamente a partir do redimensionamento daquela em programas de pós-graduação nas áreas convencionais de ciências. Será desenvolvida no período de três anos, em três grandes fases: a primeira consistirá no levantamento de literatura a respeito dos conceitos-chave do problema, a fim de definir com mais precisão o foco da pesquisa, para a posterior construção da fundamentação teórica. A segunda fase corresponderá tanto à fundamentação necessária para a construção de um consistente percurso a ser feito, quanto à definição precisa da aplicação das técnicas e instrumentos de pesquisa. A terceira fase corresponderá à sistematização dos dados obtidos a partir das técnicas e instrumentos de pesquisa aplicados, que gerará o status a ser consolidado: principal finalidade da pesquisa. Espera-se que essa pesquisa possa contribuir para que novas possibilidades de socialização do conhecimento científico surjam, aproximando cada vez mais os demais segmentos sociais do conhecimento científico.
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA IMPRESSA E VIRTUAL: UMA ANÁLISE DAS MARCAS DO FUNCIONAMENTO DISCURSIVO EM DIVULGAÇÕES CIENTÍFICAS NO ESTADO DO AMAZONAS
Proponente: Dra. JUCIANE DOS SANTOS CAVALHEIRO

RESUMO: O presente projeto preocupar-se-á em focalizar, a partir de levantamento e análise, discursos de transmissão de conhecimento, tomados de revistas de divulgação científica de circulação no estado do Amazonas. Serão analisados em função das condições de produção, de recepção e de circulação, objetivando verificar, a partir da relação editor/autor-leitor, o que cada tipo de publicação supõe e, assim, tornar visíveis os pressupostos e implícitos que conferem a especificidade característica de cada uma dessas publicações. Pretendemos, ainda, verificar as diferenças de cada uma das fontes de divulgação científica para, a partir disso, entender as possibilidades e os limites de cada tipo de discurso.
ARETÉ
SECAM
TEDE
SUCUPIRA
Periódicos da CAPES
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Curriculo Lattes
Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado do Amazonas
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
© Universidade do Estado do Amazonas. Todos os direitos reservados.