UEA - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS UEA - PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E ENSINO DE CIÊNCIAS NA AMAZÔNIA
institucional
Publicações
> 2009
A História da Física contada em vídeos de curta duração: TIC como organizador prévio no Ensino de Física na Amazônia.
> 2010
Conceitos microscópicos como Necessidade do Conhecimento Macroscópico na Termologia.
Epistemologia da Ciência Cognitiva e sua implicação no Ensino de Ciências.
Juntando as peças do quebra-cabeça: projetos de teorias da verdade.
O software windows movie maker no ensino de química: relato de experiência.
O tabuleiro de xadrez mutilado como ferramenta para o ensino sobre a matemática e a ciência: uma proposta de reconstrução do modelo por analogia.
Repensar a função docente e desenvolver práticas colaborativas na escola: Contribuições da internet.
> 2011
Analogias em livros didáticos de biologia no ensino de zoologia.
Importancia social de la creatividad en la actualidad en el desarrollo de la personalidad a través de la enseñanza de la Física.
Kit mergulhe mais fundo: uma metodologia para o ensino-aprendizagem sobre os recursos hídricos em espaços não formais.
Os sons da natureza motivando o ensino de ciências.
Tendências Investigativas no Ensino de Ciências na Amazônia.
> 2012
As contribuições de Paulo Freire a uma educação científica na formação docente.
Currículo, Civilização e prática pedagógica.
Formação inicial de professores da educação básica no Brasil: trajetória e perspectivas.
Linguagem e pensamento: as ideias de Steven Pinker e suas implicações para o ensino da matemática no contexto indígena Ticuna.
Percepção ambiental: contribuições e praticas indígenas para o ensino de Ciências no baixo rio negro.
Reflexões sobre o Método nas Ciências e Ensino de Ciências.
Representações simbólicas / ambientais de atividades de conservação de quelônios por estudantes de escola ribeirinhas no baixo amazonas.
Science teachers¿ hypothetic-deductive skills: The pendulum problem.
> 2013
Algumas considerações em torno do ser professor de filosofia no ensino médio
Descarte correto de pilhas e baterias: proposta de educação ambiental p ara escola estadual Maria Das Dores Brasil, Boa Vista, Roraima
Ensino de Física com abordagem CTS através de jogos educativos
Entrecruzamento de trajetórias pedagógico-investigativas em perspectivas interdisciplinares
O planejamento do ensino de zoologia a partir das concepções dos profissionais da educação municipais em Manaus-Amazonas, Brasil
> 2014
A interface currículo-educação em Ciências na Amazônia: narrativa de professores em formação continuada
A transposição didática em questão: diálogos no ensino de ciências em uma escola de Manaus/AM
Ensino de matemática: um estudo nas series iniciais do ensino fundamental em uma escola do campo no município de presidente Figueiredo
Estudo cognitivo da emoção e suas contribuições didáticas no ensino de Ciências
Formação contínua de professores: necessidades formativas a partir da abordagem psicossocial
Os professores e os bloqueios cognitivos frente à temática morte no ensino de Ciências
Possibilidades de ensino de Matemática e Química no espaço não formal Bosque da Ciência
Quando a escola e o bairro dialogam: o ensino de ciências e a ecopedagogia
Refletindo a Educação em Ciências no desenvolvimento curricular da Educação Infantil
Relato de experiência com estudantes de educação infantil na semana do meio ambiente
Resolução de problemas: uma possibilidade para o ensino da Matemática através da interdisciplinaridade
Ser criança indígena: vozes que ecoam suas culturas da infância
¿Absorbe nuestro cuerpo las ondas electromagnéticas?
> 2015
A educomunicação e suas contribuições na formação dos professores de Ciências
La enseñanza de la física y las habilidades hipotéticos deductivas
O Ensino de Física nos Cursos de Engenharia: Uma abordagem de métodos mistos
O enfoque CTS e a formação de professores de ciências: considerações a partir da abordagem de questões sociocientificas.
O paradigma da matemática critica e a ecopedagogia: convergências e implicações no ensino de ciências e matemática.
Palestras de educação ambiental como instrumento de prevenção de acidentes em operações aeroportuárias.
Representações sobre o meio ambiente: da identificação de obstáculos à elaboração de objetivos-obstáculos.
Tecnologias digitais computadorizadas contribuem com o ensino de Física?
Tecnologias digitais computarizadas no processo ensino-aprendizagem de ciências.
Transposição didática do Sistema de Lorenz via simulação computacional
> 2016
A relação epistemológica entre as avaliações em larga escala e a configuração da educação
A educação ambiental a partir das práticas pedagógicas de cidadania fiscal com crianças da educação infantil
A lógica argumentativa e proposicional no processo de construção de argumentos científico-filosóficos
Análise das dificuldades dos alunos acerca das cromossomopatias: uma abordagem baseada na metodologia da teoria fundamentada
Educação científica: o desafio de ensinar cientificamente no contexto educacional infantil
Indicadores de alfabetização ecológica na educação infantil usando a dramatização com teatro de fantoches
O ensino de ciências em espaços não formais a partir dos saberes locais em uma comunidade ribeirinha no município de parintins-am
O método na construção de uma trajetória investigativa na educação em ciências
O processo de construção do museu de quelônios, como uma estratégia pedagógica para a melhoria do ensino de ciências em uma escola rural
Reflexões acerca dos obstáculos epistemológicos presentes na formação de professores de matemática
> LIVROS
- 2009
JOSEFINA BARRERA KALHIL; ANA PAULA SÁ MENEZES
Novas Tendências Pedagógicas: Proposta alternativa no ensino de ciências. Curitiba, PR: CRV Ltda.
- 2010
MARIA INEZ PEREIRA DE ALCÂNTARA; AUGUSTO FACHÍN TERÁN
Elementos Da Floresta: Recursos Didáticos Para O Ensino De Ciências Na Área Rural Amazônica. Manaus: UEA EDIÇÕES, 84p.
SÔNIA CLAUDIA BARROSO DA ROCHA; AUGUSTO FACHÍN TERÁN
O uso de espaços não-formais como estratégia para o Ensino de Ciências. Manaus: UEA EDIÇÕES. 136p
- 2011
AMARILDO MENEZES GONZAGA; AUGUSTO FACHÍN-TERÁN; IERECÊ BARBOSA MONTEIRO; EDUARDO ALBERTO DAS CHAGAS SEGURA; ROSA OLIVEIRA MARINS AZEVEDO
Temas para o observatório de educação na Amazônia. Curitiba, PR: CRV Ltda. 163p.
IERECÊ BARBOSA MONTEIRO; AUGUSTO FACHÍN-TERÁN; AMARILDO MENEZES GONZAGA; MARIA ROSEMI A. DE NASCIMENTO; SAULO CEZAR SEIFFERT SANTOS (ORG.)
Avanços e desafios em processos de Educação em Ciências da Amazônia. Manaus: UEA Edições. 377p.
IERECÊ BARBOSA MONTEIRO; AUGUSTO FACHÍN-TERÁN; AMARILDO MENEZES GONZAGA; SAULO CEZAR SEIFFERT SANTOS (ORG.)
Educação em Ciências na Amazônia: Múltiplos olhares. Manaus: UEA Edições. 341p.
- 2012
EDUARDO ALBERTO DAS CHAGAS SEGURA
A interdisciplinaridade como perspectiva curricular em um projeto do programa do observatório da educação/CAPES no amazonas. Curitiba, PR: CRV Ltda.
MARNICE ARAÚJO MIGLIO
Protótipo para avaliação diagnostica escolar como referencia para o trabalho pedagógico do professor no ensino fundamental. Curitiba, PR: CRV Ltda.
- 2013
ADRIANA ARAÚJO POMPEU PIZA; AUGUSTO FACHÍN TERÁN
Ensino de ciências em espaços educativo: conservação dos recursos hídricos. EDITORA CRV. 115p
AMARILDO MENEZES GONZAGA
Reflexões sobre o ensino de ciência. EDITORA CRV. 144.
AUGUSTO FACHÍN-TERÁN; SAULO CEZAR SEIFFERT SANTOS (ORG.)
Novas perspectivas de ensino de ciências em espaços não formais Amazônicos. Manaus: UEA Edições, 272p.
CAROLINE BARRONCAS DE OLIVEIRA; AMARILDO MENEZES GONZAGA
Professor pesquisador educação científica. O Estágio com Pesquisa na Formação de Professores para os Anos Iniciais. EDITORA CRV. 178p
DAYSE PEIXOTO MAIA; IERECÊ DOS SANTOS BARBOSA
Ensino das Terminologias Biológicas através da Aprendizagem Significativa. Editora Appris, 130p
ISABEL DO SOCORRO LOBATO BELTRÃO; AMARILDO MENEZES GONZAGA
Narrativas de Professores de Matemática: Desafios nas práticas Docentes. Editora Appris, 160p.
JOSEFINA D. BARRERA KALHIL; MANUEL GUILLERMO PINO BATISTA. IGNACIO RAMÍREZ RAMÍREZ
A didática da Física: dos métodos à avaliação da aprendizagem. Manaus, AM:UEA Edições, 123p.
JOSÉ DE ALCÂNTARA FILHO
A necessária relação entre física e matemática. Editora Valer, 2013. 106p.
MARY TÂNIA DOS SANTOS CARVALHO; AMARILDO MENEZES GONZAGA
A Divulgação Científica Na Formação Continuada de Professores. Editora Appris, 120p
MATEUS DE SOUZA COELHO FILHO, AMARILDO MENEZES GONZAGA
Iniciação Científica na Formação de Professores. Editora Appris, 120p.
SIMONE SOUZA SILVA; AMARILDO MENEZES GONZAGA
A Interface Currículo ¿ Educação em Ciências na Amazônia. Editora Appris, 141p.
YONE GAMA DA COSTA; IERECÊ DOS SANTOS BARBOSA
Matemática e Interdisciplinaridade: Possibilidades e Desafios. Editora Appris, 130p
- 2014
AUGUSTO FACHÍN TERÁN; SAULO CEZAR SEIFFERT SANTOS (ORG.)
Ensino de Ciências em Espaços Não Formais. Curitiba, PR: CRV. 318p.
DAVID XAVIER DA SILVA; AUGUSTO FACHÍN TERÁN
Educação científica utilizando o tema dos quelônios amazônicos. Paco editorial.
HILÉIA MONTEIRO MACIEL; AUGUSTO FACHÍN TERÁN
O Potencial Pedagógico dos Espaços Não Formais da Cidade de Manaus. Curitiba, PR: CRV. 128p.
IERECÊ BARBOSA
O homem que jantava sozinho. Editora Appris, 140p.
IERECÊ BARBOSA
Os anjos também surtam. Editora Appris, 184p.
KARLA DOS SANTOS GUTIERREZ ALVES
A Didática das Ciências como Disciplina Acadêmica: Uma Proposta de Desenho Estrutural. Editora Appris, 202p.
SONIA CLÁUDIA BARROSO DA ROCHA; AUGUSTO FACHÍN TERÁN
Guia de Visitas a Espaços Não Formais Amazônicos. Curitiba, PR: CRV. 72p.
- 2015
AUGUSTO FACHÍN-TERÁN; CARMEN LOURDES FREITAS DOS SANTOS JACAÚNA
Alfabetização ecológica em espaços educativos utilizando o tema da água. Manaus: UEA Edições, 2015. 172p.
DAVID XAVIER DA SILVA; AUGUSTO FACHÍN-TERÁN
Educação Científica Utilizando o Tema dos Quelônios Amazônicos. Jundiaí, Paco Editorial: 2015. 156p.
EDILSON MORAIS E SILVA; IERECÊ DOS SANTOS BARBOSA
O jogo como estratégia interdisciplinar no projeto do observatório da Educação/CAPES/UEA. Manaus: Editora e Gráfica Moderna, 2015. 163p.
IERECÊ BARBOSA
O Leilão. Curitiba: Appris, 2015. 179p.
JOSEFINA BARRERA KALHIL (ORG.)
Os Desafios da Pesquisa em Ensino de Ciências em Manaus. Manaus (AM): UEA Edições, 2015. 192p.
JOSÉ VICENTE DE SOUZA AGUIAR, IERECÊ DOS SANTOS BARBOSA E MAURO GOMES DA COSTA (ORG.)
Temas de Educação e Ensino de Ciências: possibilidades e perspectivas. Manaus (AM): UEA Edições, 2015. 158p.
MARIA DAS GRAÇAS ALVÊS CASCAIS; AUGUSTO FACHÍN-TERÁN
Os espaços educativos e a Alfabetização Científica no Ensino Fundamental. Manaus: Editora e Gráfica Moderna, 2015. 115p.
RAIMUNDO NONATO BRILHANTE ALENCAR; AUGUSTO FACHÍN-TERÁN
O processo de aprendizagem das crianças por meio da música e elementos sonoros em espaços educativos. Manaus: Editora e Gráfica Moderna, 2015. 186p.
- 2016
AUGUSTO FACHÍN TERÁN; SAULO CEZAR SEIFFERT SANTOS, (Org.).
Temas sobre ensino de ciências em espaços não formais: avanços e perspectivas. Manaus: UEA Edições, 2016. 236p.
JOSEFINA BARRERA KALHIL; E. ARRIBAS.
Experiencias Docentes en Educación Superior en materia de Energía y Medio ambiente. 6.ed. Universidad de Castilla: UCLM, 2016. 315p.
ROBERTO SANCHES MUBARAC SOBRINHO; C. B. OLIVEIRA.
Filosofia da educação: reflexão crítica e o processo educacional. Manaus: UEA Edições, 2016. 80p.
- 2022
E-BOOK : ENSINO DE CIÊNCIAS Currículo, Cognição e Formação de Professores
ARETÉ
SECAM
TEDE
SUCUPIRA
Periódicos da CAPES
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Curriculo Lattes
Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado do Amazonas
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
© Universidade do Estado do Amazonas. Todos os direitos reservados.