UEA - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS UEA - PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E ENSINO DE CIÊNCIAS NA AMAZÔNIA
institucional
Titulação
> INGRESSOS 2021
- DISSERTAÇÕES DEFENDIDAS
Cassiane dos Santos da Silva
ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA EM ESPAÇOS NÃO-FORMAIS: FORTALECENDO
A CIDADANIA DE ESTUDANTES RIBEIRINHOS
Deuziane Nogueira Gonçalves
O ENSINO DE CIÊNCIAS NA CONSTRUÇÃO CURRICULAR DE UMA
ESCOLA RIBEIRINHA DA REGIÃO DE VÁRZEA DO MUNICÍPIO DE TEFÉAMAZONAS
Elen Ariane Freitas Pereira
BRINCADEIRAS DAS INFÂNCIAS COMO ESPAÇO DE MOBILIZAÇÃO DE
IDEIAS MATEMÁTICAS NOS ANOS INICIAIS DA ESCOLARIZAÇÃO
Gracineide Carvalho de Oliveira
METODOLOGIAS ATIVAS: UMA PROPOSTA DE COMPONENTE
CURRICULAR NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR NO CURSO DE
CIÊNCIAS NATURAIS
Inaíria dos Santos Castro
CONTRIBUIÇÕES PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTO
Jose Damian Ortiz Sarmiento
ETNOCONHECIMENTO DE PROFESSORES E MORADORES SOBRE FAUNA SILVESTRE NA RDS DO TUPÉ
Juliana Varsóvia Oliveira Peixoto
THE DIVISION GAME: INTEGRANDO A TECNOLOGIA, A PRÁTICA
PEDAGÓGICA E A BIOLOGIA CELULAR EM AMBIENTE DE ENSINO NÃO
FORMAL INSTITUCIONALIZADO
Karoline Reis Pinheiro
EFEITOS DA UTILIZAÇÃO DO MODELO HÍBRIDO NO ENSINO DE
MATEMÁTICA EM TURMAS DE ENSINO MÉDIO DE ESCOLA PÚBLICA DE
MANAUS - AM.
Mara Dalila Ferreira de Araújo
O ENSINO DE CIÊNCIAS E OS ESPAÇOS NÃO-FORMAIS AMAZÔNICOS: POSSIBILIDADES DE DIÁLOGOS ENTRE SABERES LOCAIS E SABERES CIENTÍFICOS COM ALUNOS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA ESTADUAL DA CIDADE DE MANACAPURU-AM
Myshelly Santana Queiroz
DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES ATRAVÉS DE RECURSOS DIDÁTICOS COM ELEMENTOS STEAM NAS AULAS DE CIÊNCIAS NATURAIS EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE MANAUS
Thalita Maciel Melero Lima
ANACORESE(AR): O CUIDADO DE SI E OS ESCAPES DE UM PROFESSORAR EM QUÍMICA EM MEIO A PANDEMIA COVID-19
Victor Manuel Marulanda Cruz
JOGANDO COM AS BORBOLETAS
> INGRESSOS 2020
- DISSERTAÇÕES DEFENDIDAS
Ana Kerolaine Pinho Burlamaqui
O TRATAMENTO EPISTÊMICO DA IDEIA DE ERRO NA APRENDIZAGEM E NO ENSINO DE CIÊNCIAS
Ana Marcia Pontes Pereira
O ENSINO DE CIÊNCIAS EM ESPAÇOS EDUCATIVOS: O USO DO TEMA DAS ÁRVORES EMERGENTES, COMO INSTRUMENTO FACILITADOR NA PROMOÇÃO DA PRESERVAÇÃO DO ECOSSISTEMA AMAZÔNICO
Andreza Carvalho da Silva
METODOLOGIAS ATIVAS EM ESPAÇOS EDUCATIVOS: PROCESSOS DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA EM LABORATÓRIOS MÓVEIS DO PROJETO ACADEMIA STEM
Carla Ralessa Souza da Silva
ETNOMATEMÁTICA: DAS IDEIAS À PROPOSTAS DE PRÁTICAS DOCENTES
Daniel de Souza Ferraz
O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES NO PROCESSO DE ENSINO DA BIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO UTILIZANDO ELEMENTOS DE STEAM.
Elaine Veiga Cabral da Costa
OS QUELÔNIOS E O ENSINO DE CIÊNCIAS PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
Gilberlene Sousa Carvalho
EDUCAÇÃO INTEGRAL: CONVERSAS ENTRE SEMENTES E SOLO NO CURRÍCULO DE CIÊNCIAS
Girlany Tavares Feitosa Pereira
QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS NA PERSPECTIVA DO DOCENTE DO ENSINO
FUNDAMENTAL I COM ELEMENTOS DE STEAM
Gisela Maria Bernal Oviedo
A IDEIA DE VIDA, EVOLUÇÃO, CORPO E CORPOREIDADE: PERSPECTIVAS E
POSSIBILIDADES DE ARTICULAÇÃO NO ENSINO DAS CIÊNCIAS DA
NATUREZA
Kennyson Dos Santos Carvalho
RABISCANDO ENSINO DE CIÊNCIAS EM QUADRINHOS PARA
APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES IMIGRANTES VENEZUELANOS
Letícia Rubim Fernandes
A FORMAÇÃO DA IDENTIDADE DO PROFESSOR INICIANTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL DAS ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE MANAUS/AM.
Maria Lúcia Castro Da Silva
APRENDIZAGEM ATIVA: A EDUCAÇÃO STEAM E O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS.
Natana dos Santos Castro
A FORMAÇÃO CONTÍNUA NA PROMOÇÃO DAS ANALOGIAS E METÁFORAS EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS.
Sammya Danielle Florencio dos Santos
O DÉFICIT DE NATUREZA NAS CRIANÇAS PEQUENAS: A INFLUÊNCIA DOS AMBIENTES DE APRENDIZAGEM
Sandra Mara de Almeida Lorenzoni
APRENDIZAGEM ATIVA DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Shirley Vitor da Silva
A ARQUEOLOGIA DAS CIÊNCIAS NATURAIS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL A PARTIR DAS PROPOSTAS PEDAGÓGICAS DA SEMED
Thaís Melo dos Santos
A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO ESTRATÉGIA DE INTEGRAÇÃO ENTRE O RIGOR MATEMÁTICO E SUAS APLICAÇÕES NO ENSINO MÉDIO.
Tânia Lopes dos Santos Brasil
ENSINO DE CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL:
UM ESTUDO SOBRE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO 5º ANO
DA ESCOLA MANAÓS EM MANAUS-AMAZONAS
> INGRESSOS 2019
- DISSERTAÇÕES DEFENDIDAS
Ailton Cavalcante Machado
SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL EM ESPAÇOS EDUCATIVOS
USANDO O TEMA DA POLUIÇÃO HÍDRICA NA LAGOA DO PARQUE SÃO
PEDRO NA CIDADE DE MANAUS/AM
Brenda Samanta de Lima Delgado
CONCEPÇÃO DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA SOBRE O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES NO PROCESSO DE ENSINO NO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO
Daniel Gomes da Silva
A UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA ARDUINO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA FÍSICA POR MEIO DA ABORDAGEM
STEAM
Debora Oliveira dos Santos
ANÁLISE DAS PERCEPÇÕES DOS ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO E PROFESSORES SOBRE OS IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS CAUSADOS PELO CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA
Ercilene do Nascimento Silva de Oliveira
ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS EM ESPAÇOS EDUCATIVOS: O TEMA DA
EXPLORAÇÃO DA SERINGA EM UMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR
Erica Freitas De Almeida
EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE: UM ESTUDO NAS ESCOLAS DO ENTORNO DO FRAGMENTO FLORESTAL DA UFAM, MANAUS, AMAZONAS
Fabiane Carbajal
ANALOGIAS E METÁFORAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: VIVÊNCIAS E
EXPERIÊNCIA DOCENTES EM AMBIENTES VIRTUAIS
Francisco Sebastião Sumbane
ANÁLISE DE ERROS EM CÁLCULO I: UM ESTUDO COM OS ALUNOS
DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE
DO ESTADO DO AMAZONAS, BRASIL
Jackson da Silva Vale
CURRÍCULO SURDO NO ENSINO DE CIÊNCIAS PARA QUEM FALA COM
AS MÃOS E OUVE COM OS OLHOS
Jade Cristina Corrêa Peixoto
A VIDA DO SER NO MUNDO COMO POTÊNCIA CRIADORA: POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS
Kleitson José Lima Tenório
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA EM REDE: O WEBSITE COMO FERRAMENTA
INSTRUCIONAL PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS
Leidy Carolina Álvarez Paschon
A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA EM DIÁLOGO COM OS SABERES INDÍGENAS PARA O ENSINO DA CIÊNCIA, UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Marlinéa da Silva Vieira
O CONHECIMENTO TRADICIONAL SATERÉ-MAWÉ E A RELAÇÃO COM O ENSINO DE CIÊNCIAS NA ESCOLA MUNICIPAL INDÍGENA LAUDELINO BATISTA, PARINTINS/AM
Marlinéia da Silva Vieria
O CONHECIMENTO TRADICIONAL SATERÉ-MAWÉ E A RELAÇÃO COM O ENSINO DE CIÊNCIAS NA ESCOLA MUNICIPAL INDÍGENA LAUDELINO BATISTA, PARINTINS/AM
Márcia Alessandra Beltrão Soares
ENSINO DE CIÊNCIAS: UM ESTUDO SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA NO 2° CICLO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA NA CIDADE DE MANAUS-AM
Rafaella Bruno Antunes De Souza
O MODO DE VER E DIZER A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS ANOS FINAIS
DO ENSINO FUNDAMENTAL DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E
DESPORTO DO AMAZONAS
Ray Ely Nobre e Souza
RECICLAGEM NO ÂMBITO EDUCACIONAL: UMA ABORDAGEM CIÊNCIA TECNOLOGIA-SOCIEDADE NO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Rayane Delmondes do Nascimento Souza
ENSINO DE CIÊNCIAS EM CANÇÕES REGIONAIS: ALTERNATIVA DIDÁTICA PARA O PROCESSO EDUCATIVO NO ENSINO FUNDAMENTAL
Silvia Pantoja de Souza
ENSINO DE CIÊNCIAS: UM ESTUDO SOBRE O CURRÍCULO EM UMA ESCOLA RIBEIRINHA DO MIRITI, EM PARINTINS - AM
Taissa de Paula Brandão
CONCEPÇÕES DE PROFESSORES SOBRE QUINTAIS AGROFLORESTAIS
E SEUS SERVIÇOS AMBIENTAIS
Thiago Pessoa Barros
O ROLE-PLAYING GAME - RPG NA EDUCAÇÃO STEAM: INOVANDO NA APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS NA AMAZÔNIA
Valdison Luiz Cruz de Moraes
A IMPORTÂNCIA DAS METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE
MATEMÁTICA EM CURSOS TECNÓLOGOS DE NÍVEL SUPERIOR
Viviane de Lima Benevides
O USO DA SALA INVERTIDA COMO METODOLOGIA NO ENSINO DE BIOLOGIA PARA O 3º ANO DO ENSINO MÉDIO EM UMA ESCOLA DA REDE ESTADUAL DE MANAUS/AM
> INGRESSOS 2018
- DISSERTAÇÕES DEFENDIDAS
Adana Teixeira Gonzaga
ENSINO DE CIÊNCIA UM ESTUDO NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL COM ENFOQUE NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS SOBRE O MEIO AMBIENTE
Ana Caroline Lima de Souza
REDES SOCIAIS COMO MEIOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NAS AULAS DE MATEMÁTICA: O QUE APONTAM AS PESQUISAS DE MESTRADO
Andrigéssica Mota da Silva
ENSINO DE BIOLOGIA E A CONCEPÇÃO DE VIDA
Carla Andréa Sampaio Mendonça
ENSINO DE CIÊNCIAS: O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE ALUNOS SURDOS SOBRE A POLUIÇÃO DOS IGARAPÉS DA CIDADE DE MANAUS
Ciro Felix Oneti
ENSINO DE CIÊNCIAS NO FUNDAMENTAL II (8º ANO): ANÁLISE NO LIVRO DIDÁTICO DE GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA
Fabrícia Souza Da Silva
SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL COM CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
USANDO O PEIXE-BOI-DA-AMAZÔNIA (TRICHECHUS INUNGUIS)
Francinete Bandeira Carvalho
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA A PARTIR DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NO 6º ANO
Glenda Gabriele Bezerra Beltrão
SAÚDE E INFÂNCIA: O ENTENDIMENTO DA RELAÇÃO SAÚDE-DOENÇA COM AS EXPERIÊNCIAS DE VIDA DE CRIANÇAS
Joisiane Da Silva Feio
O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM SOBRE A ÁGUA NA DISCIPLINA CIÊNCIAS DA NATUREZA NO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA PERSPECTIVA DE CTS
Juciene Teixeira De Souza
A HISTÓRIA DA FÍSICA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM: UMA PROPOSTA PARA A FORMAÇÃO INTEGRAL DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO EM UMA ESCOLA PÚBLICA NA CIDADE DE MANAUS
Laís Souza Menezes Maquiné
ENSINO DE QUÍMICA E PROBLEMAS AMBIENTAIS: COMO AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS SÃO ABORDADAS EM ESCOLAS PÚBLICAS DE MANAUS
Leandro Nogueira Batista
OS SABERES LOCAIS E O ENSINO DE BOTÂNICA: DIÁLOGOS ENTRE SABERES
Lindalva Sâmela Jacaúna De Oliveira
FORMAÇÃO DE CONCEITO CIENTÍFICO UTILIZANDO O TEMA DOS QUELÔNIOS
Márcia Cristina Borges Barnabé
FORMAÇÃO CONTÍNUA DOS PROFESSORES DO BLOCO PEDAGÓGICO: UM ESTUDO SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS
Nilton Carlos Costa
APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO DA MATEMÁTICA: O USO DO GEOGEBRA COMO FERRAMENTA FACILITADORA
Rafael Gonçalves De Brito
A PROVA BRASIL COMO MOTE À AUTOFORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DA ESCOLARIZAÇÃO
Railce da Silva de Azevedo
SABERES DOCENTES SOBRE INCLUSÃO NO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
Rosângela Carmelo Da Silva Rivera
IMPLICAÇÕES DO ENSINO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO AMAZONAS - UEA: UM ESTUDO DE CASO
Sandra De Oliveira Botelho
A ATIVIDADE EXPERIMENTAL PARA O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES COGNITIVAS DOS ALUNOS, NO ENSINO DE CIÊNCIAS, EM UMA ESCOLA PÚBLICA NA CIDADE DE MANAUS
Tânia Maria Cortêz De Medeiros
FILMES COMO RECURSO DIDÁTICO EM UMA PERSPECTIVA SOCIOAMBIENTAL AMAZÔNICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS NO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
> INGRESSOS 2017
- DISSERTAÇÕES DEFENDIDAS
Ana Paula Melo Fonseca
ARTICULANDO SABERES NO ENSINO DE CIÊNCIAS USANDO O TEMA
QUELÔNIOS EM ESCOLAS RIBEIRINHAS NO MUNICÍPIO DE PARINTINS-AM
Anderson Clay Rodrigues
O ENSINO DE CIÊNCIAS E AS RELAÇÕES COM A SOCIEDADE E A
TECNOLOGIA NO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA
ESCOLA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL.
Cláudia Regina Carlos Antônio
Desligada
Débora Regina Soares de Oliveira
O ENSINO DE CIÊNCIAS E A FORMAÇÃO DE CONCEITOS
CIENTÍFICOS NO 8º ANO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE MANAUS
Elzineide Ramos de Melo
O SONHO DE ÍCARO: ENSINO DE MATEMÁTICA MEDIADO POR TECNOLOGIA NO ENSINO MÉDIO - MUNICÍPIO DE MANAUS.
Francisco Douglas Lira Pereira
O INTÉRPRETE DE LIBRAS E O PROFESSOR: PROCESSO DE ENSINO
APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA PARA ALUNOS SURDOS
Gelciane da Silva Brandão
SABERES TRADICIONAIS E O ENSINO DE CIÊNCIAS: UM ESTUDO DE
CASO NA COMUNIDADE RIBEIRINHA NOSSA SENHORA APARECIDA DO
MIRITI - PARINTINS/AM
Gelcimara de Lima Nobre
Desligada
Jhonatan Luan de Almeida Xavier
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA PELOS DESENHOS ANIMADOS DA TV NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.
Karoline Duarte Lopes
O CIRCUITO DA CIÊNCIA: POSSIBILIDADES DE ALFABETIZAÇÃO
CIENTÍFICA AOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL.
Mateus de Souza Duarte
ALFABETIZAÇÃO ECOLÓGICA NA PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE ESTUDANTES DE UMA ESCOLA MUNICIPAL, EM PARINTINS/AM
Naiara Batista de Vasconcelos
O Saber e as escolhas alimentares de jovens: o entendimento da relação saúde-doença a partir da alimentação
Patrícia Batista Cohen
Desligada
Quesia de Freitas Vicente
EM PROCESSO.
Quesia de Freitas Vicente
A CONTEXTUALIZAÇÃO DO ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO DO
CAMPO EM UMA ESCOLA NA COMUNIDADE DO TARUMÃ MIRIM
Rosane Miranda de Souza
NA TEIA DA VIDA - EU, ELES E A NATUREZA: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
SOBRE A NATUREZA NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM MANAUS
> INGRESSOS 2016
- DISSERTAÇÕES DEFENDIDAS
Agda Monteiro de Souza
O CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO EM ESCOLA
MUNICIPAL NO ASSENTAMENTO TARUMÃ MIRIM.
Alexandra Nascimento de Andrade
AS POTENCIALIDADES DO USO DOS DESENHOS DAS CRIANÇAS DA
EDUCAÇÃO INFANTIL PARA A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA.
Ana Cláudia Sá de Lima
UMA REFLEXÃO ACERCA DA FORMAÇÃO DE CONCEITOS
CIENTÍFICOS NA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS NATURAIS NO ENSINO
FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE MANAUS.
Andreza Rayane Holanda Reis
O OLHAR DA CURIOSIDADE: UM DIÁLOGO ENTRE OS ESPAÇOS NÃO
FORMAIS E ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL.
Carla Karoline Gomes Dutra Borges
PLANTAS ALIMENTÍCIAS NÃO CONVENCIONAIS (PANC): A DIVULGAÇÃO
CIENTÍFICA DAS ESPÉCIES NA CIDADE DE MANAUS
Daniela Sulamita Almeida da Trindade
MUSEU DO SERINGAL VILA PARAÍSO E AS POSSIBILIDADES PARA O ENSINO
DE CIÊNCIAS: A PERCEPÇÃO DA MALÁRIA POR ESTUDANTES DO ENSINO
FUNDAMENTAL.
Eduarda Cristina Albuquerque dos Santos
ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: UM ESTUDO NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NO PROGRAMA CIÊNCIA NA ESCOLA NO MUNICÍPIO DE MANAUS.
Elder Tânio Gomes de Almeida
A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA A PARTIR DAS ATIVIDADES DE
EXPERIMENTAÇÃO JUNTO A ALUNOS DO ENSINO
FUNDAMENTAL II.
Erika da Costa Batista
NEUROEDUCAÇÃO E ENSINO DAS CIÊNCIAS: CONTRIBUIÇÕES COGNITIVAS
PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I.
Erika da Silva Ramos
RESTA VERSÃO FINAL DA DISSERTAÇÃO.
Felipe da Costa Negrão
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DO EDUCADOR MATEMÁTICO:
UM DIÁLOGO A PARTIR DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Geysykaryny Pinheiro de Oliveira
O FAZER CIENTÍFICO DOS SUJEITOS CRIATIVOS: INDICADORES DE ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO NOS ARTISTAS DO BOI-BUMBÁ DE PARINTINS.
Helane Mary de Oliveira Prado
O CURRÍCULO E A EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL:
TRAJETÓRIAS CONSTRUÍDAS E EM CONSTRUÇÃO DAS PROPOSTAS CURRICULARES NA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE MANAUS
Huanderson Barroso Lobo
O ZOOLÓGICO DO CIGS E O ENSINO DE CIÊNCIAS NA AMAZÔNIA
Jackeline Ferreira Sarmento
A EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM
OLHAR PARA AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE UM CMEI.
Nayara Ferreira Costa
UM OLHAR HABERMASIANO ACERCA DO ENSINO DE CIÊNCIAS
NO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.
Paula Naranjo da Costa
ENSINO DE CIÊNCIAS E SEXUALIDADE: Um Estudo das Abordagens e Práticas
Educativas no 5º ano do Ensino Fundamental.
Priscila Eduarda Dessimoni Morhy
O SENTIMENTO DE PERTENÇA NAS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL EM RELAÇÃO À ÁGUA NOS ESPAÇOS EDUCATIVOS.
Ronara Viana Cordovil
ENSINAR CIÊNCIA GEOGRÁFICA: O processo lúdico de aprendizagem no 5º ano de uma Escola Pública de Parintins/AM.
Rosária Jordão Dutra
VOZES INFANTIS NA ESCOLA: EXPERIÊNCIAS E SABERES SOBRE CIÊNCIA A
PARTIR DAS CULTURAS INFANTIS
Silvia Alves de Souza
INDICADORES DE ALFABETIZAÇÃO ECOLÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL.
Tássia Cabral da Silva
INDICADORES DE ALFABETIZAÇÃO ECOLÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL.
Virgilio José de Nazaré Guedes
RESTA VERSÃO FINAL DA DISSERTAÇÃO.
> INGRESSO 2015
- - DISSERTAÇÕES DEFENDIDAS
Ana Carla dos Santos Souza
Os agrotóxicos e a divulgação científica: o visível e o
invisibilizado
Argicely Leda de Azevedo
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO FUNDAMENTAL CONTRIBUIÇÕES DO JORNAL ESCOLAR.
Cintia Cavalcante Rodrigues
O ENSINO DE CIÊNCIAS NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES LIMITES,
DESAFIOS E POSSIBILIDADES NO CURSO DE PEDAGOGIA.
Clorijava de Oliveira Santiago Júnior
NEUROEDUCAÇÃO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOS PROFESSORES DE
ESCOLAS PÚBLICAS DAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM
ENSINO DE CIÊNCIAS.
Francisca Keila de Freitas Amoêdo
ENSINO DAS CIÊNCIAS DIÁLOGO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E A
APRENDIZAGEM DA CRIANÇA SURDA, NA CIDADE DE
PARINTINSAM
Gerilúcia Nascimento de Oliveira
O DIÁLOGO DA CRIANÇA DA EDUCAÇÃO INFANTIL COM A CIÊNCIA OLHARES E ENTRELAÇAMENTOS A PARTIR DO BOSQUE DA CIÊNCIA.
Hugo Levy da Silva Melo
O ENSINO DAS CIÊNCIAS E OS SABERES VIVIDOS Um estudo do ensino a partir do currículo da Escola Ribeirinha de Várzea no município de ParintinsAM.
Jhaína Aryce de Pontes e Souza
Criança: O Conhecimento Científico como Direito na Escola
Jorgete Comel Palmieri Mululo
VOZES E IMAGINÁRIOS INFANTIS: EXPERIÊNCIAS E SABERES
SOBRE CIÊNCIA NA ESCOLA E NO BOSQUE DA CIÊNCIA.
Lidiane de Melo Medeiros
RESTA VERSÃO FINAL.
Lívia Amanda Andrade de Aguiar
O ESTUDO DA CADEIA ALIMENTAR COMO FACILITADOR DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA EM CRIANÇAS DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.
Marlúcia Seixas de Almeida
A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS, A PARTIR DO TEMA ÁGUA.
NÚBIA MARIA DE MENEZES LEÃO
CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS DA DISCIPLINA FÍSICA NO
PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DA
CIDADE DE MANAUS
Núbia Maria de Menezes Leão
CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS DA DISCIPLINA FÍSICA NO
PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DA
CIDADE DE MANAUS.
Patrícia Lisboa de Aguiar
WARUÁ E O MORRO DA BOA ESPERANÇA: NO DIÁLOGO ENTRE OS
SABERES DAS CIÊNCIAS E O CONHECIMENTO TRADICIONAL
INDÍGENA DÂW.
Polyana Milena Barros Navegante
NEUROCIÊNCIA E OS PROCESSOS COGNITIVOS: PRÁTICAS
PEDAGÓGICAS E PERSPECTIVAS DA APRENDIZAGEM NO ENSINO DE CIÊNCIAS
NOS ANOS INICIAIS
Rafael de Azevedo Melo
A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS NO 5º ANO DO
ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL NO MUNICÍPIO
DE MANAUS/AM.
Renata Gomes da Cunha
ALFABETIZAÇÃO ECOLÓGICA USANDO OS ANFIBIOS ANUROS EM ESPAÇOS EDUCATIVOS.
Simone Cavalcante Moda
O ENSINO DA CIÊNCIA E A EXPERIÊNCIA VISUAL DO SURDO O USO DA LINGUAGEM IMAGÉTICA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE CONCEITOS CIENTÍFICOS.
Vallace Chriciano Souza Herran
INCLUSÃO DIGITAL E ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICO -TECNOLÓGICA: um estudo com crianças nos anos iniciais do ensino fundamental
Wanilce do Socorro Pimentel do Carmo
A RELAÇÃO INTERDISCIPLINAR ENTRE FÍSICA E FILOSOFIA NO
TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO EM UMA ESCOLA PÚBLICA NA
CIDADE DE MANAUS.
> INGRESSO 2014
- DISSERTAÇÕES DEFENDIDAS
DANIEL LUIZ DOS SANTOS BATISTA
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA O USO DO INFOGRÁFICO NA ESCOLA ESTADUAL PRINCESA ISABEL.
DENIS DE OLIVEIRA SILVA
METODOLOGIA DE PROJETOS NO ENSINO DAS CIÊNCIAS: REFLEXÃO, ESTRATÉGIA E PRATICAS METODOLÓGICA NO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NA ESCOLA SÃO PEDRO DO PARANANEMA - PARINTINS/AM.
ELIZÂNGELA DA ROCHA MOTA
AS PERSPECTIVAS DE PROFESSOR PESQUISADOR EM NARRATIVAS DE
EGRESSOS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E ENSINO
DE CIÊNCIAS NA AMAZÔNIA
GLAUCIANE SOUSA DA SILVA
A 'LAGOA AZUL' COMO ESPAÇO EDUCATIVO NÃO FORMAL
PARA A ALFABETIZAÇÃO ECOLÓGICA DE ESTUDANTES DAS
SÉRIES INICIAIS NO MUNICÍPIO DE PARINTINS.
JEANE TORRES DA SILVA
EM PROCESSO
LUANA MONTEIRO DA COSTA
Desligada
MARLY SATIMI SHIMADA
APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA SOBRE A DENGUE EM ESPAÇOS EDUCATIVOS.
ORLEYLSON CUNHA GOMES
ABORDAGEM CTS E A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: IMPLICAÇÕES PARA AS DIRETRIZES DO PROGRAMA CIÊNCIA NA ESCOLA
PAULA DO CARMO DA SILVA MARTINS
FALECIDA
REGINA LUCIA DE SOUZA VASCONCELLOS
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NO MUSEU AMAZÔNICO: UMA OPORTUNIDADE DE DEMOCRATIZAÇÃO DA CIÊNCIA.
SALATIEL DA ROCHA GOMES
A ESCOLA, SEU ENTORNO E OS ESPAÇOS NÃO-FORMAIS : POSSIBILIDADES
DE DIÁLOGOS SOBRE MEIO AMBIENTE.
SANDRA OLIVEIRA DE ALMEIDA
REVISTA CIÊNCIA HOJE DAS CRIANÇAS: FERRAMENTA EDUCATIVA PARA O
ENSINO DE CIÊNCIAS E INCENTIVO À PESQUISA.
SUHELLEN MARTINS DA SILVA
DOS GALPÕES DOS BUMBÁS DE PARINTINS À APRENDIZAGEM DE
CIÊNCIA: UMA REFLEXÃO ACERCA DO FAZER ARTISTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO CONTEXTO ESCOLAR.
VALDENI LIBÓRIO DE CASTRO
ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: O ENSINO DA LEITURA E ESCRITA EM UMA ESCOLA ESTADUAL DE TEMPO INTEGRAL EM MANAUS/AM.
> INGRESSO 2013
- DISSERTAÇÕES DEFENDIDAS
ALBERTO DE SOUZA BEZERRA
AVALIAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA DAS ESTRATÉGIAS DO PLANO DE AÇÃO INTERDISCIPLINAR DE 2011 A 2013 DO POE /CAPES /UEA.
ALINE CRISTINA OLIVEIRA DAS NEVES
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NO AMAZONAS: uma análise das matérias de capa da revista Amazonas faz Ciência
ANDREA GARCIA DE QUEIROZ
EDUCAÇÃO ALIMENTAR NO ENSINO FUNDAMENTAL EM ESPAÇOS EDUCATIVOS.
ANNE KARYNNE ALMEIDA CASTELO BRANCO
O PROJETO OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO/CAPES/UEA: FASES DA
DIFUSÃO DO CONHECIMENTO
CLODOALDO PIRES ARAÚJO
ENSINO DE CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL EM DIFERENTES ESPAÇOS EDUCATIVOS USANDO O TEMA DA CONSERVAÇÃO DA FAUNA AMAZÔNICA
DEBÓRA DE SOUZA
A RELAÇÃO DAS CRIANÇAS COM O JARDIM BOTÂNICO: um espaço para
Ciência
DENISE MEDIM DA MOTA
A SALA INTERDISCIPLINAR DE APRENDIZAGEM NO PROJETO DO OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO/ CAPES/UEA: OS CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS A PARTIR DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS.
ELISEU DA SILVA SOUSA
A PESQUISA NA FORMAÇÃO DOCENTE NO CURSO DE PEDAGOGIA NO
CESP/UEA: UM PROCESSO EM CONSTRUÇÃO
ERICK RODRIGO SANTOS ALMEIDA
O FACEBOOK COMO CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES:
POSSIBILIDADES A PARTIR DA APLICAÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE LEITURA
NA EXECUÇÃO DO PROJETO DO OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO/CAPES/UEA.
FRANCINALDO MENDES NOGUEIRA
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: PRODUÇÃO DE VÍDEOS COM AS CRIANÇAS PARA A APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL
GYANNE KAROL SANTANA LEAL
O ENSINO DE CIÊNCIAS E AS RELAÇÕES ENTRE ESCOLA E ESPAÇOS NÃO FORMAIS: Um estudo com crianças ribeirinhas
JOSÉ CAVALCANTE LACERDA JUNIOR
DAS IMAGENS DAS CRIANÇAS ÀS IMAGENS DE CIÊNCIAS: O ENCONTRO DA INFÂNCIA COM A CULTURA CIENTÍFICA
MANOEL FERNANDES BRAZ RENDEIRO
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NO FAVORECIMENTO DO APRENDIZADO DE
MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO, NO PROJETO PRESENCIAL E MEDIADO POR
TECNOLOGIA DA SEDUC/AM
MARIA DO PERPETUO SOCORRO BANDEIRA MORAIS
A DISCIPLINA MATEMÁTICA A PARTIR DA VISÃO CURRICULAR NO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
MARIA VARCILENE DE SOUZA
OS SABERES TRADICIONAIS LOCAIS COMO POSSIBILIDADES DE INSERÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS NA ESCOLA PEDRO REIS FERREIRA EM PARINTINS/AM
MARILDA PICANÇO LOPES
O PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM EM CIÊNCIAS NATURAIS: BUSCANDO A DINÂMICA DO SABER EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE MANAUS
MONICA SILVA AIKAWA
EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL
RAIMUNDO NONATO DE ALENCAR
O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS POR MEIO DA
MÚSICA E ELEMENTOS SONOROS EM ESPAÇOS EDUCATIVOS
RÁINE LUIZ DE JESUS
O ENSINO DE QUÍMICA ATRAVÉS DE MAQUETES DIDÁTICAS DE ESTRUTURAS MOLECULARES A ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE MANAUS
VIRGÍNIA FRANÇA PEREIRA
RESTA VERSÃO FINAL.
WENDERSON CRUZ DA SILVA
TEMAS TRANSVERSAIS, OFICINAS PEDAGÓGICAS E APRENDIZAGEM
SIGNIFICATIVA: UMA TRIANGULAÇÃO NECESSÁRIA NO ENSINO DE
CIÊNCIAS
> INGRESSO 2012
- DISSERTAÇÕES DEFENDIDAS
ANA CLÁUDIA MAQUINÉ DUTRA
CONTRIBUIÇÃO DO VÍDEO COMO LINGUAGEM NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE CONCEITOS CIENTÍFICOS NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
CÍNTIA EMANUELLY DE O. RAMOS
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA PARA O PÚBLICO INFANTIL: UM ESTUDO DE CASO NO MUSEU DA AMAZÔNIA (MUSA)
DANIELLE PORTELA DE ALMEIDA
APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EM ESPAÇOS EDUCATIVOS: O USO DOS QUELÔNIOS COMO TEMA FACILITADOR
DERLEI MARIA C. DE MACEDO
AS CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES SOBRE AS DIFICULDADES NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA EM DUAS ESCOLAS PÚBLICAS NA CIDADE DE MANAUS
EDILSON MORAIS E SILVA
O JOGO COMO ESTRATÉGIA INTERDISCIPLINAR NO PROJETO DO OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO/CAPES/UEA
ELIENE DE FREITAS PASSOS
AS PEGADAS DAS CRIANÇAS NAS TRILHAS DO BOSQUE DA CIÊNCIA: ESTUDO SOBRE A VIVÊNCIA DAS CRIANÇAS NA VISITA A UM ESPAÇO NÃO FORMAL
EVANILDA FIGUEIRDEDO G. DE SOUZA
RESTA VERSÃO FINAL.
HILÉIA MONTEIRO MACIEL
O POTENCIAL PEDAGÓGICO DOS ESPAÇOS NÃO FORMAIS DA CIDADE DE MANAUS
ILIANE MARGARETE GHEDIN
AS AULAS DE CAMPO EM ESPAÇOS NÃO-FORMAIS NO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE RORAIMA (UERR)
JANECLEY MARTINS SILVA
ARQUIVO CORROMPIDO
LEILA MÁRCIA GHEDIN
A PEDAGOGIA DE PROJETOS COMO UM CAMINHO PARA A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA DE ESTUDANTES POR MEIO DAS FEIRAS DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA NOS MUNICÍPIOS DE SÃO LUIZ DO ANAUÁ E ALTO ALEGRE NO ESTADO DE RORAIMA.
LIZANDRA VIEIRA MARTINS
RESTA VERSÃO FINAL.
LIZANDRA VIEIRA MARTINS
A INDISCIPLINA ESCOLAR E O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM
CIÊNCIAS NATURAIS: UM ESTUDO NO ENSINO FUNDAMENTAL II
MARIA DO SOCORRO DA COSTA VIANA
NAS ENTRELINHAS DO TEXTO: A APRENDIZAGEM NO DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA ESCRITORA EM UMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR DO PROJETO DO OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO/POE/CAPES/UEA.
MARY SONIA DUTRA DE ALENCAR
RESTA VERSÃO FINAL.
MONIQUE OLIVEIRA PAULO
MATEMÁTICA E INTERDISCIPLINARIDADE: UM DESAFIO PARA OS PROFESSORES DE DUAS ESCOLAS PÚBLICAS DE MANAUS
PATRICK MARQUES DOS SANTOS
A CONCEPÇÃO DOS ALUNOS SOBRE A DISCIPLINA FÍSICA NO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA NA CIDADE DE MANAUS
RENNER DOUGLAS G. DUTRA
DO RUFAR DO TAMBOR COM CRIANÇAS À EDUCAÇÃO CIENTÍFICA: UMA ABORDAGEM A PARTIR DA ESCOLA DE ARTE DO BOI CAPRICHOSO.
SILVIA LIMA DOS SANTOS
AS VOZES DAS CRIANÇAS À SOMBRA DA PALMEIRA DE URUCURI: UM
DIÁLOGO PARA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS
WAGNER DE DEUS MATEUS
A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NA PÁGINA WEB DO PPGEEC/UEA: CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA
> INGRESSO 2011
- DISSERTAÇÕES DEFENDIDAS
ALDALÚCIA MACEDO DOS SANTOS
RESTA VERSÃO FINAL.
ALINE CRISTINA OLIVEIRA DAS NEVES
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NO AMAZONAS: UMA ANÁLISE DAS MATÉRIAS DE CAPA DA REVISTA AMAZONAS FAZ CIÊNCIA.
ANDRÉ WILSON A. PINTO SALGADO
PROPOSTA DE WEBDESIGN PARA A REVISTA AMAZÔNICA DE ENSINO DE CIÊNCIAS ¿ ARETÉ
ATAIANY DOS SANTOS VELOSO
O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DO CONCEITO DE ENERGIA NA TERMOQUÍMICA E A RELAÇÃO COM O COTIDIANO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
CARMEN LOURDES FREITAS DOS SANTOS JACAÚNA
O TEMA ÁGUA COMO INCENTIVADOR NA ALFABETIZAÇÃO ECOLÓGICA DOS ALUNOS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
CINTHIA JUNGER DE SOUZA MORALES
O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NO ENSINO DE
CIÊNCIAS: UMA ANÁLISE DAS PRÁTICAS DE AVALIAÇÃO
DALVA SUELY MORAES MOTA
CONHECIMENTOS INDÍGENAS E EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: A
SEXUALIDADE KAMBEBA COMO ELEMENTO DE PRESERVAÇÃO
CULTURAL
DAVID XAVIER DA SILVA
EDUCAÇÃO CIENTÍFICA A PARTIR DE ATIVIDADES DE CONSERVAÇÃO DE QUELÔNIOS AMAZÔNICOS EM COMUNIDADES RIBEIRINHAS DO BAIXO AMAZONAS
EDILSON BARROSO GOMES
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE FÍSICA NO CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE PARINTINS/UEA.
EDUARDO A. DAS CHAGAS SEGURA
A INTERDISCIPLINARIDADE COMO PERSPECTIVA CURRICULAR EM UM PROJETO DO PROGRAMA DO OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO/CAPES NO AMAZONAS
HEBERT JOSÉ BALIEIRO TEIXEIRA
IMPLICAÇÕES DO CONCEITO DE INTELIGÊNCIA DE HOWARD GARDNER A UMA DIDÁTICA NA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS
ISABEL DO SOCORRO LOBATO BELTRÃO
VIVÊNCIAS E EXPERIÊNCIAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO MUNICÍPIO DE PARINTINS/AM
JORGE DE MENEZES RODRIGUES
CONCEPÇÕES SOBRE O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM GEOMETRIA NO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA DE MANAUS
JOÃO MARINHO DA ROCHA
PROGRAMA DE MANEJO DE QUELÔNIOS AMAZÔNICOS ¿PÉ-DE-PINCHA¿: ARTICULANDO A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA EM COMUNIDADES RURAIS DO BAIXO AMAZONAS
LUCÉLIDA DE FÁTIMA MAIA DA COSTA
A ETNOMATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DO CAMPO, EM CONTEXTOS INDÍGENA E RIBEIRINHO, SEUS PROCESSOS COGNITIVOS E IMPLICAÇÕES À FORMAÇÃO DE PROFESSORES
LUÍS ALBERTO MENDES DE CARVALHO
A INICIAÇÃO CIENTÍFICA EM PARINTINS/AM: UMA ANÁLISE DO PROGRAMA CIÊNCIA NA ESCOLA (PCE)
MAILDSON ARAÚJO FONSECA
O ENSINO DE FÍSICA UTILIZANDO ELEMENTOS NATURAIS COMO RECURSO PEDAGÓGICO E LABORATÓRIOS VIRTUAIS NO 9° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NA GLEBA DE VILA AMAZÔNIA, PARINTINS ¿ AMAZONAS.
MARIA DAS GRAÇAS ALVES CASCAIS
ESPAÇOS EDUCATIVOS PARA A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: UMA EXPERIÊNCIA COM ESTUDANTES DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
MARIÊ AUGUSTA DE S. PINTO
OS PROCESSOS COGNITIVOS DA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA POR MEIO DE UMA DIDÁTICA ESPECÍFICA PARA ESTUDANTES SURDOS
MARLUCIA FERREIRA MELO
MAPEAMENTO DOS ASPECTOS AFETIVOS QUE INFLUENCIAM E DIFICULTAM A APRENDIZAGEM A PARTIR DO USO DE FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS PRODUZIDAS POR EGRESSOS DO MESTRADO PROFISSIONAL DE ENSINO DE CIÊNCIAS NA AMAZÔNIA
MARY TÂNIA DOS SANTOS CARVALHO
A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA DA PRODUÇÃO DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO CONTINUADA DO MESTRADO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS- POLO PARINTINS/ AM
MATEUS DE SOUZA COELHO FILHO
A INICIAÇÃO CIENTÍFICA DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO INICIAL DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS, POLO PARINTINS-AM
NUBIA DO SOCORRO PINTO BREVES
CONHECIMENTO OMÁGUA/KAMBEBA E A EDUCAÇÃO EM
CIÊNCIAS: UM ESTUDO NA ESCOLA MUNICIPAL TRÊS UNIDOS
NO RIO CUIEIRAS/BAIXO RIO NEGRO
OSIMAR BEZERRA MAGALHÃES BRASIL
O ESTÁGIO SUPERVISIONADO COMO COMPONENTE CURRICULAR NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DO PROFESSOR DE BIOLOGIA
PAULO SÉRGIO RIBEIRO DA SILVA
VIVÊNCIAS CURRICULARES NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA NO CESP/UEA/PARINTINS
RENATA NOBRE TOMÁS
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA EM 140 CARACTERES: O TWITTER INSTITUCIONAL DA FAPEAM
RICARDO MOREIRA DE QUEIROZ
ALFABETIZAÇÃO ECOLÓGICA NO ENSINO FUNDAMENTAL UTILIZANDO O ¿CARAMUJO AFRICANO¿ ACHATINA FULICA
RUTH CRISTINA SOARES GOMES
O ENSINO COM PESQUISA COMO EIXO ARTICULADOR DE UMA PEDAGOGIA UNIVERSITÁRIA NA MOBILIZAÇÃO DA TOTALIDADE DA COGNIÇÃO
SIMONE SOUZA SILVA
A INTERFACE CURRÍCULO-EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS NA AMAZÔNIA: NARRATIVA DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO CONTINUADA
WALLACE LIRA
CIÊNCIA E ARTE: UM ENCONTRO NECESSÁRIO NAS AULAS DE CIÊNCIAS
YONE GAMA DA COSTA
A APRENDIZAGEM DE CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS EM UMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR NO PROJETO OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO / CAPES / UEA
ÁGDO RÉGIS BATISTA FILHO
RESTA VERSÃO FINAL.
ÂNGELA MARIA RODRIGUES DE FIGUEIREDO
ÂNGELA MARIA RODRIGUES DE FIGUEIREDO
OS PROCESSOS COGNITIVOS DESENVOLVIDOS NO ENSINO DE DIDÁTICA NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
> INGRESSO 2009
- DISSERTAÇÕES DEFENDIDAS
TIMOTEO GAMA DA SILVA
CONSTRUÇÃO DA CANOA INDÍGENA: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DA ESCOLA DA COMUNIDADE INDÍGENA DE TERRA PRETA NO BAIXO RIO NEGRO
TATYANNA DE MELO AFONSO
EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO DE CIÊNCIAS: formação, prática e transversalidade
SULEIMA PANTOJA TELLO
EDUCOMUNICAÇÃO: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS
ROSA SUZANA BATISTA FARIAS
A MÚSICA FOLCLÓRICA AMAZONENSE COMO UM INSTRUMENTO FACILITADOR DO ENSINO-APRENDIZAGEM DE FÍSICA NO ENSINO MÉDIO
ROMILDA ARAUJO CUMARU
AVALIAÇÃO DAS OFICINAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM MUDANÇAS CLIMÁTICAS NO CONTEXTO DAS ESCOLAS PÚBLICAS DA REDE ESTADUAL, NO AMAZONAS.
REJANE MARIA CALDAS FREITAS
SISTEMAS NUMÉRICOS E ENSINO DE CIÊNCIAS: CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO DE POVOS INDÍGENAS DO ALTO RIO NEGRO
RAIZIANA M. DE OLIVEIRA ZURRA
NARRATIVAS DA FLORESTA NACIONAL DE TEFÉ: EXPRESSÕES DE SABER DO ALUNO RIBEIRINHO E A SUA TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS
PONYELEN DA S. MORAIS
EDUCAR PELA PESQUISA: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA PARA A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
MAUD REJANE DE CASTRO E SOUZA
UM NOVO OLHAR NO ENSINO DE FÍSICA NOS CURSOS DE ENGENHARIA NA AMAZÔNIA
MARNICE ARAÚJO MÍGLIO
PROTÓTIPO PARA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA ESCOLAR COMO REFERENCIAL PARA O TRABALHO PEDAGÓGICO DO PROFESSORNO ENSINO FUNDAMENTAL
LUCIA HELENA S. DE OLIVEIRA
MÉTODO TRADICIONAL E MÉTODO LÚDICO: UMA COMPARAÇÃO NO ENSINO DE CONCEITOS DE GEOMETRIA NO 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
LEILA TEIXEIRA GONZAGA
PROCESSO DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL UMA INTERAÇÃO ENTRE ESPAÇO FORMAL E NÃO FORMAL
JOSIANO REGIS CARIA
DISCURSO DO PROFESSOR DE CIÊNCIAS E ALUNOS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE MANAUS SOBRE ATIVIDADES DE ENSINO
GABRIEL RODRIGUES DO NASCIMENTO
CONCEPÇÕES DE CIÊNCIA EM NARRATIVAS DE LICENCIANDOS EM QUÍMICA NO AMAZONAS
EUNICE CARVALHO GOMES
ENSINO DE CIÊNCIAS E PEDAGOGIA DE PROJETOS: (RE) SIGNIFICANDO O PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM NA ABORDAGEM DE PREVENÇÃO AO USO INDEVIDO DE DROGAS
ELLIS REGINA V. DE SOUZA
O ENSINO DA LEITURA E ESCRITA NO ENSINO FUNDAMENTAL E SUA CONTRIBUIÇÃO NA FORMAÇÃO DE CONCEITOS CIENTÍFICOS
EDMILZA DOS SANTOS FERREIRA
O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS: UMA PROPOSTA INTERCULTURAL NOS
ANOS INICIAIS MULTISSERIADOS NA ESCOLA MUNICIPAL ALEIXO BRUNO
NA COMUNIDADE INDÍGENA TERRA PRETA
ANA MARIA DOS SANTOS BARROS
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DOS CONJUNTOS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - UMA PROPOSTA METODOLÓGICA
> INGRESSO 2008
- DISSERTAÇÕES DEFENDIDAS
ADRIANA ARAÚJO POMPEU PIZA
"O ENSINO DE CIÊNCIAS E A CONSERVAÇÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA USANDO UM ESPAÇO NÃO FORMAL"
§***********§***********§***********§***********§***********§
CAROLINE BARRONCAS DE OLIVEIRA
"PROFESSOR PESQUISADOR-EDUCAÇÃO CIENTÍFICA: O ESTÁGIO COM
PESQUISA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA OS ANOS INICIAIS"
§***********§***********§***********§***********§***********§
ELEONORA CELLI ARENARE SANTIAGO
A INTEGRAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM EM QUÍMICA NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE MANAUS
ELIANE BATISTA DE LIMA
O USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
IREUDA DA COSTA MOURÃO
A DIDÁTICA DAS CIÊNCIAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA E BIOLOGIA: ARTICULAÇÕES ENTRE OS CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS DAS ÁREAS DE FORMAÇÃO E O FAZER PEDAGÓGICO
KARLA DOS SANTOS GUTERRES ALVES
A DIDÁTICA DAS CIÊNCIAS COMO DISCIPLINA ACADÊMICA: UMA PROPOSTA DE DESENHO ESTRUTURAL PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS
KARLA NUNES DA SILVA
MAPAS CONCEITUAIS COMO FERRAMENTAS PARA COMPLEMENTAÇÃO AO ENSINO-APRENDIZAGEM DAS PROTEÍNAS
MARCEL BRUNO PEREIRA BRAGA
PROPOSTA METODOLÓGICA EXPERIMENTAL DEMONSTRATIVA POR INVESTIGAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DA
FÍSICA NA TERMOLOGIA
MARIA ROSEMI A. DE NASCIMENTO
EDUCAÇÃO INTERCULTURAL E ENSINO DE CIÊNCIAS: CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS EM CIÊNCIAS NATURAIS NA ESCOLA INDÍGENA BANIWA E CORIPACO - PAMÁALI, NO ALTO RIO NEGRO.
MARIA TRINDADE DOS SANTOS TAVARES
DIAGNÓSTICO DOS ASPECTOS COGNITIVOS AFETIVOS E SOCIAIS QUE IMPULSIONAM A APRENDIZAGEM EM PROCESSOS DE EDUCAÇÃO E ENSINO DE CIÊNCIAS NA AMAZÔNIA
ODALÉIA SANTOS KOGA
PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES DE BIOLOGIA: UM ESTUDO SOBRE O ENSINO DA REPRODUÇÃO HUMANA EM ESCOLAS DA ZONA LESTE DE MANAUS
SAULO CÉZAR SEIFFERT SANTOS
"DIAGNÓSTICO E POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DE ZOOLOGIA EM MANAUS/AM"
§***********§***********§***********§***********§***********§
VÍLLIAN DA COSTA HERCULANO
FORMAÇÃO CONTÍNUA DOS PROFESSORES DO PROGRAMA CIÊNCIA NA ESCOLA: UMA ANÁLISE REFLEXIVA PARA UMA PRÁXIS EMANCIPATÓRIA EM ÁLVARO VIEIRA PINTO
> INGRESSO 2007
- DISSERTAÇÕES DEFENDIDAS
ANA PAULA SÁ MENEZES
"HISTÓRIA DA FÍSICA ALIADA ÀS TECNOLOGIAS DE
INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: Organizador Prévio como uma Estratégia Facilitadora da Aprendizagem Significativa de Física na Educação Básica"
§***********§***********§***********§***********§***********§
CÉLIA SANDRA CARVALHO DE ALBUQUERQUE
"A UTILIZAÇÃO DOS JOGOS COMO RECURSO DIDÁTICO NO PROCESSO ENSINO ¿ APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NAS SÉRIES INICIAIS NO ESTADO DO AMAZONAS"
§***********§***********§***********§***********§***********§
DAYSE PEIXOTO MAIA
"O ENSINO DAS TERMINOLOGIAS BIOLÓGICAS ATRAVÉS DA APRENDIZAGEM SIFNIFICATIVA: proposta para a formação de professores"
§***********§***********§***********§***********§***********§
EDILEUZA MARIA LIMA BELMONT
A RESILIÊNCIA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES E ALUNOS-PROFESSORES DO CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS NA AMAZÔNIA
ELIANA SANTOS SAMPAIO
"SÍNDROME DE BURNOUT EM PROFESSORES E ALUNOS DO PROGRAMA DE MESTRADO ENSINO DE CIÊNCIAS NA AMAZÔNIA: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES"
§***********§***********§***********§***********§***********§
ETHEL SILVA DE OLIVEIRA
" A Pedagogia de Projetos na aprendizagem de conceitos no Ensino de Ciências"
§***********§***********§***********§***********§***********§
Edileuza Maria Lima Belmont - PRODUTO
Roteiro para Oficina de Resiliência
FABIANE DE MATOS ARAÚJO
"A PRÁTICA DA TRANSVERSALIDADE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES:
REFFLEXOS NO ENSINO BÁSICO"
§***********§***********§***********§***********§***********§
MARIA DE LOS ANGELES OLORTEGUI AGUINAGA
A ORIENTAÇÃO SEXUAL COMO TEMA TRANSVERSAL NA PREVENÇÃO DE VULNERABILIDADES NO ENSINO DE CIÊNCIAS
MARIA DO LIVRAMENTO GALVÃO DA SILVA
"A formação dos conceitos científicos nos anos iniciais do Ensino Fundamental: uma proposta para o Ensino de Ciências Naturais usando a literatura infantil amazonense."
§***********§***********§***********§***********§***********§
REGINA CÉLIA MORAES VIEIRA
EDUCAÇÃO INTERCULTURAL: O Ensino de Ciências através da pesquisa na Escola Indígena Pamáali no Alto Rio Negro
§***********§***********§***********§***********§***********§
ROSA EULÁLIA VITAL DA SILVA
" INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO E O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS:
Contribuições para Educação Ambiental no contexto amazônico"
Rosa Eulália Vital da Silva - PRODUTO
Rede de Comunicação Interativa para o Ensino de Ciências Naturais
§***********§***********§***********§***********§***********§
SÂMYA DE OLIVEIRA SANCHES
"PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS NAS
ESCOLAS PÚBLICAS DE MANAUS: Temas Ambientais no 9º ano do Ensino Fundamental"
§***********§***********§***********§***********§***********§
WALDILÉIA DO SOCORRO CARDOSO PEREIRA
"ESTÁGIO DOCENTE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NA AMAZÔNIA"
Waldiléia do Socorro Cardoso Pereira - PRODUTO
Proposta Metodológica para o Estágio Docente no Curso de Mestrado de Ensino de Ciências na Amazônia
§***********§***********§***********§***********§***********§
> INGRESSO 2006
- Dissertações Defendidas
CÉLIA MARIA SERRÃO ELEUTÉRIO
"JOGOS DIDÁTICOS: alternativas no ensino de Química"
§***********§***********§***********§***********§***********§
DARLISÂNGELA MARIA MONTEIRO
" Educação e ciência: as lições de Baíra."
§***********§***********§***********§***********§***********§
DENÍLSON DINIZ PEREIRA
"Prática pedagógica de professores de ciências naturais em Manaus ¿
Brasil: uso de instrumentos didáticos no ensino."
§***********§***********§***********§***********§***********§
HELISÂNGELA RAMOS DA COSTA
"O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE FUNÇÕES ATRAVÉS DA MODELAGEM
MATEMÁTICA E DA TECNOLOGIA INFORMÁTICA NO CONTEXTO
AMAZÔNICO"
§***********§***********§***********§***********§***********§
IRLANE MAIA DE OLIVEIRA
"A PRÁTICA DA TRANSVERSALIDADE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS, NAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS DA CIDADE
DE MANAUS"
§***********§***********§***********§***********§***********§
JOELIZA ARAÚJO
"O ensino de botânica e a educação básica no contexto
amazônico: construção de recurso multimídia."
§***********§***********§***********§***********§***********§
JOSUÉ CLÁUDIO DE MELO DANTAS
"A Percepção do sujeito sobre as questões de gênero a partir do livro
didático de ciências naturais da 2ª série do Ensino Fundamental."
§***********§***********§***********§***********§***********§
JOSÉ DE ALCÂNTARA FILHO
"O Ensino de Ciências e a necessária relação interdisciplinar entre
Física e Matemática."
§***********§***********§***********§***********§***********§
MARA REGINA KOSSOSKI FELIX REZENDE
"A Neurociência e o Ensino-Aprendizagem em Ciências: um diálogo necessário."
§***********§***********§***********§***********§***********§
MARCELO PARANHOS
"A promoção de saúde através de um trabalho interdisciplinar no ensino
à distância: um exemplo amazônico."
§***********§***********§***********§***********§***********§
MARIA INEZ PEREIRA DE ALCÂNTARA
"Elementos da Floresta e Ensino de Ciências: proposta metodológica
para ensinar ciências na área rural amazônica."
MARIA ROSEANE RODRIGUES
"Práticas Reflexivas na Formação inicial de professores para os
anos iniciais do Ensino Fundamental."
§***********§***********§***********§***********§***********§
Maria Inez Pereira de Alcântara - PRODUTO
Proposta Metodológica para ensinar Ciências na área rural amazônica
§***********§***********§***********§***********§***********§
NORMA APARECIDA LOPES
" Criatividade no Ensino de Ciências: Uma necessidade na prática docente."
§***********§***********§***********§***********§***********§
PATRÍCIA FARIAS TREVISAN
"Ensino de Ciências para surdos através de software educacional."
§***********§***********§***********§***********§***********§
ROSA DE OLIVEIRA MARINS
" ENSINO DE CIÊNCIAS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES:
diagnóstico, análise e proposta.
§***********§***********§***********§***********§***********§
ROSILENE GOMES DA SILVA FERREIRA
"Pesquisa em ensino de ciências: proposta tecnológica para
definição de projetos no contexto do Programa de Apoio à Iniciação
Científica."
Rosilene Gomes da Silva Ferreira - PRODUTO
PESQUISA EM ENSINO DE CIÊNCIAS: PROPOSTA TECNOLÓGICA PARA DEFINIÇÃO DE PROJETOS NO CONTEXTO DO PROGRAMA DE APOIO À INICIAÇÃO CIENTÍFICA
§***********§***********§***********§***********§***********§
SÔNIA CLÁUDIA BARROSO DA ROCHA
"A escola e os espaços não-formais: possibilidades para o Ensino
de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental."
§***********§***********§***********§***********§***********§
WHASGTHON AGUIAR DE ALMEIDA
"A Fertilidade do conceito de Professor-Pesquisador
a partir do desenvolvimento do Estágio vinculado à Pesquisa."
§***********§***********§***********§***********§***********§
WILLIAM COSTA DA SILVA
"COMPLEXIDADE ¿ EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: Uma interface necessária."
§***********§***********§***********§***********§***********§
ARETÉ
SECAM
TEDE
SUCUPIRA
Periódicos da CAPES
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Curriculo Lattes
Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado do Amazonas
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
© Universidade do Estado do Amazonas. Todos os direitos reservados.