UEA - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS
Tuesday, 27 de September de 2022
Institucional
Estrutura Física
> Auditório
Auditório Multiusuário
01 Auditório multiusuário com capacidade para 100 pessoas para aulas, eventos, qualificações e defesas.
> BIBLIOTECA

Biblioteca

Na biblioteca do HEMOAM há 10 terminais de computadores ligados à internet, além de espaço para até 17 pessoas conectarem seus laptops a uma rede de internet sem fio gratuita, no período entre 7 horas e 18 horas semanalmente.
Nesse espaço, os alunos podem ter acesso livre ao Portal de Periódicos da CAPES, além da possibilidade de se conectarem a esse portal desde suas casas, com senha de acesso concedida pelo PPGH.O empréstimo é permitido a alunos, professores, pesquisadores e servidores ativos. A consulta é livre.
> CPC

Centro de Processamento Celular

Laboratório que exerce as atividades de captação e seleção de doadores, a coleta, Transporte, avaliação, processamento, acondicionamento, armazenamento e disponibilização de células de origem humana para uso terapêutico, podendo ainda fornecer células para pesquisa, ensino, treinamento, controle de qualidade ou validação de processos.

Principais equipamentos: Bioarquivo, Contador Hematológico, Capelas de Fluxo Laminar, Freezer de congelamento programado, Freezer vertical a -80°C, centrífuga refrigerada de solo, Centrifuga Microprocessada, Incubadora de CO2, Refrigerador vertical, Microscópio Invertido, Agitador de kline, Balança eletrônica.

Área física: 151,55m2
> Laboratórios

Genômica I

Área de pré-PCR: possui uma sala destinada a extração DNA com sistema de pipetagem automatizada (epMotion 5075 da Eppendorf), análise e quantificação de DNA/RNA e proteínas (NanoDrop ND2000 da Thermo), uma sala de preparo e pipetagem de reação de PCR equipada com: capela de fluxo com luz UV; vórtex; mini spin; micropipetas mono e multicanal; centrífuga refrigerada de microtubo (5430R da Eppendorf); spin de microplaca, e uma sala de conservação de amostras e reagentes que possui uma geladeira e um freezer -80°C.

Genômica II

Área de amplificação: destinada realização de PCRs convencionais e RT-PCR, equipada com 6 termocicladores convencionais, plataforma de PCR em Tempo Real ABI 7500, StepOneplus,CFX96, Rotor gene e centrífuga refrigerada de microplaca (5430R da Eppendorf).

Área de pós-PCR: destinada a técnicas de análises de produtos de PCR e sequenciamento de DNA. Está equipada com: bancadas, balança analítica, pHmetro digital, forno de hibridização, mini spin, geladeira, jogo de pipetas mono e multicanal.
Seus equipamentos são:

Estação automatizada para pipetagem e setup de ração da marca Eppendorf (EpMotion 5075) é usado para extração e purificação de DNA e RNA, utilizando colunas de sílica a vácuo num processo totalmente automatizado, com capacidade máxima de extração simultânea de 96 amostras/hora. Com essa tecnologia é possível obter um produto com alto rendimento e qualidade.

Sistema de genotipagem de grupos sanguíneos que utiliza a tecnologia de análise por PCR multiplex, processamento pós-PCR com sondas fluorescentes (BeadChip) e análise de imagem num microscópio de fluorescência. Tal sistema permite a detecção simultânea dos polimorfismos de interesse.

Sequenciador de Nova Geração (SNG) MiSeq da marca Illumina, que possibilita o sequenciamento em paralelo de fragmentos de ácidos nucléicos além do sequenciamento completo de genomas bacterianos, plasmídeos, caracterização de transcriptomas, sequenciamento, sequenciamento de novo, detecção de mutações e SNPs, metagenômica, Microbial-Seq, e outras aplicações em epigenômica como ChIP-Seq, RNA-Seq e Methyl-Seq.

Plataforma de PCR em Tempo Real ABI 7500, StepOneplus, Rotor gene, que possibilita a detecção de polimorfismos, mutações de interesse, expressão gênica, entre outros procedimentos de biologia molecular.

Laboratório Multidisciplinar

A unidade dispõe de plataformas tecnológicas que podem ser aplicadas ao estudo de marcadores imunológicos através de imunoensaios, bem como tecnologias aplicadas à identificação de peptídeos para fins de diagnósticos.

Laboratório de Ensino Moacir Moreira

Este laboratório é multidisciplinar que desenvolver atividades práticas para alunos de PPGH-UEA/HEMOAM, curso técnico em hemoterapia e profissionais da Hemorrede Amazonas e Pós-Graduação (residência médica, especialização, mestrado), nas áreas de hemoterapia (imunohematologia) e análises clínicas com ênfase em hematologia. Este laboratório possui:
10 Microscópios Ópticos binoculares, Microscópio com mais 4 lentes oculares, contadores células manual, banho-maria, centrífugas para tubos de hemólise com 8 tubos, centrífugas para tubos de hemólise com 8 tubos,Centrífuga refrigerada para tubos de 10mL, tela retrátil, projetor fixo, quadro branco fixo, mesas de centro, Armários, banquetas pequenas, banquetas médias, cadeiras giratórias revestidas em couro, refrigerador de 2 - 8º.
> NAEP

Núcleo de Apoio ao Ensino e Pesquisa

01 sala destinada ao uso dos discentes
> NAPPC

Núcleo de Apoio à Projetos e Publicações Científicas

Criado em Agosto de 2021, é um espaço exclusivo para os pesquisadores do HEMOAM e tem com missão auxiliar os pesquisadores mestres e doutores da Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (HEMOAM) na elaboração e revisão dos projetos, resumos e artigos científicos.
> Resumo
NENHUM ITEM FOI ATRIBUÍDO A ESTA CATEGORIA!
> Sala 10

Sala de Estudo

sala de aula destinada para realização de disciplinas, qualificações e defesas e reuniões dos pesquisadores.
Facebook
Instagram
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado do Amazonas
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Periódicos da CAPES
Curriculo Lattes
#
#
© Governo do Amazonas. Todos os direitos reservados.