|
|
> TURMA 11-2022 |
|
|
MSc. Paulo Henrique Rodrigues de Souza Confira o depoimento do Egresso do Programa do PPGH: Paulo Henrique Rodrigues de Souza!
Graduado em Biomedicina com especialização em Microbiologia Geral e em Hematologia e Hemoterapia. Ingressou no Programa de Pós-graduação em Ciências Aplicadas à Hematologia (PPGH-UEA) no ano de 2022 e em 2024 defendeu sua dissertação intitulada: ¿Prevalência da infecção pelo Eritrovírus B19V em pacientes portadores de doenças hematológicas¿.
Orientado pelo Prof. Dr. Gemilson Soares Pontes
Coorientado pelo Prof. Dr. Anderson Nogueira Barbosa
🔹Expectativa
¿As minhas expectativas sempre foram altas. Ampliar meus conhecimentos na área da hematologia sempre foi um grande desejo desde a graduação. Ao entrar no programa, sabia que teria a chance de viver experiências incríveis¿, disse.
🔹Momento marcante
¿Foi uma experiência enriquecedora e desafiadora, o que foi fundamental para o desenvolvimento profissional e pessoal. Durante esses anos, o momento marcante foi o primeiro contato com o mundo encantador do ensino no estágio docência, onde pude aprender e compartilhar conhecimentos com outros alunos¿, enfatizou.
🔹Satisfação
¿A oportunidade de fazer parte do programa proporcionou um mundo de conhecimentos aos quais não tive acesso, e hoje sou muito grato por tudo que adquiri durante essa jornada. Valeu muito a pena!¿, destacou. |
|
|
|
> Turma 01-2013 |
|
|
MSc. Janaina Carmo de Souza Sales Todos nós que passamos por uma Pós-graduação sabemos que é um período marcante em nossas vidas. Nesse sentido o Programa de Pós-graduação em Ciências Aplicadas à Hematologia (PPGH) entende que a relação com os egressos não se encerra depois da obtenção do diploma. Assim, contamos um pouquinho como está a aproximação do PPGH-UEA com seus alunos, afinal, queremos saber como foi a experiência do aluno em sua passagem pelo PPGH e como ele tem dado continuidade em sua carreira.
Apresentamos nossa aluna egressa: Janaina Carmo de Souza Sales
Confira o depoimento da Egressa do PPGH Janaína Carmo de Souza Sales. A mestre em Hematologia Janaína Carmo de Souza Sales possui graduação em Enfermagem e especialização em Terapia Intensiva e Auditoria e Gestão em Serviços de Saúde.
Ingressou no Programa de Pós-graduação em Ciências Aplicadas à Hematologia (PPGH-UEA) no ano de 2013, e em novembro de 2015 defendeu sua dissertação intitulada: ¿Comparação dos marcadores sorológicos em grupo de doadores de sangue que fizeram ou não uso do voto de auto exclusão na Fundação HEMOAM (2010 - 2013).¿, orientada pela Profª. Dra. Dagmar Kiesslich.
🔹Expectativa
¿Eu esperava adquirir conhecimento para aprofundar a minha atuação na área de hematologia e hemoterapia, me tornando mais capacitada para o ensino e pesquisa na área¿, disse.
🔹Momento marcante
¿O que ficou marcante para mim foi a união da turma, que embora ela fosse uma turma de pós-graduação permanecessemos unidos, uns auxiliando os outros em suas pesquisas, para que pudéssemos concluirmos todos juntos¿, enfatizou.
🔹Satisfação
¿Foi muito relevante pois a partir da conclusão do programa pude atuar na área de pesquisa e ensino, orientando outros alunos como por exemplo no PAIC¿, destacou.
🔹Resultados
¿Atualmente trabalho na área da Hemoterapia pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), fazendo a triagem e Coleta de pacientes por aférese atuando no HEMOAM. Além da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar e Maternidade pela Maternidade Dr. Moura Tapajóz¿, finalizou. |
|
MSc. Rechfy Kasem Abou Ali Todos nós que passamos por uma Pós-graduação sabemos que é um período marcante em nossas vidas. Nesse sentido o Programa de Pós-graduação em Ciências Aplicadas à Hematologia (PPGH) entende que a relação com os egressos não se encerra depois da obtenção do diploma. Assim, contamos um pouquinho como está a aproximação do PPGH-UEA com seus alunos, afinal, queremos saber como foi a experiência do aluno em sua passagem pelo PPGH e como ele tem dado continuidade em sua carreira.
Apresentamos nossa aluna egressa: Rechfy Kasem Abou Ali
Confira o depoimento da Egressa do PPGH Rechfy Kasem Abou Ali., Msc.
Graduada em Biomedicina Especialização em Análises Clínicas / Ciência Forense, iniciou no curso de mestre Ingressou no Programa de Pós-graduação em Ciências Aplicadas à Hematologia (PPGH-UEA) no ano de 2013, e em novembro de 2015 defendeu sua dissertação intitulada: Estudo dos polimorfismos DUFFY em pacientes infectados com Plasmodium vivax.
🔹Expectativa
\"Entre várias vontades e sonhos que tenho, no mestrado gostaria de me tornar uma pesquisadora. E realizei esse sonho\", disse.
🔹Momento marcante
\"Poderia pontuar muitas coisas, porque o mestrado foi uma experiência ótima, mas o aprendizado que o curso nos proporcionou sem dúvidas foi o melhor de tudo\", destacou.
🔹Satisfação
\"No PPGH pude notar o meu crescimento pessoal e intelectual, de todas as experiências que tive até aqui posso dizer que com certeza valeu a pena\", enfatizou.
🔹Resultados
\"Atuamente atuo na área de Biologia Molecular no Laboratório de Genômica da Fundação HEMOAM\", finalizou.
Gostou deste depoimento? Continue acompanhando aos próximos posts para saber mais sobre os outros egressos. |
|
|
|
> Turma 02-2014 |
|
|
MSc. Andreia Duarte Menezes Todos nós que passamos por uma pós-graduação sabemos que é um período marcante em nossas vidas. Nesse sentido o Programa de Pós-Graduação em Ciências Aplicadas à Hematologia (PPGH) entende que a relação com os egressos não se encerra depois da obtenção do diploma. Assim, contamos um pouquinho como está a aproximação do PPGH-UEA com seus alunos, afinal, queremos saber como foi a experiência do aluno em sua passagem pelo PPGH e como ele tem dado continuidade em sua carreira.
Apresentamos nossa aluno egressa: MSc. Andreia Duarte Menezes.
Andreia Duarte Menezes possui graduação em Farmácia, especialização em Análises Clínicas e Residência em Farmácia Hospitalar e é pós-graduada em Ciências Aplicadas à Hematologia desde 2017 pelo Programa de Pós-graduação em Ciências Aplicadas à Hematologia - PPGH em convênio com a Universidade do Estado do Amazonas ¿ UEA.
Ingressou no PPGH-UEA no ano de 2014, e 2017 defendeu sua dissertação intitulada: ¿Uso de medicamentos inibidores de tirosina Quinase por portadores de leucemia mieloide crônica na Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas¿, orientada pelo professor Dr. Nelson Abrahim Fraiji.
Segundo Andreia, suas expectativas antes de ingressar no PPGH era concluir em 2 anos para em seguida entrar no doutorado.
Para Andreia, a experiência a forma que o PPGH contribuiu para sua carreira foi muito valiosa. A experiência a ensinou a ter um maior conhecimento em pesquisa, o que a permitiu desenvolver dois projetos em seu local de trabalho. Andreia sugeriu que houvessem mais aulas sobre como escrever artigos e analisá-los.
Atualmente Andreia atua como Bioquímica Analista no Laboratório Distrital Oeste da Prefeitura de Manaus. |
|
MSc. Elione dos Santos Ferreira Todos nós que passamos por uma Pós-graduação sabemos que é um período marcante em nossas vidas. Nesse sentido o Programa de Pós-graduação em Ciências Aplicadas à Hematologia (PPGH) entende que a relação com os egressos não se encerra depois da obtenção do diploma. Assim, contamos um pouquinho como está a aproximação do PPGH-UEA com seus alunos, afinal, queremos saber como foi a experiência do aluno em sua passagem pelo PPGH e como ele tem dado continuidade em sua carreira.
Apresentamos nossa aluna egressa: Elione dos Santos Ferreira
Confira o depoimento da Egressa do PPGH Elione dos Santos Ferreira.
A mestre em Hematologia possui graduação em Enfermagem e especialização em Administração Hospitalar e Enfermagem em Urgência e Emergência. Ingressou no Programa de Pós-graduação em Ciências Aplicadas à Hematologia (PPGH-UEA) no ano de 2014 e em 2016 defendeu sua dissertação intitulada: Investigação dos aspectos Clínicos na incompatibilidade materno-fetal em recém-nascidos na Cidade de Manaus
🔹Expectativa
¿Minha expectativa era muito boa, pois eu tinha certeza que teria um grande aprendizado nesse mestrado¿, disse.
🔹Momento marcante
¿Foi uma experiência maravilhosa! Pude estudar com os professores sêniores renomados a nível de Brasil e com os doutores da casa, os quais nos passaram suas experiências pessoais e um vasto conhecimento em suas áreas. Para mim, foi realmente singular pois , como enfermeira, pude expandir meu conhecimento na área da hematologia¿, enfatizou.
🔹Satisfação
¿O título de mestrado preencheu uma lacuna em minha carreira docente, com certeza, valeu muito a pena. Minha sugestão para aperfeiçoamento é que precisamos de doutores enfermeiros dentro do mestrado, como enfermeira tive dificuldades na escolha do tema pois no quadro docente não havia pares que pudessem me orientar¿, destacou.
🔹Resultados
¿Atualmente estou no quadro de docentes da Universidade do Estado do Amazonas _ UEA¿, finalizou.
|
|
|
|
> Turma 03-2015 |
|
|
MSC. Purim Cesar Todos nós que passamos por uma Pós-graduação sabemos que é um período marcante em nossas vidas. Nesse sentido o Programa de Pós-graduação em Ciências Aplicadas à Hematologia (PPGH) entende que a relação com os egressos não se encerra depois da obtenção do diploma. Assim, contamos um pouquinho como está a aproximação do PPGH-UEA com seus alunos, afinal, queremos saber como foi a experiência do aluno em sua passagem pelo PPGH e como ele tem dado continuidade em sua carreira.
Apresentamos nosso aluno egresso: Purim Cesar
Confira o depoimento do Egresso do PPGH Purim Cesar. Msc.
Graduado em Medicina com Especialização em Hematologia e ingressou no Programa de Pós-graduação em Ciências Aplicadas à Hematologia (PPGH-UEA) no ano de 2015 e em 2017 defendeu sua dissertação intitulada: ¿Epidemiological, clinical, and severity characterization of sickle cell disease in a population from the Brazilian Amazon¿.
🔹Expectativa
¿Minha expectativa era ter outra experiência além ver os pacientes, fazer pesquisa¿, disse.
🔹Momento marcante
¿Minha experiência foi muito boa, como aluno que vem de fora, sou estrangeiro e fui bem acolhido recebi mais do que eu esperava¿, destacou.
🔹Satisfação
¿Acredito que o mestrado vale a pena. Tive a oportunidade ajudar vários alunos na preparação da defesa e na publicação de trabalhos científicos¿, enfatizou.
🔹Resultados
¿Atualmente estou trabalhando no Departamento de Ensino e Pesquisa (DEP), atuo como apoio na Enfermaria em atendimento aos pacientes internados na Fundação Hemoam¿, finalizou.
|
|
MSc. Marcelo Reis do Nascimento Todos nós que passamos por uma Pós-graduação sabemos que é um período marcante em nossas vidas. Nesse sentido o Programa de Pós-graduação em Ciências Aplicadas à Hematologia (PPGH) entende que a relação com os egressos não se encerra depois da obtenção do diploma. Assim, contamos um pouquinho como está a aproximação do PPGH-UEA com seus alunos, afinal, queremos saber como foi a experiência do aluno em sua passagem pelo PPGH e como ele tem dado continuidade em sua carreira.
Apresentamos nosso aluno egresso: Marcelo Reis do Nascimento
Marcelo Reis possui graduação em Biomedicina, é especialista em Hematologia Laboratorial e pós-graduado em Ciências Aplicadas à Hematologia desde 2017 pelo Programa de Pós-graduação em Ciências Aplicadas à Hematologia ¿ PPGH em convênio com a Universidade do Estado do Amazonas ¿ UEA. Ingressou no PPGH-UEA no ano de 2015, e em 2017 defendeu sua dissertação intitulada: ¿Avaliação Laboratorial e Molecular de Concentrado de Hemácias Devolvidas à Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas¿, José Pereira de Moura Neto. Segundo Marcelo, suas expectativas antes de ingressar no PPGH foi de uma rotina dura de estudos (expectativa que se tornou real), imaginava vivenciar um ambiente cercado de pessoas que buscavam conhecimento, e assim foi. Para nosso egresso Marcelo, a experiência mais marcante no curso foi ter a oportunidade de desenvolver a pesquisa em vários centros. Foi uma experiência muito boa pois o PPGH tem um ótimo time de docentes assim como os que auxiliam os alunos. Para Marcelo a contribuição que o PPGH deu a ele foi o estímulo para estudar mais a sua área de atuação, valeu a pena. A sugestão do nosso egresso para o PPGH ficar ainda melhor é ofertar o Doutorado. No presente momento Marcelo atua como responsável técnico pelo Laboratório de Controle de Qualidade de Hemocomponentes do HEMOAM.
|
|
|
|
> Turma 04-2016 |
|
NENHUM ITEM FOI ATRIBUÍDO A ESTA CATEGORIA! |
|
|
|
> Turma 05-2017 |
|
NENHUM ITEM FOI ATRIBUÍDO A ESTA CATEGORIA! |
|
|
|
> Turma 06-2017 |
|
|
MSc. Evilázio Cunha Cardoso Todos nós que passamos por uma Pós-graduação sabemos que é um período marcante em nossas vidas. Nesse sentido o Programa de Pós-graduação em Ciências Aplicadas à Hematologia (PPGH) entende que a relação com os egressos não se encerra depois da obtenção do diploma. Assim, contamos um pouquinho como está a aproximação do PPGH-UEA com seus alunos, afinal, queremos saber como foi a experiência do aluno em sua passagem pelo PPGH e como ele tem dado continuidade em sua carreira.
Apresentamos nosso aluno egresso: Evilázio Cunha Cardoso
Evilázio Cardoso possui graduado em Enfermagem com especialização em Ciência Aplicada a Hematologia e Hemoterapia. Ingressou no Programa de Pós-graduação em Ciências Aplicadas à Hematologia (PPGH-UEA) no ano de 2017, e em 2019 defendeu sua dissertação intitulada: ¿Avaliação da Associação entre os níveis de HEME e HMGB1 com os marcadores da Ativação da Coagulação em Crises Agudas na Doença Falciforme¿.
Segundo Evilázio em suas expectativas imaginava que as atividades do mestrado não seriam fáceis, pois teria que conciliar trabalho, estudo e família, quanto a experiência, pensava em aprender algo a mais dentro da hematologia e hemoterapia com os profissionais mais experientes e colaborar com o programa (PPGH). Para Evilázio foi muito importante poder aprender muito, pois os alunos e professores, foram muito colaborativos uns com outros, sua maior experiência e mais marcante foi chegou ao laboratório de genômica, onde aprendi a fazer extração de RNA. Evilázio ressalta sua gratidão pelo apoio didático, pelas orientações referentes ao regimento interno e todos os incentivos para a conclusão do curso. Atualmente estou trabalhando na assistência de enfermagem e atuo com atendimento a pacientes Onco-hematológicos, na Fundação HEMOAM.
|
|
MSc. Noeme Henriques Freitas Todos nós que passamos por uma Pós-graduação sabemos que é um período marcante em nossas vidas. Nesse sentido o Programa de Pós-graduação em Ciências Aplicadas à Hematologia (PPGH) entende que a relação com os egressos não se encerra depois da obtenção do diploma. Assim, contamos um pouquinho como está a aproximação do PPGH-UEA com seus alunos, afinal, queremos saber como foi a experiência do aluno em sua passagem pelo PPGH e como ele tem dado continuidade em sua carreira.
Apresentamos nosso aluno egresso: Noeme Henriques Freitas.
Noeme Freitas possui graduação Farmácia-bioquímica e especialização em Análises Clínicas, Saúde Pública. Ingressou no Programa de Pós-graduação em Ciências Aplicadas à Hematologia (PPGH-UEA) em Agosto de 20217 e em 17 de Março de 2020 defendeu sua dissertação intitulada: Estudo da Associação entre polimorfismos na G6PD e infecções fúngicas em portadores de leucemia mielóide aguda acompanhados no hemocentro do Amazonas. Orientada pelo Dr. José Pereira de Moura Neto. Segundo Noeme, sua expectativa foram superadas pelo mestrado. Para Noeme o curso todo foi uma Experiência única, onde tive muito aprendizado, desenvolveu um olhar crítico, e descobriu ainda mais o valor da ciência e da pesquisa. Noeme ressalta que o PPGH lhe deu motivação para realizar pesquisas e projetos, com certeza para ela valeu muito a pena ter feito o mestrado. Atualmente ela trabalha em uma Farmácia.
|
|
|
|
> Turma 07-2018 |
|
|
MSc. Regiane Costa de Oliveira Todos nós que passamos por uma Pós-graduação sabemos que é um período marcante em nossas vidas. Nesse sentido o Programa de Pós-graduação em Ciências Aplicadas à Hematologia (PPGH) entende que a relação com os egressos não se encerra depois da obtenção do diploma. Assim, contamos um pouquinho como está a aproximação do PPGH-UEA com seus alunos, afinal, queremos saber como foi a experiência do aluno em sua passagem pelo PPGH e como ele tem dado continuidade em sua carreira.
Apresentamos nossa aluna egressa: MSc. Regiane Costa de Oliveira
Regiane Costa possui graduação em Biomedicina, é especialista em Análises Clínicas e Pós-graduada em Ciências Aplicadas à Hematologia desde 2020 pelo Programa de Pós-graduação em Ciências Aplicadas à Hematologia - PPGH em convênio com a Universidade do Estado do Amazonas ¿ UEA. Ingressou no PPGH-UEA no ano de 2018, e em julho de 2020 defendeu sua dissertação intitulada: ¿Avaliação in Vitro da Atividade Anticancerígena de Compostos Naturais e Semissintéticos contra Neoplasias Hematológicas¿, orientada pelo Dr. Gemilson Soares Pontes. Segundo Regiane suas expectativas antes de ingressar no PPGH Adquirir novas experiências no mestrado acadêmico e na pesquisa.
Imaginei que seria desafiadora e com grande conhecimento científico.
Para nossa egressa Regiane, a experiência mais marcante no curso foi Através das disciplinas oferecidas pelo PPGH pude adquirir novos conhecimentos e me aprofundar mais na área de Hematologia, docência e pesquisa. Sem dúvidas, o mais marcante foi a defesa da dissertação. Para Regiane a contribuição que o PPGH deu a ela amadurecimento e novas perspectivas profissionais. As experiências e aprendizados foram muito válidos. Atualmente, Regiane atua como Bolsista de Apoio Técnico (AT) nível IV, na Fundação Hemoam e pretende ingressar no Doutorado em breve.
|
|
MSc. Thainá Cristina Cardoso Costa Todos nós que passamos por uma Pós-graduação sabemos que é um período marcante em nossas vidas. Nesse sentido o Programa de Pós-graduação em Ciências Aplicadas à Hematologia (PPGH) entende que a relação com os egressos não se encerra depois da obtenção do diploma. Assim, contamos um pouquinho como está a aproximação do PPGH-UEA com seus alunos, afinal, queremos saber como foi a experiência do aluno em sua passagem pelo PPGH e como ele tem dado continuidade em sua carreira.
Apresentamos nossa aluna egressa: Thainá Cristina Cardoso Costa
Thainá Cardoso possui graduação em Biomedicina e pós-graduada em Ciências Aplicadas à Hematologia desde 2020 pelo Programa de Pós-graduação em Ciências Aplicadas à Hematologia - PPGH em convênio com a Universidade do Estado do Amazonas ¿ UEA.
Ingressou no PPGH-UEA no ano de 2018, e em julho de 2020 defendeu sua dissertação intitulada: ¿Perfil Clínico e Hematológico de Pacientes Positivos Para Bcr-Abl1 No Amazonas¿ orientada pela Dra. Adriana Malheiro Alle Marie. Segundo Thainá, suas expectativas antes de ingressar no PPGH era que o Programa trouxesse desafios e fosse produtivo, como de fato foi. Para Thainá, a experiência mais marcante no curso foi poder fazer parte do grupo que criou o I Curso de Férias em Hematologia e do I Simpósio de Hematologia, aprender muito com todo o corpo docente e conhecer pessoas maravilhosas.
Thainá ressalta que valeu a pena! Ampliou sua visão na área que escolheu trabalhar ajudando a desenvolver seu senso crítico e coletivo. Mostrou como a pesquisa é linda e a importância que ela tem para todos os envolvidos. Como aluna do programa, Thainá acredita que deve ser investido em mais cursos de Férias, Simpósios, Congressos para despertar interesse em possíveis futuros alunos e manter os que já está dentro do corpo discente sempre motivados a agregar mais clareza e domínio da Hematologia.
Atualmente, Thainá atua como Bolsista de Apoio Técnico (AT) nível III, na Fundação Hemoam e pretende ingressar no Doutorado em breve.
|
|
MSc. Giselle Moreira Sampaio Todos nós que passamos por uma Pós-graduação sabemos que é um período marcante em nossas vidas. Nesse sentido o Programa de Pós-graduação em Ciências Aplicadas à Hematologia (PPGH) entende que a relação com os egressos não se encerra depois da obtenção do diploma. Assim, contamos um pouquinho como está a aproximação do PPGH-UEA com seus alunos, afinal, queremos saber como foi a experiência do aluno em sua passagem pelo PPGH e como ele tem dado continuidade em sua carreira.
Apresentamos nossa aluna egressa: Giselle Moreira Sampaio
Giselle Sampaio possui graduação em Odontologia e especialização em Endodontia/ Cirurgia Oral Menor. Ingressou no Programa de Pós-graduação em Ciências Aplicadas à Hematologia (PPGH-UEA) no ano de 2018 e em 2020 defendeu sua dissertação intitulada: FREQUÊNCIA ALÉLICA DE HLA- DRB1 EM PORTADORES DE ANEMIA FALCIFORME ATENDIDOS NA FUNDAÇÃO HOSPITALAR DE HEMATOLOGIA E HEMOTERAPIA DO AMAZONAS. Orientada pela Dra. Viviana Maria Araújo de Oliveira.
Segundo Giselle suas principais expectativas eram o aprofundamento de conhecimentos, melhorias em seu desempenho acadêmico-profissional e novas oportunidades de trabalho, uma vez que seu objetivo em realizar o mestrado sempre foi estar dentro da sala de aula universitária.Para Giselle sem dúvidas o mestrado foi um universo novo onde teve e um momento marcante que ela destaca é a chance que teve de se aproximar mais da área em que mais se identifica, a onco-hematologia e nesse sentido, ter tido acesso aos pacientes, conhecer a realidade e rotina deles, sua pesquisa envolvia portadores de anemia falciforme, que sofrem absurdamente com crises de dor, sentia-se muito comovida em vê-los nesse estado e não poder fazer nada por eles, mas em si ela despertava cada vez mais a vontade de estudar e dar o melhor atendimento a eles. Giselle ressalta que dentro da faculdade a odontologia tem sim uma especialidade que trata de pacientes especiais, mas dentre eles o foco é nos hipertensos, diabéticos e as gestantes, pouco se é apresentado sobre os pacientes onco-hematológicos, ela destaca que aprendeu mais sobre este universo patológico e acredita que futuramente poderá orientar novos profissionais, durante o mestrado além de orientar muitos colegas quanto à solicitação e interpretação de exames hematológicos aprendeu sobre a conduta indispensável para qualquer procedimento invasivo, especialmente os portadores de doenças crônicas. Atualmente Giselle trabalha na área de odontologia clínica.
|
|
MSc. Juliana dos Santos Affonso Todos nós que passamos por uma pós-graduação sabemos que é um período marcante em nossas vidas. Nesse sentido o Programa de Pós-Graduação em Ciências Aplicadas à Hematologia (PPGH) entende que a relação com os egressos não se encerra depois da obtenção do diploma. Assim, contamos um pouquinho como está a aproximação do PPGH-UEA com seus alunos, afinal, queremos saber como foi a experiência do aluno em sua passagem pelo PPGH e como ele tem dado continuidade em sua carreira.
Apresentamos nossa aluna egressa: MSc. Juliana dos Santos Affonso
Juliana Affonso possui graduação em Biomedicina e pós-graduada em Ciências Aplicadas à Hematologia desde 2020 pelo Programa de Pós-graduação em Ciências Aplicadas à Hematologia - PPGH em convênio com a Universidade do Estado do Amazonas UEA. Ingressou no PPGH-UEA no ano de 2018, e em julho de 2020 defendeu sua dissertação intitulada: Estudo Dos Polimorfismos Nos Genes Fator De Necrose Tumoral α (TNFα), Interleucina 6 (IL6) E Interleucina 10 (IL10) Em Pacientes Com Hepatite Delta orientada pela Dra. Andréa Monteiro Tarragô. Segundo Juliana, suas expectativas antes de ingressar no PPGH era que o Programa trouxesse apenas conhecimentos voltados à área de Hematologia. No entanto, houve uma diversidade de assuntos abordados durante o curso que a surpreendeu. Para Juliana, a experiência mais marcante no curso foram às aulas práticas, o estágio em docência, a realização de experimentos e a convivência com alunos de diversos segmentos de pesquisa, uma experiência bastante enriquecedora que a permitiu viver e aprender muito além do que ela esperava. Juliana ressalta que a experiência tanto na área da pesquisa quanto na área da docência foram de suma importância para a sua formação profissional. Atualmente, Juliana atua como Bolsista de Apoio Técnico (AT) nível IV, na Fundação Hemoam e pretende ingressar no Doutorado em breve.
|
|
MSc. Lilyane de Amorim Xabregas Todos nós que passamos por uma Pós-graduação sabemos que é um período marcante em nossas vidas. Nesse sentido o Programa de Pós-graduação em Ciências Aplicadas à Hematologia (PPGH) entende que a relação com os egressos não se encerra depois da obtenção do diploma. Assim, contamos um pouquinho como está a aproximação do PPGH-UEA com seus alunos, afinal, queremos saber como foi a experiência do aluno em sua passagem pelo PPGH e como ele tem dado continuidade em sua carreira.
Apresentamos nossa aluna egressa: MSc. Lilyane de Amorim Xabregas
Graduada em Biomedicina com especialização em Microbiologia e Imunologia. Ingressou no Programa de Pós-graduação em Ciências Aplicadas à Hematologia (PPGH-UEA) no ano de 2018 e em 2020 defendeu sua dissertação intitulada: ¿ESTUDO DOS POLIMORFISMOS NOS GENES DOS TLRs EM PACIENTES DIAGNOSTICADOS COM LEUCEMIA LINFOIDE AGUDA (LLA)¿. Orientada pelo Dr. Allyson Guimaraes da Costa. Segundo Lilyane, suas expectativas estavam em adquirir mais conhecimento, senso crítico, experimentar a docência e poder se tornar um profissional mais qualificado na área de hematologia. Para Lilyane o momento mais marcante foi poder contribuir na organização de eventos científicos através do PPGH de forma a compartilhar seu aprendizado com outros alunos que ainda estavam na graduação. Lilyane ressalta que com o mestrado pôde desenvolver seu senso crítico e o trabalho em equipe, descobriu como dividir o tempo entre trabalho e estudo, o que a proporcionou como profissional ter novas atitudes e ampliar seus horizontes na forma de olhar para a realidade. Atualmente Lilyan atuo na Pesquisa Científica ela é supervisora de agência transfusional e também trabalha como Apoio técnico no projeto de plasma convalescente na fundação Hemoam.
|
|
MSc. Maria Ivaldete Siqueira De Souza Todos nós que passamos por uma Pós-graduação sabemos que é um período marcante em nossas vidas. Nesse sentido o Programa de Pós-graduação em Ciências Aplicadas à Hematologia (PPGH) entende que a relação com os egressos não se encerra depois da obtenção do diploma. Assim, contamos um pouquinho como está a aproximação do PPGH-UEA com seus alunos, afinal, queremos saber como foi a experiência do aluno em sua passagem pelo PPGH e como ele tem dado continuidade em sua carreira.
Apresentamos nossa aluna egressa: Maria Ivaldete Siqueira De Souza
Confira o depoimento da Egressa do PPGH, Msc. Maria Ivaldete Siqueira De Souza
Graduada em Farmácia com especialização em Saúde Coletiva/Hematologia Laboratorial. Ingressou no Programa de Pós-graduação em Ciências Aplicadas à Hematologia (PPGH-UEA) no ano de 2018 e em 2021 defendeu sua dissertação intitulada: ¿HIV-1: INFECÇÃO RECENTE E RESISTÊNCIA TRANSMITIDA AOS ANTIRRETROVIRAIS EM DOADORES DE SANGUE DO ESTADO DO AMAZONAS.¿.
🔹Expectativa
¿ Minha principal expectativa era a contribuição institucional através da pesquisa científica. Concluir o trabalho, apesar das adversidades¿, disse.
🔹Momento marcante
¿A maioria das aulas ocorreram no hemoam, são importantes para quem trabalha aqui, o companheirismo, a troca de conhecimento, além do ganho intelectual, fez brotar amizade que ficará para sempre eu penso! Conviver com jovens como colegas de turma, foi uma experiência incrível, além disso nos remete a uma jovialidade de corpo e mente, mas marcante mesmo foi lidar com as ferramentas digitais¿, destacou.
🔹Satisfação
¿O mestrado me abriu um leque de oportunidades que poderão ser projetadas num futuro próximo. Estudar é a arte de aprender, espero ser uma eterna estudante!¿, enfatizou.
🔹Resultados
¿Atualmente trabalho com Gestão de Ensino na FHEMOAM¿, finalizou. |
|
MSc. Melina Cuenca de Mello e Pias Todos nós que passamos por uma Pós-graduação sabemos que é um período marcante em nossas vidas. Nesse sentido o Programa de Pós-graduação em Ciências Aplicadas à Hematologia (PPGH) entende que a relação com os egressos não se encerra depois da obtenção do diploma. Assim, contamos um pouquinho como está a aproximação do PPGH-UEA com seus alunos, afinal, queremos saber como foi a experiência do aluno em sua passagem pelo PPGH e como ele tem dado continuidade em sua carreira.
Apresentamos nossa aluna egressa: Melina Cuenca de Mello e Pias
Melina possui graduação em Odontologia e especialização em Odontopediatria. Ingressou no Programa de Pós-graduação em Ciências Aplicadas à Hematologia (PPGH-UEA) no ano de 2018 e em 2020 defendeu sua dissertação intitulada: MANIFESTAÇÕES BUCAIS DA LEUCEMIA LINFOBLÁSTICA EM PACIENTES INFANTOJUVENIS: ESTUDO CLÍNICO PROSPECTIVO EM CENTRO DE REFERÊNCIA HEMATOLÓGICO DO AMAZONAS. Orientada pela Dra. Tatiana Nayara Liborio Kimura. Segundo Melina sua expectativa foi exatamente como imaginou, conseguiu aproximar a hematologia da sua área de atuação, a odontopediatria, era um sonho antigo que ela tinha de aprofundar os conhecimentos em leucemias da infância. Para Melina, sem dúvidas o contato com as crianças na primeira fase da quimioterapia, em ambiente hospitalar foi um momento marcante pois, até então, em 12 anos de experiência clínica, seu contato com as crianças era apenas em consultório particular. Melina ressalta que o PPGH a ajudou a realizar um sonho antigo e atuar em um novo mundo dentro da sua especialidade. Atualmente Melina atua como odontopediatra da Força Aérea Brasileira e trabalha atendendo os dependentes do efetivo militar da região.
|
|
MSc.Fabíola Silva Alves Todos nós que passamos por uma Pós-graduação sabemos que é um período marcante em nossas vidas. Nesse sentido o Programa de Pós-graduação em Ciências Aplicadas à Hematologia (PPGH) entende que a relação com os egressos não se encerra depois da obtenção do diploma. Assim, contamos um pouquinho como está a aproximação do PPGH-UEA com seus alunos, afinal, queremos saber como foi a experiência do aluno em sua passagem pelo PPGH e como ele tem dado continuidade em sua carreira.
Apresentamos nossa aluna egressa: MSc.Fabíola Silva Alves.
Fabíola Silva possui graduação em Biomedicina, é especialista em Análises Clínicas e Pós-graduada em Ciências Aplicadas à Hematologia pelo Programa de Pós-graduação em Ciências Aplicadas à Hematologia ¿ PPGH em convênio com a Universidade do Estado do Amazonas ¿ UEA. Ela Ingressou no PPGH-UEA no ano de 2018, e em 2020 defendeu sua dissertação intitulada: ¿Frequência dos Polimorfismos nos Genes NLRP1, NLRP3, P2X7, IL1β e IL18 em Pacientes com Leucemia Linfoblástica Aguda e sua a Influência no Prognóstico Clínico.¿ E foi orientada pelo Dr. Allyson Guimarães da Costa.
Segundo Fabíola, a contribuição que o PPGH deu a ela valeu muito a pena. Suas expectativas antes de ingressar no PPGH era que seria uma experiência enriquecedora, como de fato foi. Para nossa egressa, a experiência mais marcante no curso foi a elaboração do Curso de Férias em Hematologia onde puderam desenvolver a prática da docência e inspirar novos alunos com a pesquisa. Atualmente Fabíola atua como Bolsista de Apoio Técnico (AT) nível IV, na Fundação Hemoam e pretende ingressar no Doutorado em breve. |
|
|
|
> Turma 08-2019 |
|
|
MSc. Alexander Leonardo Silva Junior Todos nós que passamos por uma pós-graduação sabemos que é um período marcante em nossas vidas. Nesse sentido o Programa de Pós-Graduação em Ciências Aplicadas à Hematologia (PPGH) entende que a relação com os egressos não se encerra depois da obtenção do diploma. Assim, contamos um pouquinho como está a aproximação do PPGH-UEA com seus alunos, afinal, queremos saber como foi a experiência do aluno em sua passagem pelo PPGH e como ele tem dado continuidade em sua carreira.
Apresentamos nosso aluno egresso: MSc. Alexander Leonardo Silva Junior
Alexander Leonardo Silva Junior possui graduação em Biomedicina e especialização em Imunologia e Microbiologia pelo Centro Universitário FAMETRO e pós-graduado em Ciências Aplicadas à Hematologia desde 2020 pelo Programa de Pós-graduação em Ciências Aplicadas à Hematologia - PPGH em convênio com a Universidade do Estado do Amazonas ¿ UEA.
Ingressou no PPGH-UEA no ano de 2019, e em novembro de 2020 defendeu sua dissertação intitulada: ¿Avaliação do Perfil de Moléculas Imunológicas em Pacientes com Anemia Falciforme em Diferentes Estados Clínicos¿ orientado pela professora Dra. Adriana Malheiro Alle Marie e coorientado pelo professor Dr. Erich Vinícius de Paula da UNICAMP.
Segundo Alexander, suas expectativas antes de ingressar no PPGH era aprender mais sobre hematologia e pesquisa científica, e aprimorar seu conhecimento acerca da docência.
Para Alexander, a experiência mais marcante no curso foi a orientação recebida. ¿Minha orientadora foi incrível, meu coorientador também foi essencial. Sou muito grato aos dois pelo meu crescimento pessoal e profissional.¿
De acordo com Alexander, a contribuição que o PPGH deu para sua Com certeza valeu a pena! O aprendizado e a networking foi único! Recomenda que o PPGH converse com os alunos para publicar seus estudos, são dados ótimos.
Atualmente Alexander atua como Docente da disciplina de Análises Clínicas III, Hemoterapia e Banco de Sangue, Diagnóstico Laboratorial, Bioestatística e Medicina Nuclear no Centro Universitário do Norte ¿ UNINORTE e tutor da Faculdade Unyleya.
E recentemente foi aprovado como aluno de Doutorado (1º lugar) no Programa de Pós-graduação em Biotecnologia da Universidade Federal do Amazonas ¿ UFAM.
|
|
MSc. Grijalba Rodrigues de Sousa Filho Todos nós que passamos por uma pós-graduação sabemos que é um período marcante em nossas vidas. Nesse sentido o Programa de Pós-Graduação em Ciências Aplicadas à Hematologia (PPGH) entende que a relação com os egressos não se encerra depois da obtenção do diploma. Assim, contamos um pouquinho como está a aproximação do PPGH-UEA com seus alunos, afinal, queremos saber como foi a experiência do aluno em sua passagem pelo PPGH e como ele tem dado continuidade em sua carreira.
Confira o depoimento do Egresso do PPGH,Msc. Grijalba Rodrigues de Sousa Filho.
Graduado em Fonoaudiologia com especialização em Docência do Ensino Superior. Ingressou no Programa de Pós-graduação em Ciências Aplicadas à Hematologia (PPGH-UEA) no ano de 2019 e em 2021 defendeu sua dissertação intitulada: ¿Prevalência das disfunções orofaciais em pacientes infanto-juvenis com diagnóstico de Leucemia Aguda no hemocentro do Amazonas¿.
🔹Expectativa
¿Conhecer e aprofundar meus conhecimentos sobre a inserção da Fonoaudiologia no universo da hematologia¿, disse.
🔹Momento marcante
¿O mestrado foi enriquecedor como profissional na carreira docente e marcante na valorização da equipe multidisciplinar dentro do atendimento ao paciente com doença hematológica, que foi um momento excelente¿, destacou.
🔹Satisfação
¿Além do conhecimento teórico foi super válido o crescimento prático na atuação docente e na construção do Ser professor¿, enfatizou.
🔹Resultados
¿Atualmente faço atendimento fonoaudiólogo ambulatorial nos distúrbios da comunicação humana e da deglutição em consultório particular¿, finalizou. |
|
|
|
> Turma 09-2020 |
|
|
MSc. Marielle Machado Macêdo Todos nós que passamos por uma Pós-graduação sabemos que é um período marcante em nossas vidas. Nesse sentido o Programa de Pós-graduação em Ciências Aplicadas à Hematologia (PPGH) entende que a relação com os egressos não se encerra depois da obtenção do diploma. Assim, contamos um pouquinho como está a aproximação do PPGH-UEA com seus alunos, afinal, queremos saber como foi a experiência do aluno em sua passagem pelo PPGH e como ele tem dado continuidade em sua carreira.
Confira o depoimento da Egressa do PPGH, MSc. Marielle Machado Macêdo.
Graduada em Biomedicina com especialização em Genética Humana. Ingressou no Programa de Pós-graduação em Ciências Aplicadas à Hematologia (PPGH-UEA) no ano de 2020 e em 2022 defendeu sua dissertação intitulada: ¿Resposta terapêutica da primaquina em malária vivax: influência de variantes genéticas de G6PD, CYP2C19, CYP2D6 e CYP3A4¿.
🔹Expectativa
¿Inicialmente, a escolha pelo PPGH foi o fascinante mundo da hematologia. Uma área linda e ampla para nós profissionais biomédicos, na qual eu tinha interesse desde a graduação. Queria aprofundar os conhecimentos, adquirir mais experiência na área e poder associá-los com a genética humana.¿, disse.
🔹Momento marcante
¿A pós-graduação trouxe para mim um novo desafio ao juntar a hematologia, farmacogenética e parasitologia, áreas onde puder desenvolver meu projeto de pesquisa. O mais marcante para mim foi poder contribuir com um estudo de base incluindo deficientes de G6PD com alterações genéticas de CYP e o risco de evento adverso ao tratar a malária, visando futuros estudos com a farmacogenética¿, enfatizou.
🔹Satisfação
¿Essa experiência de mestrado, além de muito enriquecedora para o meu crescimento profissional e acadêmico, também me trouxe um novo olhar científico e humano para doenças endêmicas de nossa região, como a malária. Com certeza, o PPGH contribuiu com minha bagagem de conhecimentos sobre hematologia, hemoterapia, biologia molecular e suas aplicações, e tem um lugar especial em minha vida.¿, destacou.
|
|
MSc. Ana Carolina Shuan Laco Todos nós que passamos por uma Pós-graduação sabemos que é um período marcante em nossas vidas. Nesse sentido o Programa de Pós-graduação em Ciências Aplicadas à Hematologia (PPGH) entende que a relação com os egressos não se encerra depois da obtenção do diploma. Assim, contamos um pouquinho como está a aproximação do PPGH-UEA com seus alunos, afinal, queremos saber como foi a experiência do aluno em sua passagem pelo PPGH e como ele tem dado continuidade em sua carreira.
Confira o depoimento da Egressa do PPGH, MSc. Ana Carolina Shuan Laco.
Graduada em Biomedicina. Ingressou no Programa de Pós-graduação em Ciências Aplicadas à Hematologia (PPGH-UEA) no ano de 2020 e em 2022 defendeu sua dissertação intitulada: ¿Avaliação da expressão de CCL5 intracelular em linfócitos T CD8 de memória e sua relação com biomarcadores clínicos de malária vivax em crianças atendidas na Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado ¿.
🔹Expectativa
¿Minhas expectativas estavam em aprender sobre ciência, docência e adquirir conhecimentos da área de hematologia ¿, disse.
🔹Momento marcante
¿Foi uma experiência enriquecedora com muitos desafios, mas importante para meu crescimento profissional. Um dos momentos marcantes foi o período de estágio em docência, onde pude aprender e compartilhar conhecimentos com outros alunos ¿, enfatizou.
🔹Satisfação
¿Aprendizagem, com certeza, foi a maior lição que o PPGH me deu. Para mim, valeu muito a pena ter passado por essa jornada no programa, pois foi o que me deu base para desenvolver pesquisa com ensino teórico e prático. Através do mestrado pude ampliar meus conhecimentos técnicos e vivenciar a docência¿, destacou. |
|
MSc. Augusto Arcemiro Bittencourt Todos nós que passamos por uma Pós-graduação sabemos que é um período marcante em nossas vidas. Nesse sentido o Programa de Pós-graduação em Ciências Aplicadas à Hematologia (PPGH) entende que a relação com os egressos não se encerra depois da obtenção do diploma. Assim, contamos um pouquinho como está a aproximação do PPGH-UEA com seus alunos, afinal, queremos saber como foi a experiência do aluno em sua passagem pelo PPGH e como ele tem dado continuidade em sua carreira.
Confira o depoimento do Egresso do PPGH, MSc. Augusto Arcemiro Bittencourt.
Graduada em Odontologia com especialização em Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais. Ingressou no Programa de Pós-graduação em Ciências Aplicadas à Hematologia (PPGH-UEA) no ano de 2020 e em 2022 defendeu sua dissertação intitulada: ¿Condição de saúde bucal e qualidade de vida de pacientes com Leucemia Mieloide Crônica em um Centro de Referência em Hematologia no Amazonas¿.
🔹Expectativa
¿Minha expectativa era aprimorar meus conhecimentos na área da Hematologia e Onco-Hematologia e desenvolver as habilidades de ser professor e pesquisador.¿, disse.
🔹Momento marcante
¿Minha experiência foi muito positiva, além de poder contribuir na assistência dos pacientes do serviço e desenvolver minha pesquisa com todo apoio institucional. O meu momento mais marcante foi ter sido Representante Discente do PPGH e ter participado das reuniões de autoavaliações e do colegiado, foi uma experiência única.¿, enfatizou.
🔹Satisfação
¿Com certeza o PPGH meu deu as bases e incentivo para me tornar um Professor e Pesquisador na minha área¿, destacou.
|
|
MSc. Dania Isamary Gutiérrez Torres Todos nós que passamos por uma Pós-graduação sabemos que é um período marcante em nossas vidas. Nesse sentido o Programa de Pós-graduação em Ciências Aplicadas à Hematologia (PPGH) entende que a relação com os egressos não se encerra depois da obtenção do diploma. Assim, contamos um pouquinho como está a aproximação do PPGH-UEA com seus alunos, afinal, queremos saber como foi a experiência do aluno em sua passagem pelo PPGH e como ele tem dado continuidade em sua carreira.
Confira o depoimento da Egressa do PPGH, MSc. Dania Isamary Gutiérrez Torres.
Graduada em Biomedicina com especialização de Mestrado em Ciências Aplicadas à Hematologia. Ingressou no Programa de Pós-graduação em Ciências Aplicadas à Hematologia (PPGH-UEA) no ano de 2020 e em 2022 defendeu sua dissertação intitulada: ¿Caracterização molecular de variantes no gene JAK2 em pacientes com Neoplasias Mieloproliferativas crónicas BCR/ABL1 negativo¿.
🔹Expectativa
¿Imaginava uma experiência enriquecedora, complementando a Hematologia com a Biologia molecular; estudando e compreendendo a fisiopatologia das doenças hematológicas, assim como as principais ferramentas diagnósticas para monitoramento destes indivíduos. Assim, o que eu imaginei em seu momento foi o que realmente aconteceu¿, disse.
🔹Momento marcante
¿Estudar no PPGH me trouxe grandes conhecimentos e aprendizados, sendo considerada particularmente como uma experiência totalmente enriquecedora e de alta produtividade, especialmente no campo profissional.
Considero que o mais marcante foi o desenvolvimento da pesquisa, pois me permitiu ter novos conhecimentos tanto teóricos como práticos que serão de grande contribuição no meu futuro¿, destacou.
🔹Satisfação
¿O PPGH me permitiu ter novas ferramentas na área da hematologia, que com certeza são e serão valiosas no campo diagnóstico do meu país. Valeu muito a pena, pois agora no meu trabalho é de vital importância o conhecimento sobre as técnicas moleculares que foram empregadas no meu projeto de mestrado, o que garante a abertura de oportunidades no campo laboral¿, enfatizou.
🔹Resultados
¿Atualmente estou atuando no no Centro de Biologia Molecular- Universidad Centroamericana, (CBM-UCA) Managua, Nicarágua¿, finalizou.
|
|
MSc. Gláucia Lima de Souza Todos nós que passamos por uma pós-graduação sabemos que é um período marcante em nossas vidas. Nesse sentido o Programa de Pós-Graduação em Ciências Aplicadas à Hematologia (PPGH) entende que a relação com os egressos não se encerra depois da obtenção do diploma. Assim, contamos um pouquinho como está a aproximação do PPGH-UEA com seus alunos, afinal, queremos saber como foi a experiência do aluno em sua passagem pelo PPGH e como ele tem dado continuidade em sua carreira.
Confira o depoimento da Egressa do PPGH, MSc. Gláucia Lima de Souza.
Graduado em Biomedicina com especialização em Genética Humana em andamento. Ingressou no Programa de Pós-graduação em Ciências Aplicadas à Hematologia (PPGH-UEA) no ano de 2020 e em 2022 defendeu sua dissertação intitulada: ¿Frequência das translocações cromossômicas para o estudo de Doença Residual Mensurável (DRM) em pacientes diagnosticados com Leucemia Linfoide e Mieloide Aguda de novo atendidos na Fundação HEMOAM¿.
🔹Expectativa
¿Minha expectativa era de adquirir e aprofundar o conhecimento sobre as doenças hematológicas e possíveis formas de contribuir para os estudos sobre elas e como beneficiar os pacientes ¿, disse.
🔹Momento marcante
¿Foi uma experiência muito gratificante. Desde as disciplinas até os experimentos no laboratório, vivenciando na prática os desafios e exercitando o olhar crítico sobre as atividades¿, enfatizou.
🔹Satisfação
¿O PPGH contribuiu no aprimoramento dos conhecimentos referente às áreas da hematologia, diferentes métodos de diagnóstico e também proporcionou crescimento pessoal durante esses 2 anos¿, destacou. |
|
MSc. Melissa Beatriz Bittencourt de Jesus Todos nós que passamos por uma pós-graduação sabemos que é um período marcante em nossas vidas. Nesse sentido o Programa de Pós-Graduação em Ciências Aplicadas à Hematologia (PPGH) entende que a relação com os egressos não se encerra depois da obtenção do diploma. Assim, contamos um pouquinho como está a aproximação do PPGH-UEA com seus alunos, afinal, queremos saber como foi a experiência do aluno em sua passagem pelo PPGH e como ele tem dado continuidade em sua carreira.
Confira o depoimento da Egressa do PPGH, MSc. Melissa Beatriz Bittencourt de Jesus.
Graduado em Psicologia com especialização em Psicologia Infantil e Teoria Psicanalítica. Ingressou no Programa de Pós-graduação em Ciências Aplicadas à Hematologia (PPGH-UEA) no ano de 2020 e em 2022 defendeu sua dissertação intitulada: ¿Avaliação do Desenvolvimento Cognitivo em Pacientes Pediátricos com Leucemia Linfoide Aguda¿.
🔹Expectativa
¿Trabalhar de maneira interdisciplinar em prol da qualidade de vida dos pacientes oncológicos desde o diagnóstico ao acompanhamento¿, disse.
🔹Momento marcante
¿Meu momento marcante foi acompanhar os pacientes pediátricos e entender suas histórias, sonhos e vontades. A banca de avaliação do projeto contribuiu diretamente para compreender o trabalho Interdisciplinar e inserir a Psicologia em novas áreas¿, enfatizou.
🔹Satisfação
¿Como primeira Psicóloga aprovada na pós graduação de Hematologia da Fundação HEMOAM, fico extremamente feliz em poder mostrar o alcance da Psicologia em outras áreas¿, destacou. |
|
MSc. Pedro Henrique Campina Todos nós que passamos por uma Pós-graduação sabemos que é um período marcante em nossas vidas. Nesse sentido o Programa de Pós-graduação em Ciências Aplicadas à Hematologia (PPGH) entende que a relação com os egressos não se encerra depois da obtenção do diploma. Assim, contamos um pouquinho como está a aproximação do PPGH-UEA com seus alunos, afinal, queremos saber como foi a experiência do aluno em sua passagem pelo PPGH e como ele tem dado continuidade em sua carreira.
Confira o depoimento do Egresso do PPGH, MSc. Pedro Henrique Campina.
Graduado em Psicologia com especialização em Psicanálise em Psicologia Hospitalar, e em Filosofia da Educação. Ingressou no Programa de Pós-graduação em Ciências Aplicadas à Hematologia (PPGH-UEA) no ano de 2020 e em 2022 defendeu sua dissertação intitulada: ¿Transtornos Mentais em pacientes recém diagnosticados com Leucemia Mielóide Aguda no estado do Amazonas¿.
🔹Expectativa
¿Conhecer os processos psicológicos de enfrentamento da doença, podendo contribuir diretamente para o hospital e paciente desde o diagnóstico ao acompanhamento¿, disse.
🔹Momento marcante
¿Momentos marcantes foram as bancas, que contribuíram diretamente para o crescimento da pesquisa e do como realizá-la de forma multi. Absolutamente incrível, a interdisciplinaridade é o maior diferencial ao meu ver. O contato com diversas áreas do saber possibilitou pensar a Psicologia em diversas nuances¿, enfatizou.
🔹Satisfação
¿Sou o primeiro Psicólogo da história do HEMOAM a ser aprovado e concluir Mestrado na área, um dos pouquíssimos no país. Este fato já impacta profundamente de forma positiva não só minha carreira, como também abre possibilidades para o Psicólogo, de forma geral, acreditar que é possível cuidar juntamente com outras áreas de pacientes com doenças hematológicas¿, destacou. |
|
|
|
> Turma 10-2021 |
|
|
MSc. Ruth-Valine Etienne Confira o depoimento da Egressa do Programa do PPGH: Ruth-Valine Etienne!
Graduada em medicina. Ingressou no Programa de Pós-graduação em Ciências Aplicadas à Hematologia (PPGH-UEA) no ano de 2021 e em 2023 defendeu sua dissertação intitulada: ¿SINDROME TORÁCICA AGUDA EM PACIENTES COM DOENÇA FALCIFORME: CARACTERIZAÇÃO DEMOGRAFICA E IDENTIFICAÇÃO DE FATORES PREDISPONENTES¿.
Orientada pelo Prof. Dr. Nelson A. Fraiji
Coorientada pela Profa. Dra. Sonia Frantz
🔹Expectativa
¿Aprofundar meus conhecimentos sobre hematologia, uma área que me interessa desde a graduação¿, disse.
🔹Momento marcante
¿Foi um verdadeiro desafio, mas graças ao apoio de todos (professores, coordenação e alguns dos colegas) a jornada foi mais agradável. O mais marcante para mim foi a acolhida e o apoio recebido desde o primeiro dia até o final do mestrado. Sou muito grata¿, enfatizou.
🔹Satisfação
¿O mestrado teve um impacto positivo em minha vida profissional e pessoal. Ele me fez compreender mais uma vez que a persistência é um elemento importante para concretizar qualquer objetivo¿, destacou. |
|
MSc. Daniele de Sá Pereira Todos nós que passamos por uma Pós-graduação sabemos que é um período marcante em nossas vidas. Nesse sentido o Programa de Pós-graduação em Ciências Aplicadas à Hematologia (PPGH) entende que a relação com os egressos não se encerra depois da obtenção do diploma. Assim, contamos um pouquinho como está a aproximação do PPGH-UEA com seus alunos, afinal, queremos saber como foi a experiência do aluno em sua passagem pelo PPGH e como ele tem dado continuidade em sua carreira.
Confira o depoimento da Egressa do PPGH, MSc. Daniele de Sá Pereira
Graduada em Biomedicina. Ingressou no Programa de Pós-graduação em Ciências Aplicadas à Hematologia (PPGH-UEA) no ano de 2021 e em 2023 defendeu sua dissertação intitulada: ¿CARACTERIZAÇÃO DA EXPRESSÃO DE GENES ANTIAPOPTÓTICOS E DE RESISTÊNCIA A MÚLTIPLAS DROGAS NA RESPOSTA A TERAPIA DE INDUÇÃO EM PACIENTES COM LEUCEMIA LINFOBLÁSTICA AGUDA¿.
Orientado pelo Prof. Dr. Allyson Guimarães da Costa e Coorientadora: Profa. Dra. Adriana Malheiro Alle Marie.
🔹Expectativa
¿Minhas expectativas eram as melhores possíveis, desde a iniciação Científica eu me apaixonei pela pesquisa e a ciência, através do mestrado eu esperava adquirir mais conhecimento sobre a hematologia e de alguma forma compartilhar conhecimento com os outros¿, disse.
🔹Momento marcante
¿Minha experiência no PPGH foi gratificante e enriquecedora, cresci tanto de forma profissional quanto pessoal no decorrer do curso. Para mim, o período de colocar em prática os experimentos propostos foi desafiador, sendo marcado pelo trabalho em equipe e muitos momentos de estudos e questionamentos que ao final da pesquisa, valeram a pena¿, enfatizou.
🔹Satisfação
¿O PPGH me deu base para desenvolver novas pesquisas, tanto de conhecimento teórico como prático. A aprendizagem que eu obtive através do programa com certeza valeu a pena¿, destacou. |
|
MSc. Deborah Canté de Aquino Confira o depoimento da Egressa do Programa do PPGH: Deborah Canté de Aquino!
Graduada em Ciências Biológicas com especialização em Hematologia e Hemoterapia . Ingressou no Programa de Pós-graduação em Ciências Aplicadas à Hematologia (PPGH-UEA) no ano de 2021 e em 2023 defendeu sua dissertação intitulada: ¿Estudo molecular do éxon 10 do gene MPL em pacientes com Trombocitemia essencial e Mielofibrose¿.
Orientada pela Profa. Dra. Lucivana Prata de Souza Mourão.
Coorientada pela Profa. Dra. Andréa Monteiro Tarragô.
🔹Expectativa
¿As melhores! Após alguns anos longe da vida acadêmica estava animada e ansiosa para retomar o aprendizado. As aulas, seminários, simpósios, estágio, experimento... superou minhas expectativas¿, disse.
🔹Momento marcante
¿Estudar no PPGH foi uma experiência surpreendente para minha vida. No início do curso ao seguirmos os protocolos da pandemia no modo online e não imaginava que conseguiria acompanhar as aulas, mas o corpo docente e a coordenação do curso foram essenciais para o suporte da minha turma que foi a maior até o momento. O período de dois anos passou depressa e mesmo com a agenda acelerada o aproveitamento do curso foi ótimo, a sensação foi de que aprendi cinco anos em dois. Um momento marcante sem dúvidas foi após vários fracassos no meu experimento, onde quase entreguei os pontos, e precisei de resiliência para tomar novas decisões e continuar até dar certo e por fim apresentar os resultados na defesa¿, enfatizou.
🔹Satisfação
¿Apesar de estar no mercado de trabalho há quase 24 anos, o mestrado me possibilitou analisar e avaliar situações de trabalho do cotidiano de forma mais estatística. Os problemas surgem e sempre consegui lidar e resolvê-los, mas fazer o levantamento das circunstâncias registrando e depois analisar a melhor forma de resolver isso não tem preço. E sem dúvidas valeu muito a pena¿, destacou. |
|
MSc. Erycka Alves de Mesquita Confira o depoimento da Egressa do PPGH Erycka Alves de Mesquita!
Graduada em Farmácia com especialização em Análise Clínica e em Hematologia e Hemoterapia. Ingressou no Programa de Pós-graduação em Ciências Aplicadas à Hematologia (PPGH-UEA) no ano de 2021 e em 2023 defendeu sua dissertação intitulada: ¿Identificação de variantes no éxon 09 do gene Calreticulina (CALR) em pacientes com trombocitemia essencial e mielofibrose¿.
Orientada pela Profa. Dra. Lucivana Prata de Souza Mourão.
Coorientada pela Profa. Dra. Andréa Monteiro Tarragô
🔹Expectativa
¿Sempre foi um sonho em fazer um mestrado em Hematologia. Eu imaginava que seria uma experiência intensa e enriquecedora, repleta de desafios acadêmicos e oportunidades de aprendizado. E que o mestrado em hematologia abriria várias portas para novas oportunidades profissionais, permitindo-me contribuir de maneira significativa para avanços na área da saúde¿, disse.
🔹Momento marcante
¿Posso dizer que minha experiência superou essas expectativas. Foram tantos desafios e superações, entre eles foi em conciliar o trabalho com estudo e a família. O mestrado não apenas ampliou meu conhecimento, mas também me proporcionou uma rede amigos que vou levar para vida e planos de projeto em pesquisa futuro. Estou extremamente grata por ter tido essa oportunidade e por todo o aprendizado e crescimento que ela trouxe para minha carreira¿, enfatizou.
🔹Satisfação
¿Acredito plenamente que valeu a pena todo o tempo e esforço dedicado no PPGH. O PPGH foi uma parte fundamental da minha jornada acadêmica e profissional. E que através desse programa novas oportunidades profissionais surgirão para desenvolver as habilidades adquirida na pesquisa e análises laboratoriais¿, destacou.
|
|
MSc. Felipe Araujo dos Santos Confira o depoimento do Egresso do PPGH Felipe Araujo dos Santos!
Graduado em Biomedicina com especialização em Hematologia e Hemoterapia. Ingressou no Programa de Pós-graduação em Ciências Aplicadas à Hematologia (PPGH-UEA) no ano de 2021 e em 2023 defendeu sua dissertação intitulada: ¿Incidência de HTLV-1/2 em candidatos à doação de sangue do Amazonas: Um Estudo Observacional Comparando Diferentes Métodos de Diagnóstico¿.
Orientado pelo Prof. Dr. Allyson Guimarães da Costa.
🔹Expectativa
¿Expectativa era gigante, tive oportunidade de acompanhar estudantes de mestrado, então possuía uma referência de que seria intensa e bem educadora dentro do campo de atualizar a perspectiva de \"como ensinar\" ou como ser um transmissor de conhecimento na educação¿, disse.
🔹Momento marcante
¿Sou muito grato pela experiência que tive, os professores e profissionais que fazem parte desse programa se empenham ao máximo para que ele possa ser realizado, obtivemos bons aprendizados com profissionais da região e de outras localidades que nos impulsionaram a dar continuidade nos estudos, apesar das expectativas quanto ao período de curso, nada chega aos pés de vivenciar cada etapa concluída. Acredito que todos os percalços que me deparei durante o programa foram necessários para dar mais valor aos resultados que obtive nesse período¿, enfatizou.
🔹Satisfação
¿Acredito que a experiência em docência que o programa nos entrega é uma virada de chave para quem pretende ser um educador em qualquer nível de graduação, as atividades geradas durante todo o programa nos fazem avaliar educadores que passaram durante toda nossa fase de aprendizado. A troca de experiências tanto dos professores, como da turma que fazemos parte nos mostra a necessidade de atualização do modo como observamos essa transmissão de conhecimento. A experiência é super valida para quem pretende seguir esse caminho de educador¿, destacou. |
|
MSc. Geyse Adriana da Silva Soares Confira o depoimento da Egressa do PPGH Geyse Adriana da Silva Soares!
Graduada em Biomedicina com especialização em Microbiologia e Imunologia. Ingressou no Programa de Pós-graduação em Ciências Aplicadas à Hematologia (PPGH-UEA) no ano de 2021 e em 2023 defendeu sua dissertação intitulada: ¿CARACTERIZAÇÃO DO PERFIL DE MICROVESÍCULAS CIRCULANTES NA INFECÇÃO POR SARS-COV-2 EM PACIENTES E INDIVÍDUOS CONVALESCENTES¿.
Orientada pela Prof.ª Dr.ª Adriana Malheiro Alle Marie.
🔹Expectativa
¿Minha expectativa era obter mais conhecimento na área de hematologia, assim como, experiência na área da pesquisa, pela qual sempre tive um grande interesse. Tinha interesse em ganhar experiência na área da docência. Com isso eu poderia melhorar meu currículo para o mercado de trabalho. ¿, disse.
🔹Momento marcante
¿Hoje saio do PPGH muito diferente do que entrei. Melhorei bastante a escrita, consigo escrever projetos, artigos. Obtive bastante segurança para expor meu trabalho, aprendi muito sobre as doenças hematológicas. O mais marcante para mim, com certeza, foi aprender (e ainda tenho muito para aprender) sobre analises de dados, não gostava de jeito nenhum, mas hoje eu quero conhecer muito mais, encerrei meu projeto de pesquisa sabendo cada detalhe dos meus resultados, é muito bom poder olhar nossos resultados e saber exatamente o que eles representam. Tenho muito o que aprender ainda, mas eu saio do mestrado para o doutorado muito segura, madura o suficiente para lidar com as dificuldades que irei encontrar pela frente ¿, enfatizou.
🔹Satisfação
¿Com toda certeza valeu muito apena. o PPGH proporcionou um ambiente de aprendizagem e acolhimento. Meu senso critico foi aprimorado e tenho mais segurança para lidar com a competitividade do mercado de trabalho, me sinto preparada profissionalmente para os desafios futuros¿, destacou. |
|
MSc. Iandara Maíra Lopes de Souza Todos nós que passamos por uma Pós-graduação sabemos que é um período marcante em nossas vidas. Nesse sentido o Programa de Pós-graduação em Ciências Aplicadas à Hematologia (PPGH) entende que a relação com os egressos não se encerra depois da obtenção do diploma. Assim, contamos um pouquinho como está a aproximação do PPGH-UEA com seus alunos, afinal, queremos saber como foi a experiência do aluno em sua passagem pelo PPGH e como ele tem dado continuidade em sua carreira.
Confira o depoimento da Egressa do PPGH, MSc. Iandara Maíra Lopes de Souza
Graduada em Ciências Biológicas com especialização em Genética Humana . Ingressou no Programa de Pós-graduação em Ciências Aplicadas à Hematologia (PPGH-UEA) no ano de 2021 e em 2023 defendeu sua dissertação intitulada: ¿Caracterização de microvesículas circulantes e seu potencial uso como biomarcador no diagnóstico e tratamento de pacientes com Leucemia Mieloide Crônica¿.
Orientada pela Prof.ª Dr.ª Andréa Monteiro Tarragô e coorientada pelo Prof. Dr. Allyson Guimarães da Costa.
🔹Expectativa
¿Minha expectativa era continuar aprendendo para me tornar uma boa profissional, uma boa docente, contribuir com a sociedade de alguma forma. Na faculdade não tive a disciplina hematologia, tive o básico, então estava bastante empolgada, pois sou apaixonada por genética e sempre pensei em trabalhar com sangue. Dentro do HEMOAM, e junto com a UEA, percebi que isso poderia se tornar realidade¿, disse.
🔹Momento marcante
¿Desafiante! O mestrado mexe com muitos sentimentos e te coloca numa posição que precisamos aprender a ser autônomos, aprender a aprender, e aprender a ensinar. E conhecer vários colegas, de diversas áreas, que nos ensinavam e aprendiam conosco ao mesmo tempo, era incrível. Além disso, tive a oportunidade de poder estudar com Professores-pesquisadores, profissionais da área que fizeram toda diferença na minha formação, eu os admiro demais.¿, enfatizou.
🔹Satisfação
¿Além do conhecimento, abriu portas para eu começar a pensar no rumo da minha carreira, quero lecionar, quero desenvolver pesquisas, quero continuar aprendendo, quero fazer diferença por onde passar.¿, destacou. |
|
MSc. Jhemerson Fernandes Paes Todos nós que passamos por uma Pós-graduação sabemos que é um período marcante em nossas vidas. Nesse sentido o Programa de Pós-graduação em Ciências Aplicadas à Hematologia (PPGH) entende que a relação com os egressos não se encerra depois da obtenção do diploma. Assim, contamos um pouquinho como está a aproximação do PPGH-UEA com seus alunos, afinal, queremos saber como foi a experiência do aluno em sua passagem pelo PPGH e como ele tem dado continuidade em sua carreira.
Confira o depoimento do Egresso do PPGH, MSc. Jhemerson Fernandes Paes
Graduado em Biomedicina com especialização em Habilitação em Análises Clínicas e Toxicológicas. Ingressou no Programa de Pós-graduação em Ciências Aplicadas à Hematologia (PPGH-UEA) no ano de 2021 e em 2023 defendeu sua dissertação intitulada: ¿ESTUDO DO HAPLÓTIPO 46/1 E PROMOTOR DO GENE JAK2 EM PACIENTES COM NEOPLASIAS MIELOPROLIFERATIVAS BCR::ABL1 NEGATIVAS ATENDIDOS NA FUNDAÇÃO HOSPITALAR DE HEMATOLOGIA E HEMOTERAPIA DO AMAZONAS¿.
Orientada pela Prof.ª Dr.ª Lucivana Prata de Souza Mourão e coorientado pela Prof. ª Dr. ª Andréa Monteiro Tarragô.
🔹Expectativa
¿Antes de ingressar, acreditava que o período de mestrado seria especificamente voltado a experiência acadêmica, visando o alcance da titulação pretendida¿, disse.
🔹Momento marcante
¿A experiência dentro do PPGH foi uma das melhores dentro de minha jornada acadêmica e profissional. Foram dois anos de muito aprendizado que trespassaram o âmbito acadêmico, fortificando aprendizados e conceitos relacionados a pesquisa em saúde, fazendo com que o mestrando entenda que aquele processo não é apenas para a obtenção do título e vai muito além disso, fazendo-o com que entenda a importância da pesquisa e sua devolutiva para a sociedade. Os momentos mais marcantes dentro do programa giraram em torno das contribuições que pude dar como aluno e representante discente para a melhora do mesmo. Isso mostrou uma abertura da coordenação em ouvir os alunos e se colocarem a melhorar ainda mais o PPGH não só na visão como mais um programa de pós graduação, mas sim um programa formado por pessoas e que se preocupa com essas pessoas¿, enfatizou.
🔹Satisfação
¿Foram contribuições imensuráveis que vão desde o amadurecimento profissional até oportunidade com os mais diversos pesquisadores e áreas de pesquisa. Com certeza valeu a pena!¿, destacou. |
|
MSc. Leonardo Calheiros de Oliveira Todos nós que passamos por uma Pós-graduação sabemos que é um período marcante em nossas vidas. Nesse sentido o Programa de Pós-graduação em Ciências Aplicadas à Hematologia (PPGH) entende que a relação com os egressos não se encerra depois da obtenção do diploma. Assim, contamos um pouquinho como está a aproximação do PPGH-UEA com seus alunos, afinal, queremos saber como foi a experiência do aluno em sua passagem pelo PPGH e como ele tem dado continuidade em sua carreira.
Confira o depoimento do Egresso do PPGH, MSc. Leonardo Calheiros de Oliveira
Graduado em Biomedicina com especialização em Análises clínicas e Microbiologia. Ingressou no Programa de Pós-graduação em Ciências Aplicadas à Hematologia (PPGH-UEA) no ano de 2021 e em 2023 defendeu sua dissertação intitulada: ¿Caracterização do Polimorfismo do gene MBL2 em pacientes com leucemia linfoide aguda¿. Orientado pelo Prof. Dr. Gemilson Soares Pontes
🔹Expectativa
¿A minha expectativa inicial era me desenvolver principalmente na área da ciência, com foco especial em hematologia e docência. Desde o início, eu imaginava que essa jornada seria uma experiência desafiadora e, de fato, foi exatamente assim. No entanto, o meu gosto por desafios serviu como um incentivo poderoso para seguir adiante, sem desistir, até alcançar meus objetivos¿, disse.
🔹Momento marcante
¿O mestrado proporcionou uma jornada repleta de aprendizados pessoais e profissionais, que vão além do título que obtive. Durante esse período, fui capaz de explorar e vivenciar uma gama de emoções que jamais havia experimentado antes. Essas experiências me proporcionaram um amadurecimento significativo e fortaleceram minha resiliência diante dos desafios. A velocidade com que os acontecimentos se desenrolam nesse período é surpreendente, e requer uma habilidade considerável para manter tudo em ordem. Ao refletir sobre tudo o que ocorreu, sinto-me imensamente feliz por estar no lugar em que estou agora. A conquista desse sonho é motivo de grande alegria para mim¿, enfatizou.
🔹Satisfação
¿Participar do Programa de Pós-graduação em Ciencias Aplicadas à Hematologia (PPGH) me proporcionou valiosos aprendizados sobre flexibilidade e resiliência. Essa jornada desafiadora culminou em uma vitória gratificante. Sou profundamente grato por ter vivenciado essa experiência enriquecedora, que teve um impacto significativo tanto na minha vida acadêmica quanto pessoal¿, destacou. |
|
MSc. Lorena Alves Santos Confira o depoimento da Egressa do PPGH Lorena Alves Santos!
Graduada em Biomedicina com especialização em Hematologia E Hemoterapia. Ingressou no Programa de Pós-graduação em Ciências Aplicadas à Hematologia (PPGH-UEA) no ano de 2021 e em 2023 defendeu sua dissertação intitulada: ¿Caracterização do perfil imuno-hematológico das reações transfusionais tardias nos pacientes com anemia falciforme no hemocentro do Amazonas¿.
Orientada pela Prof. Dr. Sergio Roberto Lopes Albuquerque
🔹Expectativa
¿O PPGH deslumbra os olhos da maioria dos estudantes por estar inserido no HEMOAM, eu escolhi o PPGH/UEA para ser o passo para ter vivência na pesquisa científica, tinha uma pequena noção da grandeza do desafio, estava em êxtase em contribuir com a minha pesquisa para sociedade, em virtude da nobre justificativa do projeto, a qual é em garantir segurança transfusional aos pacientes que são tratados com transfusão sanguínea¿, disse.
🔹Momento marcante
¿Compilo três grandes experiências. Ter sido aluna do grupo de docentes que fazem parte do PPGH/UEA, referências nas ciências de hematologia, hemoterapia e genética. Acompanhar os pacientes no setor de transfusão, e ter a vivência com técnicos que me fizeram compreender a trajetória e a evolução, que iniciou como uma clinica, para hoje ser o hemocentro-coordenador. Conhecido a minha turma 10/2021 e com eles, dividimos nossas angústias, medos, frustações, pois para ser pesquisador é necessário muita maturidade espiritual, mental e fraternal, para que esta caminhada seja compartilhada com pessoas verdadeiras ao seu lado¿, enfatizou.
🔹Satisfação
¿O mestrado é uma experiência diferente, é uma transformação pessoal singular. Não imaginava que poderia exercer a minha Fé em Deus, resiliência, persistência tanto na minha carreira científica. O mestrado foi edificante, pois eu cumpri essa grande meta e realmente espero que possa proporcionar artigos com resultados relevantes, e estar inserida em um potente grupo de pesquisa¿, destacou. |
|
MSc. Miliane Araújo de Sousa Todos nós que passamos por uma Pós-graduação sabemos que é um período marcante em nossas vidas. Nesse sentido o Programa de Pós-graduação em Ciências Aplicadas à Hematologia (PPGH) entende que a relação com os egressos não se encerra depois da obtenção do diploma. Assim, contamos um pouquinho como está a aproximação do PPGH-UEA com seus alunos, afinal, queremos saber como foi a experiência do aluno em sua passagem pelo PPGH e como ele tem dado continuidade em sua carreira.
Confira o depoimento da Egressa do PPGH, MSc. Miliane Araújo de Sousa
Graduada em Biomedicina com especialização em Análises clínicas. Ingressou no Programa de Pós-graduação em Ciências Aplicadas à Hematologia (PPGH-UEA) no ano de 2021 e em 2023 defendeu sua dissertação intitulada: ¿Caracterização do perfil de microvesículas circulantes em pacientes com policitemia vera¿.
Orientado pelo Profa. Dra. Lucivana Prata de Souza Mourão.
🔹Expectativa
¿Minhas expectativas eram de aprofundar os meus conhecimentos e habilidades na área da pesquisa e na hematologia¿, disse.
🔹Momento marcante
¿Foi uma experiência desafiadora porém, muito importante para o meu crescimento profissional e pessoal. Um dos momentos marcantes foi ter tido a oportunidade de executar uma parte do meu projeto em outro estado, onde pude aprender mais sobre a técnica de imunofenotipagem das microvesículas, além de ter conhecido pessoas maravilhosas que contribuíram com esses novos conhecimentos¿, enfatizou.
🔹Satisfação
¿Ter feito parte do PPGH me proporcionou momentos incríveis e uma grande aprendizagem. Essa experiência contribuiu para a melhora do meu senso crítico e ajudou no meu amadurecimento profissional¿, destacou. |
|
MSc. Naamy Keely da Silva Simão Confira o depoimento da Egressa do Programa do PPGH: Naamy Keely da Silva Simão!
Graduada em Fisioterapia com especialização em Fisioterapia Neurofuncional, Fisioterapia em Terapia Intensiva, Preceptoria de Residência Médica no SUS/Preceptoria no SUS e em Hematologia e Hemoterapia. Ingressou no Programa de Pós-graduação em Ciências Aplicadas à Hematologia (PPGH-UEA) no ano de 2021 e em 2023 defendeu sua dissertação intitulada: ¿Avaliação da funcionalidade e implicações na qualidade de vida de pessoas com hemofilia do estado do Amazonas¿.
Orientada pelo Prof. Dr. Allyson Guimarães da Costa
Coorientada pelo Prof. Dr. Fábio Oliveira Maciel
🔹Expectativa
¿Quando fiz minha inscrição no PPGH foi com o objetivo de aprender a desenvolver projetos de pesquisa na área de fisioterapia em doenças hematológicas, sabia que seria um período de experiência desafiadora, laboriosa e de grande aprendizagem, pois estaria iniciando como pesquisadora em uma área ainda pouco estudada¿, disse.
🔹Momento marcante
¿O PPGH me levou a entender um pouco desse universo que é a hematologia e hemoterapia, foi fundamental para minha formação acadêmica e profissional. O momento mais marcante foi quando qualifiquei o meu projeto e pude iniciar a pesquisa ¿, enfatizou.
🔹Satisfação
¿O PPGH, despertou em mim o anseio pela pesquisa em fisioterapia na hematologia, levar a hematologia para outros profissionais fisioterapeutas que ainda não tiveram a oportunidade de interação entre a hematologia e fisioterapia, isso foi o que mais fez valer a pena o mestrado¿, destacou.
|
|
MSc. Rebecca Martine Sarah Jn Louis Confira o depoimento da Egressa do Programa do PPGH: Rebecca Martine Sarah Jn Louis!
Graduada em Medicina com especialização em Hematologia e Hemoterapia (Haiti). Ingressou no Programa de Pós-graduação em Ciências Aplicadas à Hematologia (PPGH-UEA) no ano de 2021 através do Programa de Alianças para a Educação e a Capacitação (Bolsas Brasil - PAEC OEA-GCUB) e em 2023 defendeu sua dissertação intitulada: ¿DESEMPENHO DAS VARIÁVEIS CLÍNICAS E IMPACTO DA SUPLEMENTAÇÃO DE FERRO NA IDENTIFICAÇÃO/PREVENÇÃO DA DEFICIÊNCIA DE FERRO EM DOADORAS DE SANGUE TOTAL DA FUNDAÇÃO HEMOAM¿.
Orientada pela Prof. Dr. Nelson Abrahim Fraiji.
🔹Expectativa
¿Estava de mente aberta, porque era minha primeira vez tentando algo diferente após a graduação¿, disse.
🔹Momento marcante
¿Todo era interessante, ver a complexidade dos estudos de científicos, e os diferentes enfoque, além do trato superficial com os pacientes, toda a preparação e investigação para simplificar a vida do médico¿, enfatizou.
🔹Satisfação
¿Muita, aprendi sobre temas não apenas relacionado ao mestrado, senão para toda a vida, dentro e fora do âmbito acadêmico¿, destacou. |
|
MSc. Rosângela Santos De Abreu Confira o depoimento da Egressa do PPGH Rosângela Santos De Abreu!
Graduada em Medicina com especialização em Hematologia E Hemoterapia. Ingressou no Programa de Pós-graduação em Ciências Aplicadas à Hematologia (PPGH-UEA) no ano de 2021 e em 2023 defendeu sua dissertação intitulada: ¿PERFIL DEMOGRÁFICO E DE RESPOSTA MOLECULAR DOS PACIENTES COM LEUCEMIA MIELÓIDE CRÔNICA EM USO DE INIBIDORES DE TIROSINOQUINASE NA F.HEMOAM¿.
Orientada pela Prof.ª Dr.ª Leny Nascimento Da Motta Passos
Coorientada pela: Prof.ª Dr.ª Andréa Monteiro Tarragô
🔹Expectativa
¿Expectativa de aprendizado e imaginava ser bem mais difícil¿, disse.
🔹Momento marcante
¿A experiência foi excelente e o que mais me marcou foi o acolhimento, carinho e presteza dos professores¿, enfatizou.
🔹Satisfação
¿Conhecimento na área de pesquisa. Valeu muito a pena¿, destacou. |
|
MSc. Tiane Sena de Castro Todos nós que passamos por uma Pós-graduação sabemos que é um período marcante em nossas vidas. Nesse sentido o Programa de Pós-graduação em Ciências Aplicadas à Hematologia (PPGH) entende que a relação com os egressos não se encerra depois da obtenção do diploma. Assim, contamos um pouquinho como está a aproximação do PPGH-UEA com seus alunos, afinal, queremos saber como foi a experiência do aluno em sua passagem pelo PPGH e como ele tem dado continuidade em sua carreira.
Confira o depoimento da Egressa do PPGH, MSc. Tiane Sena de Castro
Graduada em Biomedicina com especialização em Microbiologia e Imunologia . Ingressou no Programa de Pós-graduação em Ciências Aplicadas à Hematologia (PPGH-UEA) no ano de 2021 e em 2023 defendeu sua dissertação intitulada: ¿Características Clínicas e Epidemiológicas dos Doadores de Sangue Infectados pelo SARS-CoV-2 do Hemocentro do Amazonas¿.
Orientada pela Prof.ª Dr.ª Myuki Alfaia Esashika Crispim.
🔹Expectativa
¿Expectativa de adquirir conhecimentos mais aprofundados do que obtive durante a graduação na área da hematologia e hemoterapia. Ter uma experiência mais próxima do ciclo do sangue, conhecer as alterações encontradas nos exames de pacientes com doenças hematológicas¿, disse.
🔹Momento marcante
¿Foi uma experiência de muito crescimento acadêmico, pessoal e profissional. O que mais me marcou foi o estágio em docência, pois pude entender a vivência de um professor na prática ¿, enfatizou.
🔹Satisfação
¿O mestrado contribuiu com meu amadurecimento e senso crítico¿, destacou. |
|
MSc. Wivian da Conceição Costa da Silva Confira o depoimento da Egressa do Programa do PPGH: Wivian da Conceição Costa da Silva!
Graduada em Biomedicina com especialização em Microbiologia Clínica e Citologia Clínica. Ingressou no Programa de Pós-graduação em Ciências Aplicadas à Hematologia (PPGH-UEA) no ano de 2021 e em 2023 defendeu sua dissertação intitulada: ¿INFLUÊNCIA DE VARIANTES GENÉTICAS ASSOCIADAS AO GENE DO RECEPTOR TREM-1 NO PERFIL DE CITOCINAS E OUTROS MEDIADORES SOLÚVEIS EM INDIVIDUOS CONVALESCENTES E DE FASE AGUDA DA
COVID-19 ¿.
Orientada pelo Prof. Dr. Adriana Malheiro Alle Marie
Coorientada pela Profa. Dra. Andréa Monteiro Tarragô
🔹Expectativa
¿Minhas expectativas eram grandes quando ingressei no mestrado! A área de pesquisa sempre me chamou muito a atenção! Os desafios ao longo do mestrado foram inúmeros, mas o PPGH e os professores me proporcionaram uma experiência enriquecedora ao longo do curso¿, disse.
🔹Momento marcante
¿Estudar no PPGH foi desafiador, mas muito instigante. Sem dúvida, um dos momentos marcantes ao longo da minha trajetória no PPGH foi minha defesa! Ver os resultados de muita dedicação, cooperação e esforço, é muito gratificante!¿, enfatizou.
🔹Satisfação
¿O PPGH teve uma contribuição significativa em meu desenvolvimento pessoal e profissional. Tenho convicção de que meu senso crítico foi aprimorado ao enfrentar os desafios e participar de debates construtivos durante o mestrado¿, destacou.
|
|
Msc. Alice de Freitas Gomes Todos nós que passamos por uma Pós-graduação sabemos que é um período marcante em nossas vidas. Nesse sentido o Programa de Pós-graduação em Ciências Aplicadas à Hematologia (PPGH) entende que a relação com os egressos não se encerra depois da obtenção do diploma. Assim, contamos um pouquinho como está a aproximação do PPGH-UEA com seus alunos, afinal, queremos saber como foi a experiência do aluno em sua passagem pelo PPGH e como ele tem dado continuidade em sua carreira.
Confira o depoimento da Egressa do PPGH, MSc. Alice de Freitas Gomes
Graduada em Biomedicina com especialização em Análises clínicas. Ingressou no Programa de Pós-graduação em Ciências Aplicadas à Hematologia (PPGH-UEA) no ano de 2021 e em 2023 defendeu sua dissertação intitulada: ¿Compostos nanoparticulados: avaliação do potencial antileucêmico e imunomodulador¿.
Orientada pelo Prof. Dr. Gemilson Soares Pontes e coorientada pelo professor Dr. Andriy Gravof.
🔹Expectativa
¿Todo o processo durante o programa foi de acordo com as minhas expectativas¿, disse.
🔹Momento marcante
¿Toda a trajetória foi de fato marcante, mas o comprometimento do mestrado de sempre estar disponível em ajudar os alunos é essencial¿, enfatizou.
🔹Satisfação
¿Sem sombra de dúvidas, ter concluído o mestrado contribui significativamente para o meu crescimento pessoal, acadêmico e profissional ¿, destacou. |
|
|
|
|
|