UEA - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS
Monday, 06 de December de 2021
institucional
Apresentação
> Histórico e Contextualização do Programa
Informações:
Em 2011, iniciamos as atividades de pós-graduação stricto sensu desta área na UEA com a criação do Mestrado Profissional em Letras e Artes. Após avaliação trienal da CAPES (2010-2012), o conjunto das ações desenvolvidas no programa motivou parecer de área que sugeria que o perfil do Programa se relacionava de maneira mais condizente a uma proposta de Mestrado Acadêmico. A troca foi realizada, reforçando assim o conceito que o PPGLA projetara para o perfil dos seus egressos. Na ocasião foram reformuladas as linhas de pesquisa abrigadas em uma área de concentração, compondo nova APCN, agora de Mestrado Acadêmico, que promoveu ainda mais o aspecto interdisciplinar, ao aproximar as iniciativas que possuíssem motivação semelhante, quanto ao tratamento e destino dos temas, objetos e fenômenos de observação científica.
Iniciamos, portanto, o programa no mês subsequente à recomendação da CAPES, que sugeriu a migração da turma de 2015 à modalidade acadêmica.
No que se refere à inserção do Programa na região Norte, ele veio a suprir uma demanda de anos. Havia na região, bem menos que os atuais 11 mestrados e 2 doutorados na área de Linguística e Literatura (LETRAS). Os programas em Letras no estado do Amazonas são, entretanto, recentes (na UFAM em 2010 e na UEA em 2011).
Assim, os processos seletivos no PPGLA sempre contaram com significativo número de inscritos, sendo em média 100 candidatos que concorrem a 20 vagas, com perspectiva
de aumento dessas vagas para o edital de seleção de 2019. Portanto, a inserção do PPGLA na região tem trazido resultados positivos, dentre os quais destacamos a formação local de profissionais, dos quais 18 docentes da própria UEA, e mais do que o dobro disso de professores da rede pública (municipal e estadual) de ensino, além de artistas e escritores.
Uma das particularidades de nossa proposta é contemplar as três áreas da grande área de Linguística, Letras e Artes. Mas a interdisciplinaridade que se promove aqui alcança outras disciplinas conexas, favorecendo um processo ontológico mais largo. Desta forma, as expressões artísticas e literárias, assim como a sua base linguística, podem ser observadas por múltiplos aspectos.

Objetivos (Geral e Específicos)
O Programa de Pós-graduação em Letras e Artes da Universidade do Estado do Amazonas objetiva formar pesquisadores e profissionais na área de Linguística, Letras e Artes, contribuindo, assim, para a formação de massa crítica e profissional no Estado do Amazonas. Nesse sentido, nossos objetivos específicos são:
a) promover pesquisas artísticas, linguísticas e literárias, de modo a garantir competências científicas e profissionais aos egressos do Programa;
b) promover o tratamento das expressões linguísticas, literárias e artísticas como fonte de projetos que objetivem a criação e a restauração da obra artística e literária, mas pugnando também por outros produtos assemelhados, bem como processos, fenômenos, análises, avaliações, críticas, sínteses, e tudo que possibilite o desenvolvimento, prática e compreensão.
Perfil do Egresso
O discente a ser formado no Mestrado em Letras e Artes da Universidade do Estado do Amazonas deve ser capaz, no que diz respeito às competências científicas e profissionais, de unir capacidades teóricas e interpretativas de modo a exercer articulação cultural com a sociedade de maneira criativa, a partir de noções pré- existentes, ou de ideias originais, bem como observar processos e fenômenos, multiplicar a ação artística, linguística e literária de modo a facilitar a sua compreensão e disseminar a repercussão e retroação que dela emana. Outra preocupação diz respeito à formação de novos professores que possam atuar em cursos superiores, ou no ensino fundamental e médio, tanto na capital quanto no interior.
> Programa de Pós-Graduação em Letras e Artes
Coordenação - Composição do PPGLA BIÊNIO 2021-2023
COMPOSIÇÃO DO PPGLA BIÊNIO 2021- 2023 (INÍCIO 1º DE ABRIL DE 2021)


Coordenação
Coordenador: Dr. Allison Leão
Vice-Coordenador: Dr. Márcio Páscoa

Conselho do PPGLA
Dr. Allison Leão (presidente)
Dr. Márcio Páscoa
Dra. Luciane Páscoa
Dra. Juciane Cavalheiro
Dra. Caroline Caregnato (suplente)
Representante discente: Luana Aguiar Moreira

Comissão de Bolsas
Dr. Allison Marcos Leão da Silva (presidente)
Dr. Márcio Leonel Farias Reis Páscoa (vice-presidente)
Dr. Mário Marques Trilha Neto (membro)
Dr. Luciano Hercílio Alves Souto (membro)
Dr. Edoardo Sbaffi (suplente)

Comissão de Credenciamento e Recredenciamento
Dra. Luciane Viana Barros Páscoa (presidente)
Dra. Renata Beatriz Brandespin Rolon (membro)
Dra. Claudiana Nair Pothin Narzetti Costa (membro)
Dra. Caroline Caregnato (suplente)



Secretária
Daize Rocha
Apoio FAPEAM
Apoio CNPq
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Periódicos da CAPES
Curriculo Lattes
Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado do Amazonas
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
© Universidade do Estado do Amazonas. Todos os direitos reservados.