UEA - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS
Wednesday, 28 de September de 2022
institucional
Projetos de Pesquisa
> PROJETOS INTERINSTITUCIONAIS
Amazônia - escritas possíveis: memória, interpretação, alteridades
Data de início:01/10/2018
Natureza do Projeto: PROJETO INTERINSTITUCIONAL
Situação do Projeto: EM ANDAMENTO
Descrição: Atendendo a chamada para o PROGRAMA NACIONAL DE COOPERAÇÃO ACADÊMICA NA AMAZÔNIA - Edital no.21/2018, o Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Amazonas, associando-se ao POSLIT-UNB (Associada 1) e ao PPGLA-UEA (Associada 2) vem propor a realização do projeto AMAZÔNIA - ESCRITAS POSSÍVEIS: memória, interpretação, alteridades com vistas à consolidação dos dois programas (PPGL e PPGLA) situados na região Norte do país. A realização do projeto baseia-se na cooperação interinstitucional com o POSLIT/UnB considerando a pontuação obtida por esse programa como também a parceria estabelecida entre UFAM e UnB para o doutorado interinstitucional iniciado em 2017. A associação entre UFAM e UEA decorre de um conjunto de fatores que moldam os perfis do PPGL e do PPGLA: 1) ambos os programas possuem numerosos egressos que atuam na rede pública estadual e municipal; 2) são constituintes da rede de pós-graduação das duas maiores IES públicas do Amazonas; 3) concentram potencial humano e técnico para a pesquisa nas áreas de Letras e Artes; 4) abrigam campos e linhas de pesquisa com vocação inovadora, carecendo 3/8 de apoios para o seu desenvolvimento precisando, para desenvolvê-los, de ampliação da formação docente e interação científico-acadêmica; 5) podem vir a se constituir como Programas de referência no Norte do Brasil, considerando-se a vocação de ambos para formar quadros para o estado do Amazonas, para o Norte do Brasil e da América Latina, conforme tem provado o PAEC. A proposta aqui apresentada espelha esses fatores na medida em que seu escopo, a Amazônia, poderá ser vista em perspectiva temporal (memória), em um campo epistemológico e/ou hermenêutico (interpretação) e numa relação dialógica/dialética (alteridade). Saindo, portanto, da ótica reducionista na qual a Amazônia é o locus da natureza selvagem e das manifestações primitivas, passa-se para o campo cultural mais alargado onde são observadas os processos reflexivos e a dinâmica expressiva registrada pelas Artes e a Literatura a partir de interações, singularidades, diferenças, pareamentos e o aspecto ontológico de sua contribuição na elaboração das narrativas de um mundo que se busca compreender mais heterotópico. Da cooperação entre a proponente e as associadas, desejam-se como resultados: a) a consolidação e fortalecimento do PPGL e do PPGLA (aí incluída a formação docente e a qualificação de indivíduos com potencial criativo e analítico, artístico e literário); b)interação entre as redes de pesquisa em Letras e Artes tendo em vista a cooperação nacional e internacional; c)captação de recursos para fomento à pesquisa; d) visibilidade dos projetos de pesquisa em andamento e a serem desenvolvidos por meio de publicações qualificadas e emprego de tecnologias inovadoras; e) formação de recursos humanos de alta qualidade nas áreas de conhecimento de que essa proposta trata.
Responsável pelo projeto: Prof. Dr. Gabriel Arcanjo Santos de Albuquerque

Docentes do Programa de Pós-Graduação em Letras e Artes envolvidos:

PROF. DR. ALLISON MARCOS LEAO DA SILVA
PROFA. DRA. CAROLINE CAREGNATO
PROFA. DRA. JUCIANE DOS SANTOS CAVALHEIRO
PROFA. DRA. LUCIANE VIANA BARROS PASCOA
PROF. DR. MARCIO LEONEL FARIAS REIS PASCOA
PROFA. DRA. RENATA BEATRIZ BRANDESPIN ROLON

> Prof. Dr. Allison Marcos Leão da Silva
Projetos de Pesquisa coordenados pelo Prof. Allison Leão da Silva
1. Depois da madrugada: panorama da literatura amazonense contemporânea I (1966-1990)

Linha de Pesquisa: ARQUIVO, MEMÓRIA E INTERPRETAÇÃO
Área de Concentração: Representação e interpretação artística, literária e linguística
Início: 06/03/2017
Situação do Projeto: EM ANDAMENTO
Descrição: Este projeto tem como proposta iniciar uma investigação sobre as configurações da literatura produzida no Amazonas contemporaneamente, estabelecendo-se como recorte temporal inicial o ano de 1966 e final o ano de 1989, uma vez que se trata de uma primeira parte (dois anos) de um amplo estudo, previsto para durar quatro anos. Nossa pesquisa intenta levantar as características formais e temáticas, assim como as interações do campo intelectual literário nesse cenário.

2. BASES PARA CONSTITUIÇÃO DO ARQUIVO LITERÁRIO E LÍTERO-VISUAL DO AMAZONAS

Linha de Pesquisa: Representação e interpretação literária
Início:01/01/2013
Situação do Projeto: EM ANDAMENTO
Descrição: O projeto foi gestado no interior das atividades de ensino e pesquisa do Programa de Pós-graduação em Letras e Artes da UEA. O contato de pesquisadores que compõem o programa, oriundos de áreas distintas como os estudos literários e os estudos sobre as artes visuais, possibilitou a percepção de um campo cujas iniciativas, no Amazonas, ainda são incipientes. Trata-se do trabalho com arquivos literários, tema que se expande interdisciplinarmente. Pretendemos dar início à importante, fundamental etapa em que se devem forjar as bases para estudos de muitos anos. Assim, nosso primeiro objetivo é a investigação, levantamento e análise do estado da arte dos arquivos literários no Amazonas. Paralelamente a isso, pretende-se constituir uma metodologia de trabalho para o manuseio do material próprio aos arquivos literários. Esperamos também que um dos efeitos de nossa pesquisa seja a inserção da UEA numa rede de cooperação com instituições que tenham trabalho consolidado com arquivos literários. Para alcançar esses objetivos, a equipe envolvida (pesquisadores e estudantes) deverá percorrer as possíveis fontes de arquivo literário em Manaus, para compor um levantamento de seu estado, juntando a isso a constituição inicial de um acervo tanto teórico como de fontes primárias, a ser abrigado no PPGLA. Nossa metodologia, portanto, se compõe de um caráter de campo, de visitação e investigação do que e de como se têm disponíveis os arquivos literários atualmente no Amazonas (neste momento, especificamente em Manaus) e da leitura teórica clássica e atual sobre a questão dos arquivos de escritores. Como resultados, além dos objetivos propostos alcançados, esperamos iniciar uma nova forma de tratamento da memória artística no Amazonas, o que significaria um resultado de caráter ao mesmo tempo social, cultural, intelectual e histórico.
> Prof. Dr. Carlos Renato Rosário de Jesus
Projetos de Pesquisa coordenados pelo Prof. Dr. Carlos Renato Rosário de Jesus
1. A invenção da Gramática: história, ensino e crítica

Linha de Pesquisa: LINGUAGEM, DISCURSO E PRÁTICAS SOCIAIS
Início: 04/03/2019
Natureza do Projeto: PESQUISA
Situação do Projeto: EM ANDAMENTO
Descrição: Este projeto de pesquisa volta-se para um estudo crítico acerca das formulações teóricas e didáticas relativas ao conceito, estrutura e finalidades da Gramática, desde suas origens, com os gregos e romanos antigos, passando pela sua sistematização, em Língua Portuguesa, durante a Idade Média, até sua reformulação, na contemporaneidade brasileira, feita pelos gramáticos e linguistas que dela se ocupam. Tenciona-se estabelecer um estudo crítico da noção de Gramática, de um modo geral, com ênfase na investigação dos critérios que norteiam suas escolhas metodológicas. Dedicar-nos-emos, ainda, à compreensão histórico-epistemológica da arte, lidando tanto com autores antigos (e a respectiva tradução de suas grammaticae, quando for o caso de autores latinos), quanto com sua teorização linguística, com o devido direcionamento à sua produção em língua portuguesa. Com isso, esperamos compreender suas motivações teórico-metodológicas, no contexto de suas formulações antigas e recentes. A pesquisa não prescinde de abordagem didático-empírica, que poderia fornecer subsídios sólidos para a compreensão ampla do ensino da língua portuguesa em seu aspecto gramatical.

2. Retórica, Estilística e metalinguagem no contexto da prosa latina clássica

Linha de Pesquisa: LINGUAGEM, DISCURSO E PRÁTICAS SOCIAIS
Início:01/03/2017
Natureza do Projeto: PESQUISA
Situação do Projeto: EM ANDAMENTO
Descrição: Este projeto alinha pesquisas que envolvem tradução, exegese e interpretação de textos em grego e latim que versem sobre retórica clássica, bem como de outros tratados em prosa que discutam as formulações dos autores antigos - particular, mas não exclusivamente, Marco Túlio Cícero acerca de seu próprio idioma, seja no que concerne ao aspecto discursivo (oratório) e metalinguístico, seja no que tange ao aspecto social, cultural e filosófico. Também abriga trabalhos voltados para a intertextualidade, alusão e recepção de tais textos, tanto entre seus contemporâneos, quanto no conjunto dos autores e obras deles distanciados temporalmente. Como refinamento desse leque de pesquisa, será guardado espaço para o estudo do sistema fonético-fonológico da língua latina, sempre na perspectiva circunstanciada pelas inferências dos próprios autores clássicos.
> Prof. Dr. Edoardo Sbaffi
Projetos coordenados pelo Prof. Dr. Edoardo Sbaffi
1. Música e literatura: relações e alegorias

Linha de Pesquisa: Teoria, crítica e processos de criação
Início: 01/10/2018
Descrição do projeto: Investigar as relações inerentes à linguagem literária e à linguagem musical especialmente através do uso das alegorias.

2. O uso do Violoncelo da Spalla como fator de qualificação acadêmica, científica e artística

Linha de Pesquisa: Arquivo, memória e interpretação
Início: 01/10/2018
Situação do Projeto: EM ANDAMENTO
Descrição: O projeto aponta caminhos para uma perspectiva de interpretação musical histórica mais atualizada ao mesmo tempo relacionando-se com setores tão diferentes como o artesanato e a construção de instrumentos musicais ou o setor editorial.

3. Tratados históricos e manuscritos inéditos

Linha de Pesquisa: Teoria, crítica e processos de criação
Início: 05/05/2015
Natureza do Projeto: PESQUISA
Situação do Projeto: EM ANDAMENTO
Descrição: Tradução, re-edição e transcrição musicológica de tratados históricos e manuscritos inéditos dos séculos XVII e XVIII.
> Prof. Dr. Luciano Hercílio Alves Souto
Projetos de Pesquisa coordenados pelo Prof. Dr. Luciano Hercílio Souto
1. A linguagem musical dos instrumentos históricos de cordas dedilhadas em transcrições para violão: contextualização sócio-histórico -cultural e interpretação

Linha de Pesquisa: Teoria, crítica e processos de criação
Início: 01/03/2017
Situação do Projeto: EM ANDAMENTO
Descrição: Projeto de pesquisa que envolve a reconstrução idiomática da linguagem musical de instrumentos históricos de cordas dedilhadas tais como vihuelas, Guitarras e Alaúdes dos séculos XVI, XVII e XVIII em transcrições para violão. Analisa fontes primárias e secundárias à luz da Musicologia Histórica, da Semiótica e da Linguística Textual, buscando contextualizar a interpretação do repertório escrito para tais instrumentos em relação à prática musical renascentista e barroca, buscando leituras alternativas em relação ao paradigma romântico de uma abordagem interpretativa universal do repertório em questão, propiciando interpretações mais contextualizadas em relação aos conteúdos que envolvem as obras musicais antigas, em transcrições, adaptações e interpretações violonísticas.

2. Guitarras/Violas e Cistres: transcrição musical e performance

Início: 02/03/2020
Situação do Projeto: EM ANDAMENTO
Descrição: As guitarras/violas pouco se apropriaram das obras musicais compostas originalmente para os cistres, cuja produção de autores como Geminiani (1687-1762), C. P. E. Bach (1714 - 1788), Noferi (1730-1780), Jordani (1730-1806) e outros constitui repertório de inestimável importância para as cordas dedilhadas, a despeito do pouco conhecimento dos cistres pelo público atual e do esquecimento de seu repertório pela historiografia das cordas dedilhadas até recentemente. Desta forma, este projeto de pesquisa propõe o resgate e a efetiva performance desse repertório a partir da investigação de fontes documentais primárias e secundárias e da transcrição e adaptação de obras musicais par as especificidades técnico-idiomáticas dos instrumentos envolvidos numa perspectiva interdisciplinar. Contempla aspectos sócio-histórico-culturais dos instrumentos, dos compositores e do repertório estudado por meio de ferramentas metodológicas das práticas interpretativas, da musicologia histórica, da sociologia da música e da etnomusicologia, da semiótica, da linguística e da filosofia.

3. Música, Dança e Teatro: correspondências, coocorrências e similaridades

Início: 05/03/2018
Situação do Projeto: EM ANDAMENTO
Descrição: Projeto de pesquisa que busca compreender a existência de possíveis equivalências entre as linguagens musical e gestual, envolvendo as interfaces entre música, dança e teatro. Neste sentido, investiga a possibilidade de se articular a prática performática do músico instrumentista ou cantor ao trabalho do ator, considerando o ato da performance musical em si como uma forma de representação teatral. Investiga as existência de possíveis correspondências entre os padrões gestuais dos movimentos coreográficos encontrados na dança e em que medida correspondem ou traduzem o conteúdo musical a ela relacionados, buscando articular essas três linguagens a partir de possíveis correspondências.
> Prof. Dr. Marcos Frederico Krüger Aleixo
Projetos de Pesquisa coordenados pelo Prof. Dr. Marcos Frederico Krüger Aleixo
1. Literatura Pan-amazônica
Linha de Pesquisa: ARQUIVO, MEMÓRIA E INTERPRETAÇÃO
Área de Concentração: Representação e interpretação artística, literária e linguística
Data de início: 05/05/2015
Natureza do Projeto: PESQUISA
Situação do Projeto: EM ANDAMENTO
Descrição: Estudo de obras de escritores da amazônia brasileira, peruana e colombiana.
> Prof. Dr. Márcio Leonel Farias Reis Páscoa
Projetos de Pesquisa coordenados pelo Prof. Dr. Márcio Leonel Farias Reis Páscoa
1. Estudos musicais luso-brasileiros

Data de início: 05/05/2015
Natureza do Projeto: PESQUISA
Situação do Projeto: EM ANDAMENTO
Descrição: O presente projeto visa investigar aspectos musicais diversos envolvendo Brasil, Portugal e suas principais fontes de influência, no período que compreende o século XVIII até as primeiras décadas do século XIX. A metodologia adotada visa conjugar estudos musicológicos de caráter histórico e analítico, e abordagens interpretativas de ordem prática, inspiradas em fontes teóricas de cunho histórico e estético.

2. Orquestra Barroca do Amazonas 2019/2020

Data de início: 04/02/2019
Natureza do Projeto: EXTENSÃO
Situação do Projeto: EM ANDAMENTO
Descrição: Descrição: A Orquestra Barroca do Amazonas se dedica à música dos séculos XVII a XIX, especialmente se concentrando no século XVIII. Ela passou a ser formada por professores, alunos de mestrado e graduação, com eventuais colaborações externas.

3. Transcrição, revisão, edição e apresentação pública de obras musicais a partir de processo de pesquisa do Laboratório de Musicologia e História Cultural da Universidade do Estado do Amazonas.

Data de início: 20/01/2019
Natureza do Projeto: PESQUISA
Situação do Projeto: Em andamento
Descrição: Reunião de fontes primárias para edição documental musical com estudos analíticos e apresentação pública de resultados, tanto em caráter científico-acadêmico, quanto artístico.

4. A MÚSICA NO AMBIENTE LUSO-BRASILEIRO NO PERÍODO COLONIAL

Início:01/01/2012
Natureza do Projeto: PESQUISA
Situação do Projeto: EM ANDAMENTO
Descrição:Restauração e estudo da obra Gli Eroi Spartani, de Antonio Leal Moreira, com interpretação do seu contexto de existência e influência na música luso-brasileira. Trata-se de um título ambientado em terra exótica, com aspectos «orientalistas», tal como se via o Brasil em parte da Europa, mas que inova em estrutura dramatúrgica, harmônica e referencial estético com reminiscências de modinha brasileira em alguns trechos. Observa-se a noção da conexão luso-brasileira, estabelecendo-se com ainda mais força a ideia de que foi criado naquele momento histórico um teatro musical referencial que atravessou séculos e institucionalizou-se como uma ação baseada na ideia de que a linguagem verbal e musical são características identitárias de um povo».
> Prof. Dr. Mário Marques Trilha Neto
Projetos de Pesquisa coordenados pelo Prof. Dr. Mário Marques Trilha

1. Tópicos, retórica e análise musical

Linha de Pesquisa: ARQUIVO, MEMÓRIA E INTERPRETAÇÃO
Área de Concentração: Representação e interpretação artística, literária e linguística
Data de início: 01/03/2018
Natureza do Projeto: PESQUISA
Situação do Projeto: EM ANDAMENTO
Descrição: O estudo repertorial feito na última década de investigação científica pelo Laboratório de Musicologia e História Cultural da UEA proporcionou a transcrição e gravação de diversas obras do patrimônio musical luso-brasileiro. Muitas destas obras devem ganhar agora uma edição formal e é importante que sejam estudadas sob diversos aspectos. Desta ação também devem ser geradas dissertações, artigos e participações em eventos científicos e grupos de trabalho.

2. Repertório setecentista e oitocentista luso-brasileiro para instrumentos de tecla, e fontes de baixo contínuo e acompanhamento

Data de início:06/03/2017
Natureza do Projeto: PESQUISA
Situação do Projeto: EM ANDAMENTO
Descrição: Fontes manuscritas e impressas de música para tecla em Portugal e Brasil, nos séculos XVIII e XIX, e obras que abordem o baixo contínuo e acompanhamento realizado no mesmo universo e período.
> Prof. Dr. Valteir Martins
Projetos de Pesquisa coordenados pelo Prof. Dr. Valteir Martins

1. ESTUDOS DA VARIEDADE URBANA ORAL DE MANAUS

Linha de Pesquisa: Representação e interpretação etnolinguística
Área de Concentração: Representação e interpretação
Data de início: 01/01/2013
Natureza do Projeto: PESQUISA
Situação do Projeto: EM ANDAMENTO
Descrição: Este projeto propõe a instauração de pesquisas sistemáticas sobre a variedade urbana culta da língua portuguesa falada na cidade de Manaus. Essas pesquisas serão desenvolvidas na perspectiva teórica da sociolinguística variacionista laboviana e serão norteadas pelos critérios teórico-metodológicos empregados pelos NURCs. Como objetivo geral do projeto, pretende-se documentar as especificidades da fala culta dos manauaras, constituindo um banco de dados digitalizados, incluindo documentação sonora. Esse projeto comporta três subprojetos: a documentação de elocuções formais (EF), os registros da situação de fala dialógica entre dois informantes (D2) e os diálogos entre documentador e informante (DID). O material de estudo produzido servirá de subsídios para proposição de pesquisas posteriores sobre essa variedade culta da língua portuguesa, nas áreas de fonética/fonologia, morfossintaxe, léxico, entre outras.
> Profa. Dra. Caroline Caregnato
Projetos de Pesquisa coordenados pela Profa. Dra. Caroline Caregnato
1. Problemas de Cognição Musical e suas interfaces com a cognição em Dança e Teatro

Início: 05/03/2017
Situação do Projeto: EM ANDAMENTO
Descrição: A área de pesquisa da Cognição Musical estão associadas investigações dos processos mentais envolvidos na apreciação e recepção musical, nas atividades de composição, de execução, de aprendizagem e desenvolvimento de conhecimentos em Música, entre outros assuntos. Como temas de pesquisa têm sidos abordados: os processos de memorização, a percepção musical, as representações mentais da música, o desenvolvimento do canto e de outras habilidades interpretativas, o talento musical, o stress relacionado à performance, entre outros. Estudos voltados para a compreensão de processos cognitivos associados a outras linguagens artísticas, como a Dança e o Teatro, também podem se valer dos saberes já construídos no campo da Música, não apenas pelo fato de a Cognição Musical ser uma área de estudo já bem consolidada, mas também por conta do caráter interdisciplinar existente entre as linguagens do Teatro, da Dança e da Música. Assim, esse projeto de pesquisa propõe o estabelecimento de interfaces entre as pesquisas do campo da Cognição Musical e os problemas, relacionados aos processos mentais envolvidos na produção, apreciação e aprendizagem/desenvolvimento em Dança e Teatro.

2. VERIFICANDO A EFETIVIDADE DE ESTRATÉGIAS USADAS POR PROFESSORES E ESTUDANTES PARA A CONSTRUÇÃO DA ESCRITA MUSICAL

Início: 01/09/2018
Situação do Projeto: EM ANDAMENTO
Descrição: O presente trabalho tem como objetivo geral analisar a eficiência de estratégias usadas por estudantes e sugeridas por professores para a construção da escrita musical. Este projeto abarca um conjunto de seis investigações, que serão conduzidas por uma equipe de trabalho envolvendo docentes e pesquisadores de quatro universidade brasileiras, e que são explicitadas nos objetivos específicos: (1) investigar se a ação de cantar enquanto a notação é produzida é algo que favorece a construção da escrita; (2) investigar se a análise auditiva da música antes da produção da notação é algo que favorece a construção da escrita; (3) investigar se a execução musical (ou seja, a manipulação de notas) antes da escrita é algo que favorece a produção de notação; (4) investigar se solfejar música (ou seja, manipular notas) antes da escrita é algo que favorece a produção de notação; (5) investigar se compor, usando instrumentos (ou seja, manipular notas), antes da escrita é algo que favorece a produção de notação; (6) investigar se existem invariantes entre pessoas a respeito de quais seriam as estratégias mais eficientes, adotadas espontaneamente, para produção da escrita musical. A metodologia a ser adotada para a realização dos estudos propostos envolverá a execução de levantamentos bibliográficos, ligados aos temas em estudo, bem como a coleta de dados por meio da aplicação de questionários ou de trabalhos de caráter experimental, realizados com estudantes de música de diferentes faixas etárias e níveis de experiência musical. Além do apontado anteriormente, espera-se que o presente projeto possa contribuir para a formação de pesquisadores em nível de graduação e pós-graduação, fortalecer as atividades do grupo de pesquisa e do programa de pós-graduação a ele vinculados, bem como promover a divulgação de estudos efetuados no Amazonas na área de Música e Cognição Musical.
> Profa. Dra. Claudiana Narzetti Costa
Projetos de Pesquisa coordenados pela Profa. Dra. Claudiana Narzetti Costa
1. Análise do discurso: formações discursivas em conflito

Linha de Pesquisa: LINGUAGEM, DISCURSO E PRÁTICAS SOCIAIS
Início: 05/05/2015
Situação do Projeto: EM ANDAMENTO
Descrição: O projeto de pesquisa tem por objetivo investigar relações entre formações discursivas que se constituem em torno de determinados discursos que apresentam caráter conflitivo e contraditório.Visa-se, mais especificamente, a descrever as relações de aliança, dominação e conflito existentes entre as FDs investigadas, de modo a descrever, simultaneamente, o interdiscurso, compreendido como o conjunto complexo e contraditório de FDs filiadas a formações ideológicas. Estima-se que as pesquisas desenvolvidas envolvam uma reflexão subsidiária sobre a história do referido conceito (inquirindo sobre o seu lugar na rede conceitual da qual fazia parte, bem como sobre o processo de emergência e mutação pelo qual passou). Ao final da pesquisa, espera-se, ainda, ter encontrado algumas respostas sobre a capacidade heurística que o conceito de FD ainda apresenta na descrição das relações entre os discursos.

2. Discursos e discursividades de/sobre minorias

Data de início: 04/03/2019
Natureza do Projeto: PESQUISA
Situação do Projeto: EM ANDAMENTO
Descrição: O momento atual da sociedade brasileira se marca por uma crescente luta ideológica (com algumas vitórias) de certas minorias historicamente excluídas: negros, mulheres, indígenas, cidadãos com ascendência indígena, amazônidas, homossexuais, etc. Nesse sentido, o projeto de pesquisa tem por objetivo investigar os discursos e as discursividades construídas por essas minorias, bem como os discursos e discursividades sobre essas minorias, vigentes e dominantes tanto no momento atual quanto em épocas passadas, a fim de descrever suas redes de memória, o que inclui possíveis permanências, transformações, inversões, deslocamentos, rupturas... Adota-se como referencial a Análise do discurso de linha francesa, em especial os trabalhos de Michel Pêcheux, e a Análise do discurso dialógica, conforme desenvolvida pelo Círculo de Bakhtin. Há algum gênero discursivo privilegiado em que se manifestam os discursos das minorias e sobre as minorias? Em que medida os discursos das minorias apresentam rupturas com discursos historicamente dominantes? Quais os discursos sobre as minorias e em função de interesses de quais classes-grupos sociais esses discursos são mobilizados? Qual o papel que a luta ideológica assentada nas práticas discursivas têm alcançado os avanços buscados pelos grupos sociais aqui investigados? Essas são algumas questões que norteiam as reflexões desenvolvidas. A pesquisa insere-se na linha *Estudos discursivos e enunciativos*, do Grupo de Pesquisas em Linguística e Literatura (NUPELL).
> Profa. Dra. Juciane Cavalheiro
Projetos de Pesquisa coordenados pela Profa. Dra. Juciane Cavalheiro
1. Investigação sobre os conceitos de exotopia e cronotopo de Mikhail Bakhtin: formulação dos conceitos para posterior análise de literaturas latino-americanas

Linha de Pesquisa: ARQUIVO, MEMÓRIA E INTERPRETAÇÃO
Início: 01/03/2018
Situação do Projeto: EM ANDAMENTO
Descrição: Analisar, a partir dos conceitos de exotopia e cronotopo de Mikhail Bakhtin, a relação espaço-tempo na literatura de três escritores latino-americanos, a saber: Jorge Luis Borges (Buenos Aires, 1899; Genebra, 1986); Benjamin Sanches (Manaus, 1915-1978) e Gabriel García Márquez (Aracataca-COL, 1927; Cidade do México, 2014).


2. ESTUDOS SOBRE DISCURSO, ENUNCIAÇÃO E RECEPÇÃO

Início:03/02/2013
Situação do Projeto: EM ANDAMENTO
Descrição: Este projeto investiga questões de teor mais teórico, como as figuras do leitor e do autor, também se volta à análise de práticas sociais de leitura e ao trabalho com gêneros discursivos, assim como trabalha com a recepção de obras literárias.

3. Estudos enunciativos: subjetividade e alteridade

Início: 05/05/2015
Situação do Projeto: EM ANDAMENTO
Descrição: Neste projeto, que tem a enunciação como ponto central, tal como compreendida por Bakhtin e Benveniste, desenvolvemos trabalhos sobre leitura, autoria e leitor. Interessamo-nos: a) pela análise do texto literário, com viés enunciativo; b) por questões teóricas e práticas, tais como autoria e práticas leitoras.

4. Memória, alteridade e recepção crítica da obra de Milton Hatoum

Data de início: 02/01/2020
Natureza do Projeto: PESQUISA
Situação do Projeto: EM ANDAMENTO
Descrição: Trata-se de pesquisa de estágio Pós-doutoral sobre a obra e fortuna crítica de Milton Hatoum. Objetiva-se: a) analisar a memória e a alteridade nas obras de Milton Hatoum, a fim de verificar como ocorre o processo de reconhecimento de si a partir da relação travada com a \\\"memória\\\" ligada ao tempo e a alteridade relacionada com o outro; b) realizar levantamento e síntese-temática da fortuna crítica das obras de Milton Hatoum; c) analisar as obras de Milton Hatoum, tendo como pano de fundo os conceitos-chave memória e alteridade; d) contribuir para os resultados da produção literária da terceira fase prevista no projeto maior «Amazônia, Escritas possíveis: memória, interpretação, alteridades»; e) reforçar a importância institucional do projeto para a divulgação de conhecimentos na universidade e para a formação de pesquisadores.
> Profa. Dra. Luciane Viana Barros Páscoa
Projetos de Pesquisa coordenados pela Profa. Dra. Luciane Viana Barros Páscoa
1. Imagens e narrativas sobre artistas atuantes em Belém e Manaus entre os anos de 1880 a 1910.

Início:21/01/2019
Neste projeto, a partir da organização do conjunto fotográfico em categorias de análise, pretende-se desenvolver narrativas que recuperem a crítica e a crônica do teatro musical ou declamado, abordando o estudo da recepção de obras, artistas e companhias.

2. Iconografia, iconografia musical e iconologia: abordagens interpretativas

Início: 10/08/2015
Situação do Projeto: EM ANDAMENTO
Descrição: O objetivo geral deste projeto é levantar e sistematizar as informações sobre obras de arte que sejam adequadas à realização de um estudo iconográfico, iconográfico musical, estético e iconológico, através da familiarização com métodos e teorias da História da Arte e da Musicologia. Pretende-se estabelecer abordagens interdisciplinares sobre imagem e a suas relações estéticas com a música, a dança e o espetáculo.

3. ARTES VISUAIS NO BRASIL NOS SÉCULOS XIX E XX

Início:01/01/2011
Situação do Projeto: EM ANDAMENTO
Descrição: Este projeto tem por objetivo identificar, levantar e sistematizar as informações referentes às obras pictóricas, escutóricas e decorativas de acervos públicos de Manaus, tais como a Pinacoteca do Estado do Amazonas e Biblioteca Pública do Estado do Amazonas, assim como de logradouros públicos e edifícios públicos que constituam bens patrimoniais, com a intenção de reunir subsídios histórico-artísticos para a história da arte no Amazonas.

4. CATALOGAÇÃO E EXPANSÃO DO ACERVO ARTÍSTICO E LITERÁRIO DO PPGLA

Início: 01/04/2014
Situação do Projeto: EM ANDAMENTO
O presente projeto pretende catalogar o acervo doado ao PPGLA-UEA, constituído de fundos diversos, e expandí-lo para uma plataforma de consulta digital.

5. Música e Imagem: a iconografia musical na obra de Aurélio de Figueiredo (1854-1916)

Descrição: Este projeto tem por objetivo geral analisar através do método iconográfico-iconológico a obra iconográfica-musical de Aurélio de Figueiredo, produzida para os periódicos A Comédia Social e Semana Ilustrada no período de 1870 a 1875, publicadas em forma de caricatura, assim como as pinturas alusivas à temática musical ou literária-musical. Como objetivos específicos, visa delimitar a dimensão da obra iconográfica-musical de Aurélio de Figueiredo publicada em forma de caricatura nos jornais nacionais; realizar um levantamento das pinturas que representem temas musicais. Realizar análise de exemplares ou de blocos temáticos dentro do tema da iconografia musical (teatro musical, aspectos organológicos, artistas, dentre outros possíveis), observando as relações entre memória e alteridade. A metodologia envolve a pesquisa histórica em periódicos, revisão de literatura, pesquisa de imagens, análise das imagens e sua relação intertextual. Fundamenta-se o projeto nos estudos iconográficos e iconológicos de Erwin Panofsky, observando também os elementos intertextuais , conforme Omar Calabrese (1997). Outros teóricos da arte serão utilizados, tais como Aby Warburg, Pierre Francastel, Carlo Ginzburg, Enrico Castelnuovo, Victor Serrão, Arnold Hauser e Laurent Gervereau. Este projeto de pesquisa de pós-doutorado está em andamento no Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Estadual de Campinas -UNICAMP, sob a supervisão do Prof., Dr. Paulo Mugayar Kühl e conta com o financiamento da bolsa CAPES/Brasil, através do Programa PROCAD-AMAZÔNIA.
> Profa. Dra. Maria Evany do Nascimento
Projetos de Pesquisa coordenados pela Profa. Dra. Maria Evany do Nascimento
1. Design, identidade e imagem da cidade: estudos iconográficos na região metropolitana de Manaus-AM

Linha de Pesquisa: ARQUIVO, MEMÓRIA E INTERPRETAÇÃO
Área de Concentração: Representação e interpretação artística, literária e linguística
Início: 02/10/2017
Natureza do Projeto: PESQUISA
Situação do Projeto: EM ANDAMENTO
Descrição: Projeto que visa identificar, analisar e catalogar elementos iconográficos que marquem a memória, a paisagem urbana e a identidade da região metropolitana de Manaus-AM, fomentando discussão desses elementos enquanto componentes do patrimônio histórico, artístico e cultural da referida região.

2. Intercidade: olhares interdisciplinares sobre a cidade

Linha de Pesquisa: ARQUIVO, MEMÓRIA E INTERPRETAÇÃO
Área de Concentração: Representação e interpretação artística, literária e linguística
Início: 05/05/2015
Natureza do Projeto: PESQUISA
Situação do Projeto: EM ANDAMENTO
Descrição: O projeto de pesquisa pretende realizar estudos sobre a cidade, com enfoque interdisciplinar, a partir da compreensão de seus espaços construídos (espaços públicos, conjuntos arquitetônicos e entorno), considerando as categorias de cidade vista, cidade não vista, imaginada, marcada, desejada e vivida, dialogando com os campos das ciências humanas e sociais, buscando levantar dados e propor discussões sobre a cidade enquanto espaço humano, nas suas representações culturais e sociais e suas possibilidades enquanto tema curricular para o Ensino Básico, considerando a formação de professores.

3. Experiências Urbanas: a Rua, Caminhos e Imagens da Cidade

Início:02/03/2020
Situação do Projeto: EM ANDAMENTO
Descrição: O projeto Experiências Urbanas: a Rua, Caminhos e Imagens da Cidade de Manaus-AM, faz parte do projeto maior denominado «Design, identidade e imagem da cidade: estudos iconográficos na região metropolitana de Manaus», que está sendo desenvolvido pelo Grupo Intercidade, com financiamento da Fapeam pelo Edital n. 016/2014 ? PPP-CNPq e abrange os seguintes municípios: Careiro, Iranduba, Itacoatiara, Manacapuru, Manaus, Novo Airão, Presidente Figueiredo e Rio Preto da Eva. «Experiências Urbanas», constitui o momento de sistematização das atividades de campo realizadas na primeira fase do projeto, quando as principais vias destes municípios foram percorridas e registrados os elementos visuais e sinestésicos em um instrumental próprio de pesquisa desenvolvido pelo grupo. Nesta segunda fase, os elementos coletados serão selecionados, classificados e iniciaremos o processo de análise das visualidades e experiências de cada uma das ruas, no caso específico deste, a Avenida Grande Circular, entendida como a via principal do município de Manaus-AM. Para as análises preliminares constituídas de descrição e interpretação das imagens presentes nas placas, fachadas e outros elementos urbanos adotaremos as categorias de iconografia e iconologia de Panofsky (1991); este método será apoiado ainda pelos 12 pontos de vista da obra de Costella (2002); as placas e seus letreiros também terão uma abordagem de identificação, catalogação e análise interpretativa centrada na sociolinguística, tendo como referência Labov (2008); a questão dos imaginários urbanos será pautada nas categorias de cidade vista, cidade marcada, cidade vivida e cidade imaginada de Silva (2001). Para uma leitura mais poética da rua como dimensão do vivido e da memória coletiva das cidades, retomaremos as obras de Rio (2008) e Calvino (199
> Profa. Dra. Renata Betriz Brandespin Rolon
Projetos de Pesquisa coordenados pela Profa. Dra. Renata Brandespin Rolon
1. A lírica feminina em Angola: memórias e aspirações em cantos poéticos

A lírica feminina em Angola: memórias e aspirações em cantos poéticos
Início: 02/03/2020
Natureza do Projeto: PESQUISA
Situação do Projeto: EM ANDAMENTO
Descrição: Investigação da produção lírica feminina em Angola, editada depois da independência, salientado as novas vozes e considerando a construção histórica, o silenciamento e/ou marginalização impostas a essas autoras. Ao promover a investigação e posterior análise do corpus, estaremos envoltos a outras importantes questões, as quais articulam a produção literária com a história do país.

2. Estudos Comparados, Crítica e Africanidades

Início:02/03/2020
Natureza do Projeto: PESQUISA
Situação do Projeto: EM ANDAMENTO
Descrição: Este projeto de pesquisa objetiva fomentar a análise acerca dos autores e obras dos países que fazem parte dos PALOP (países africanos de língua oficial portuguesa), a partir do comparatismo literário. Interessa-nos pesquisar a formação do campo literário, a constituição da identidade nacional, os aportes dos movimentos africanistas (Pan africanismo e Negritude); a construção do espaço e a busca da linguagem; os entrecruzamentos entre oralidade e escrita e a presença brasileira na formação das literaturas e culturas africanas no pré e na pós-independência.

3. Literatura e crítica nos países africanos de língua oficial portuguesa

Início: 04/05/2015
Natureza do Projeto: PESQUISA
Situação do Projeto: EM ANDAMENTO
Descrição: Pesquisas sobre literatura e crítica nos países de língua portuguesa.
> Profa. Dra. Silvana Andrade Martins
Projetos de Pesquisa coordenados pela Profa. Dra. Silvana Andrade Martins
1. ESTUDOS DA VARIEDADE URBANA ORAL DE MANAUS

Data de início: 01/01/2013
Natureza do Projeto: PESQUISA
Situação do Projeto: EM ANDAMENTO
Descrição: Este projeto propõe a instauração de pesquisas sistemáticas sobre a variedade urbana culta da língua portuguesa falada na cidade de Manaus. Essas pesquisas serão desenvolvidas na perspectiva teórica da sociolinguística variacionista laboviana e serão norteadas pelos critérios teórico-metodológicos empregados pelos NURCs. Como objetivo geral do projeto, pretende-se documentar as especificidades da fala culta dos manauaras, constituindo um banco de dados digitalizados, incluindo documentação sonora. Esse projeto comporta três subprojetos: a documentação de elocuções formais (EF), os registros da situação de fala dialógica entre dois informantes (D2) e os diálogos entre documentador e informante (DID). O material de estudo produzido servirá de subsídios para proposição de pesquisas posteriores sobre essa variedade culta da língua portuguesa, nas áreas de fonética/fonologia, morfossintaxe, léxico, entre outras.
> Profa. Dra. Vanessa Benites Bordin
Projetos de Pesquisa coordenados pela Profa. Dra. Vanessa Benites Bordin
1. O Teatro Cômico Popular e suas contribuições para o trabalho do ator

Descrição: PROPESQ
Situação: Em andamento
Descrição: O presente projeto tem como eixo a relação entre a prática artística e política do ator/performer, a partir da pesquisa com o bufão, busca-se analisar a eficácia de seu jogo na realização de ações políticas, em lugares cênicos ou públicos.

Apoio FAPEAM
Apoio CNPq
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Periódicos da CAPES
Curriculo Lattes
Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado do Amazonas
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
© Universidade do Estado do Amazonas. Todos os direitos reservados.