Friday, 17 de September de 2021, 11h05
DISCENTES E EGRESSOS DO PPGSP PROMOVEM OFICINAS DE ENFRENTAMENTO AO PRECONCEITO E BULLYING
O projeto de extensão da UEA Cultura Cidadã e Direitos Humanos em Escolas, realizou, nos dias 15, 16 e 17 de setembro oficinas sobre o tema Preconceito e discriminação: desafios para a vida em sociedade na Escola Municipal José Garcia Rodrigues, com o envolvimento da Escola Superior de Ciências Sociais/ESO, da Escola de Direito/ED, do Programa de Mestrado em Segurança Pública, Cidadania e Direitos Humanos/PPGSP em parceria com a ONG Instituto Mana.
Estão sendo realizadas 10 oficinas, com a participação de 5 turmas do 6º, 7º e 8º ano. As oficinas tem como objetivo promover conversas sobre o tema, abordando sobretudo preconceito de gênero e o Bullying, identificar situações observadas ou vivenciadas e indicar formas de enfrentamento.
No contexto do Setembro Amarelo, de prevenção ao suicídio, o tema ganha particular importância devido aos diversos tipos de preconceito e discriminação observados na sociedade e os riscos de disseminação de diversas formas de violência que afetam as relações sociais e os indivíduos, comprometendo a identidade coletiva, a identidade individual e a saúde psíquica.
Nas escolas observa-se o crescimento de práticas de bullying, e o cyberbullying também demanda uma grande preocupação devido ao uso frequente das redes sociais e ao seu potencial de expressão do preconceito, discriminação e disseminação de ódio tendo como objeto questões de gênero, de cor, entre outros.
De acordo com a coordenadora do Projeto, professora Izaura Nascimento, \"Trazer essas questões para o diálogo com adolescentes e jovens é fundamental para que se perceba as formas de manifestação de preconceito e discriminação, se entenda seus impactos e se possa enfrentá-los\"
|